(Atualizado: 31/01/2022)

Sobre o periódico

 

Informação básica

 

Criada em 1971, Cadernos de Pesquisa é uma revista científica da Fundação Carlos Chagas (São Paulo, Brasil) que tem como objetivo divulgar a produção acadêmica relacionada com a educação. Dedica especial atenção às desigualdades sociais e contempla estudos que abordam, de forma interdisciplinar, questões relacionadas a gênero, relações étnico-raciais, infância, juventude, escola, trabalho, família e políticas públicas. Acolhe manuscritos inéditos, com perspectivas teóricas diversas, com prioridade para a publicação de pesquisas de caráter empírico, histórico ou documental. Contempla entrevistas, relatos de experiência e resenhas. Referência para a formação de pesquisadores, a revista tem como critérios para avaliação: a relevância social, as contribuições teóricas e metodológicas e o caráter inovador dos estudos. A partir de 2021, adota a modalidade de publicação contínua, estruturada nas seguintes seções:

  • Teorias, Métodos, Pesquisa Educacional

Pesquisas e estudos teóricos sobre Educação e sobre tendências, metodologias e ética na Pesquisa Educacional.

  • Políticas Públicas, Avaliação e Gestão

Pesquisas sobre Estado, Legislação, Políticas, Avaliação, Sistemas Educacionais.

  • Educação Superior, Profissões, Trabalho

Pesquisas sobre acesso e organização do ensino superior, formação profissional, relações raciais e de gênero.

  • Educação Básica, Cultura, Currículo

Pesquisas sobre práticas educativas e sociabilidades nas instituições educacionais (da creche ao ensino médio), políticas de currículo.

  • Formação e Trabalho Docente

Pesquisas sobre profissão docente, formação de professores e educadores, condições de trabalho.

  • Espaço Plural

Entrevistas, homenagens, documentos de valor acadêmico e histórico.

  • Resenhas


A revista publica textos em português e espanhol em versão on-line, no Portal de Publicações da FCC e em diversas bases indexadoras. Artigos aceitos em outros idiomas devem ser traduzidos ao português. Artigos aceitos podem ser também publicados na versão para a língua inglesa.

Cadernos de Pesquisa não cobra taxa de submissão ou de editoração de artigos (articles processing charges – APC), mas os custos de tradução são de responsabilidade dos autores. A versão on-line é de  acesso aberto e gratuito.

O título abreviado da Revista é Cad. Pesqui., que deve ser usado em notas de rodapé e referências bibliográficas.

Cadernos de Pesquisa é A1 em Educação no Qualis Capes.

 

 

Periodicidade

  Publicação contínua a partir de 2021.  

 

Fontes de indexação

 

Base de dados

Biblat – Bibliografía Latinoamericanaen revistas de investigación científica y social (Mexico)

BVS Psicologia Brasil – Revistas Técnico-Científicas – Biblioteca Virtual em Saúde – Psicologia (Brazil)

Dialnet – Fundación Dialnet – Universidad de La Rioja (Spain)

Educ@ – Publicações Online de Educação (Brazil)

Google Scholar

Iresie – Índice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa (Mexico)

Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (Mexico)

Microsoft Academic Search

OEI – Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura 

Psicodoc – Base de Datos Bibliográfica de Psicología (Spain)

REDIB (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico) (Spain)

SciELO – Scientific Electronic Library Online (Brazil)

SciVerse Scopus – The largest abstract and citation database of peer reviewed literatura and quality web sources (Netherlands)

UlrichsWeb Global Serial Directory

 

Portais especializados

Capes – Portal de Periódicos/Qualis (Brazil)

Clase – Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (Mexico)

Diadorim – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (Brazil)

Inep/Cibec – BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brazil)

 

Buscadores de literatura científica open access

Diadorim – Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (Brazil)

Doaj – Directory of Open Access Journals (Sweden)

Ergo – Education Research Global Observatory – Directory of Open Access Journals in Education (USA)

 

Catálogos de bibliotecas

EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliothek/Electronic Journals Library (Universität Regensburg – Germany)

 

 

Direitos autorais

 

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution  que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

 

 

Patrocinadores

 
  • Fundação Carlos Chagas (FCC)

 

 


 

Corpo Editorial

 

Editor responsável

   

 

Editoras executivas

   

 

Conselho editorial

   

 

Produção editorial

 
  • Chefef de edições
    Adélia Maria Mariano da S. Ferreira
  • Assistentes editoriais
    Camila Maria Camargo de Oliveira
    Gabriella Fernandes Rampinelli
    Marcia Caxeta
  • Auxiliar de edição
    Rosangela de Oliveira Augusto
  • Padronização bibliográfica
    Biblioteca Ana Maria Poppovic – BAMP
     
  • Revisão estatística
    Miriam Bizzocchi
    Raquel da Cunha Valle
 

 


 

Instruções aos autores

 

Diretrizes para autores

 

Para submeter um manuscrito a Cadernos de Pesquisa é necessário fazer o cadastro em http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/user/registerTodos os autores devem se cadastrar no Portal de Periódicos e, quando o manuscrito tiver dois ou mais autores, é necessário indicar, ao final do texto, a contribuição de cada um para a sua elaboração.

