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EXISTE DIFERENÇA DE QUALIDADE ENTRE AS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA?

IS THERE A QUALITY DIFFERENCE BETWEEN FACE-TO-FACE AND DISTANCE EDUCATION?

¿EXISTE DIFERENCIA DE CALIDAD ENTRE LAS MODALIDADES PRESENCIAL Y A DISTANCIA?

Y A-T-IL UNE DIFFÉRENCE DE QUALITÉ ENTRE LES MODALITÉS D’ENSEIGNEMENT PRÉSENTIEL ET À DISTANCE ?

Resumo

Nos últimos anos, a expansão da educação superior brasileira tem se baseado na modalidade a distância, especialmente em instituições privadas com fins de lucro. Como estudantes de educação a distância (EaD) pertencem, em geral, a grupos de menor nível socioeconômico, analisar essa modalidade é fundamental para avaliar a equidade do sistema. Assim, neste artigo, utilizando a base de dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), buscou-se verificar se existem diferenças de desempenho entre as modalidades presencial e a distância. Por meio de dedução lógica entre teoria de eficácia escolar e comparações sobre médias do Enade, procurou-se demonstrar que cursos presenciais tendem a propiciar melhores condições de aprendizagem. Em um contexto de acesso e perfil desigual, é possível deduzir que a expansão da EaD está reforçando a iniquidade do sistema.

EDUCAÇÃO SUPERIOR; QUALIDADE; ENSINO A DISTÂNCIA; DESIGUALDADE SOCIAL

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