Acessibilidade / Reportar erro

Nasalância e nasalidade da voz traqueosofágica em laringectomizados totais

OBJETIVOS:

Determinar os índices de nasalância de laringectomizados totais usuários de prótese traqueoesofágica e correlacioná-los com os achados da avaliação perceptivo-auditiva da nasalidade.

MÉTODOS:

Participaram do estudo 25 laringectomizados totais, com idade média de 63 anos, sendo 20 do gênero masculino e cinco do feminino. Todos eram usuários de prótese traqueoesofágica e realizaram terapia fonoaudiológica para reabilitação da comunicação traqueoesofágica. Os laringectomizados foram submetidos à avaliação da nasalância, utilizando a nasometria e avaliação perceptivo-auditiva da nasalidade, por julgamento de fonoaudiólogos treinados.

RESULTADOS:

Os valores encontrados da nasalância para as frases nasais (59,92%) e para as orais (18,64%) estão dentro da normalidade para falantes laríngeos do português brasileiro. Foi possível perceber, na maioria dos falantes, presença de nasalidade nas frases nasais e ausência nas orais. O valor do teste de especificidade foi de 100% para as frases nasais e de sensibilidade, 100% para as frases orais.

CONCLUSÃO:

O laringectomizado total usuário de prótese traqueoesofágica apresenta nasalidade vocal adequada, compatível com índices nasométricos.

Laringectomia ; Voz alaríngea ; Qualidade da voz ; Neoplasias laríngeas ; Reabilitação


Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br