Propostas de dossiês sobre temas em destaque devem envolver consulta prévia aos editores. No caso de aceite, os textos devem ser submetidos pelos respectivos autores. Os artigos aprovados no processo de avaliação serão publicados em conjunto no interior da seção correspondente e não em uma seção específica. A identificação do dossiê será dada pela utilização de um título comum aos artigos, seguidos de subtítulos referidos à especificidade de cada um. O texto de apresentação será o primeiro do conjunto, devendo atender aos requisitos de um artigo científico.

As Normas para apresentação dos originais estão disponíveis aqui.

No ato de submissão, solicitam-se dos autores: nome completo; vínculo institucional ou última ocupação profissional; cidade, estado e país da instituição; titulação (graduado, especialista, mestre/mestrando, doutor/doutorando), endereço, telefone, celular, e-mail de contato e ORCID. Pede-se, ainda, que o autor indique como seu nome deve constar da publicação e qual e-mail deve ser apresentado.

Deverão ser enviados dois arquivos do manuscrito: um em versão PDF e outro em formato ".doc" ou ".docx". Como Cadernos de Pesquisa adota o sistema duplo-cego de avaliação, é necessário que não haja identificação de autoria no corpo do texto ou em notas de rodapé, nem nas propriedades do arquivo em PDF.

O autor deve acessar o sistema, clicar no link Nova submissão e preencher as informações necessárias nos cinco passos, a saber:

Passo 1. Início. Preenchimento obrigatório dos campos: Idioma da submissão; Seção; Requisitos para Envio de Manuscrito; e Declaração de direito autoral. Os comentários para o editor são opcionais.

Passo 2. Transferência do manuscrito. Neste passo deve ser enviado primeiro o manuscrito em PDF, versão que se destina à avaliação, sem informações que identifiquem a autoria, e com todas as tabelas, gráficos, quadros e figuras no lugar em que deverão ser publicados. Em seguida, deve ser transferido/enviado o manuscrito COMPLETO em formato “.doc” ou “.docx”: esta versão obrigatória deve conter todas as informações sobre autoria e afiliação, além dos gráficos, quadros, tabelas e figuras nas devidas posições no texto.

Ainda nesta etapa também devem ser enviados os gráficos, quadros, tabelas e figuras em arquivos abertos e editáveis, separados, em Word ou Excel, e numerados com algarismos arábicos.

Passo 3. Insira metadados. Inclusão dos dados do artigo como título, subtítulo, resumo, coautores, fonte (agências de fomento, se for o caso), direitos autorais, idiomas, palavras-chave e referências citadas no texto. Os coautores também devem ser cadastrados no sistema.

Passo 4.  Confirmação. Nesta etapa, o autor deve clicar em “Finalizar submissão”.

Passo 5. Próximos passos. Nesta última etapa a submissão é completada.

Para acessar o passo a passo detalhado, clique aqui.

Depois de concluída a submissão no sistema, o autor deve preencher o Formulário de disponibilidade de dados de pesquisa, indicando se os dados utilizados na pesquisa estarão disponíveis. Para acessar o formulário, clique aqui.


Para acompanhar o status da submissão, o autor deve acessar o sistema → menu → acesso → login e senha.

Para obter informações sobre Foco e Escopo,  clique aqui.

Cadernos de Pesquisa aceita para apreciação textos em português, espanhol, francês e inglês, em fluxo contínuo, durante todo o ano.

A submissão a Cadernos de Pesquisa deve ser exclusiva, isto é, os textos não poderão ser enviados a outros periódicos simultaneamente.

Os manuscritos devem ser inéditos, ou seja, não podem ter sido publicados anteriormente com atribuição de DOI (Document Object Identifier), ISSN (International Standard Serial Number; sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas) ou ISBN (International Standard Book Number).

Todo manuscrito submetido a Cadernos de Pesquisa é analisado em programa antiplágio, antes de ser encaminhado para avaliação. A finalidade do procedimento é identificar plágio e autoplágio. Considera-se plágio a cópia do trabalho intelectual de outrem, seja o conjunto da produção, seja um fragmento desse trabalho, sem que lhe seja atribuído o devido crédito. Autoplágio é a reprodução, total ou parcial, de um trabalho de própria autoria, já publicado anteriormente, sem sua devida identificação. Situações de autoplágio têm sido recorrentes quando, por exemplo, relatórios de pesquisa, teses e/ou dissertações e trabalhos apresentados em eventos científicos são publicados literalmente em formato de artigo. Nesses casos, a revista aceitará o manuscrito, desde que haja um investimento de autoria no sentido de reformular a versão anterior e menção clara da produção original.
É vetada a inclusão de novos autores após a aprovação do artigo. No ato da submissão, todos os autores deverão ser indicados.

