Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação radiográfica do uso do dispositivo de traço transversa nas artrodeses vertebrais de patologias degenerativas

OBJETIVO:

Realizar análise radiográfica do uso do dispositivo de tração transversa (DTT) quanto a taxa de consolidação em pacientes submetidos à artrodese vertebral da coluna lombar em patologias degenerativas.

MÉTODOS:

Foram selecionadas radiografias nas incidências anteroposterior, perfil, oblíquas e dinâmicas em flexão e extensão máxima de 23 pacientes submetidos à artrodese posterolateral da coluna lombar com seguimento pós-operatório mínimo de seis meses. As imagens foram avaliadas e classificadas pelo sistema de Linovitz, por dois cirurgiões de coluna.

RESULTADOS:

Avaliamos as radiografias de 23 pacientes no pós-operatório mínimo de 6 meses sendo que destes, 11 fizeram uso do DTT. Quanto à taxa de consolidação foram classificados como fusão sete pacientes (63,6%) no grupo que recebeu o DTT e seis pacientes (50%) naqueles em que o dispositivo não foi utilizado. Não observamos diferença estatística entre os grupos quanto à taxa de consolidação.

CONCLUSÃO:

A utilização do dispositivo de tração transversa neste estudo não apresentou diferença significativa quanto à taxa de consolidação na avaliação radiográfica. Ainda faltam na literatura estudos sobre a efetiva participação deste dispositivo na estabilidade dos sistemas de fixação pedicular.

Fusão vertebral; Dispositivos de fixação cirúrgica; Coluna vertebral


Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br