Acessibilidade / Reportar erro

Abordagem quantitativa por ultrassonografia para análise do movimento do osso hioide durante a deglutição: revisão integrativa

RESUMO

Objetivo

Sintetizar o estado do conhecimento científico sobre quais medidas do movimento do osso hioide durante a deglutição são obtidas pela ultrassonografia e como extraí-las.

Estratégia de pesquisa

A pergunta PECO e as combinações de descritores e palavras-chave foram formuladas nas bases de dados eletrônicas Medline/PubMed, EMBASE, Web of Science, Scopus and Lilacs.

Critérios de seleção

Foram incluídos os artigos que utilizaram a ultrassonografia para analisar as medidas de movimento do osso hioide durante a deglutição, independentemente do idioma, ano de publicação ou presença de alteração na deglutição.

Análise dos dados

Os artigos incluídos foram analisados quanto: ano, local do estudo, desenho do estudo, população, tamanho da amostra, equipamento utilizado, posicionamento do transdutor, medidas obtidas, método de extração e confiabilidade das medidas.

Resultados

Vinte e seis artigos cumpriram os critérios de elegibilidade. A medida mais frequente foi a de amplitude máxima do movimento, seguida de tempo e velocidade. Houve grande variabilidade quanto à população de estudo, equipamentos utilizados, posicionamento do transdutor e método de extração das medidas, não sendo possível estabelecer padronização. O nível de confiabilidade foi investigado em apenas oito artigos.

Conclusão

Amplitude, tempo e velocidade são as medidas do movimento do osso hioide durante a deglutição que podem ser obtidas por ultrassonografia. Não há padronização dos métodos de extração dessas medidas.

Descritores:
Deglutição; Transtornos de Deglutição; Ultrassonografia; Osso Hioide; Movimento

Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia Al. Jaú, 684, 7º andar, 01420-002 São Paulo - SP Brasil, Tel./Fax 55 11 - 3873-4211 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@codas.org.br