Acessibilidade / Reportar erro

INFLUÊNCIA DO EQUILÍBRIO SAGITAL NO RESULTADO CLÍNICO DE ARTRODESE DA COLUNA VERTEBRAL

RESUMO

Objetivo:

Avaliar quais parâmetros radiográficos do equilíbrio sagital e espinopélvico influenciam os resultados clínicos e funcionais de uma amostra composta por pacientes submetidos a artrodese da coluna vertebral.

Métodos:

Foram estudados 32 pacientes submetidos a artrodese da coluna vertebral. Radiografias da coluna total foram obtidas de todos os pacientes. Os parâmetros clínicos e funcionais estudados foram: análise da dor pela escala visual analógica (EVA) e os questionários de Oswestry e SRS-30. Foi analisada a correlação entre os parâmetros clínicos e funcionais e os parâmetros radiográficos do equilíbrio sagital e espinopélvico.

Resultados:

Não houve correlação significante entre os parâmetros incidência pélvica (IP), versão pélvica (VP), lordose lombar (LL) e diferença entre IP e LL (IP-LL) e os parâmetros clínicos (p > 0,05 e r < 0,2). Houve correlação significante apenas entre o eixo vertical sagital (EVS) e o domínio Satisfação com o Tratamento do SRS-30 (r = 0,402 e p = 0,023) e entre a cifose torácica (CT) e o SRS-30 total (r = 0,419 e p = 0,017).

Conclusões:

Pelos resultados do estudo, não foi possível caracterizar precisamente o papel dos parâmetros do equilíbrio sagital e espinopélvico na análise do resultado clínico pós-operatório da artrodese da coluna vertebral. Houve correlação significante apenas entre o EVS e o domínio Satisfação com o Tratamento do SRS-30 e entre a CT e o SRS-30 total.

Descritores:
Artrodese; Coluna vertebral; Equilíbrio postural; Lordose; Dor lombar; Cifose

Sociedade Brasileira de Coluna Al. Lorena, 1304 cj. 1406/1407, 01424-001 São Paulo, SP, Brasil, Tel.: (55 11) 3088-6616 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: coluna.columna@uol.com.br