Será respeitado o intervalo de pelo menos seis meses para a publicação de artigos de um mesmo autor.

As ideias e opiniões expressas nos artigos publicados são de exclusiva responsabilidade dos seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião do periódico.

A revista permite-se realizar, durante o processo de revisão, pequenas alterações formais no texto, respeitando o estilo e a opinião dos autores.

Os direitos autorais dos trabalhos publicados pertencem à revista Cadernos de Pesquisa, que adota a licença  Creative Commons BY-NC do tipo “Atribuição não Comercial”.

Outras formas de publicação do trabalho só poderão ocorrer decorridos doze meses de sua edição neste periódico, desde que solicitada ao Comitê Editorial e indicada explicitamente sua fonte.

Para obter informações sobre o processo de avaliação,  acesse aqui.

Ética na Pesquisa
Os procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica deverão ser informados quando houver o envolvimento de seres humanos. É necessário garantir o anonimato dos participantes da pesquisa, salvo nos casos em que a identificação tenha sido permitida. Tanto a autorização quanto à restrição à identificação dos sujeitos deve ser informada em nota de rodapé, no corpo do artigo. A divulgação de imagens de pessoas ou instituições deve seguir o mesmo princípio.

Conflitos de Interesse
O ato de submissão implica a ausência de conflito de interesses de ordem financeira, comercial, política, acadêmica e pessoal. Se houver potenciais conflitos de interesse relacionados à pesquisa ou à publicação do manuscrito, os autores deverão informar, em nota de rodapé, as relações com órgãos de financiamento, bem como com instituições comerciais e políticas. Os autores devem deixar claro que o apoio financeiro ou material recebido está claramente manifesto no manuscrito submetido.

 

 

Condições para submissão

 

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Todos os autores estão cientes da submissão e concordam com as regras estabelecidas pela revista.
  2. O manuscrito é original e inédito. 
  3. O manuscrito não está sendo avaliado para publicação por outra revista.
  4. As duas versões do manuscrito, em PDF e em Word, foram preparadas conforme as instruções.
  5. Toda e qualquer informação que identifique os autores foi retirada da versão PDF.
  6. O manuscrito segue as  Normas para Apresentação dos Originais.
 

 

Processo de avaliação pelos pares

 

Os originais recebidos passam por quatro etapas:

  1. Submissão a programas de controle de plágio e autoplágio: o objetivo é verificar o ineditismo do texto.
  2. Avaliação prévia pelo Comitê Editorial: o Comitê julga a adequação dos textos à linha editorial da revista; às normas de publicação por ela estabelecidas; e à qualidade do trabalho, isto é, o seu potencial de publicação.
  3. Processo duplo cego: caso passem por essa triagem inicial, os textos serão encaminhados para serem avaliados quanto ao mérito por especialistas da área.
  4. Decisão final: os pareceres emitidos passarão pela análise do Comitê Editorial, que dará decisão final emitindo um parecer consolidado.

Cadernos de Pesquisa adota o sistema duplo cego para avaliação dos manuscritos pelos pares, preservando a identidade do autor em relação ao parecerista e vice-versa. A avaliação envolve, em geral, dois pareceristas. Eventualmente, o Comitê Editorial pode designar um dos editores para a avaliação.

No parecer consolidado, emitido pelo Comitê Editorial, os autores receberão uma comunicação informando se seu texto foi aceito, rejeitado ou se necessita de alterações para publicação. No último caso, o artigo reformulado é submetido à nova rodada de avaliação. O Comitê Editorial reserva-se o direito de recusar artigos cujas modificações não atendam a contento às solicitações encaminhadas.
As submissões na forma de entrevistas, relatos de experiência e resenhas são avaliadas pelo Comitê Editorial, que decidirá pela pertinência de sua publicação, conforme os objetivos de cada seção e demandas da revista.

Diretrizes para Avaliadores
Os especialistas devem redigir seu parecer, de forma circunstanciada, observando os seguintes critérios:

Relevância social e contribuições potenciais do artigo para a área da educação;

  1. Relevância social e contribuições potenciais do artigo para a área da educação;
  2. Diálogo com o conhecimento produzido sobre a temática;
  3. Consistência teórica e metodológica;
  4. Boa estruturação, clareza, argumentação sólida e fundamentada.

Ao final da avaliação, deve-se escolher uma das seguintes opções oferecidas pelo sistema de gerenciamento eletrônico da revista:

  • Aceitar
  • Correções obrigatórias
  • Submeter novamente para avaliação
  • Submeter a outra revista
  • Rejeitar
  • Ver comentários

A opção “Correções obrigatórias” deve ser utilizada nas situações em que o manuscrito tenha efetivo potencial de publicação. No caso de textos que exijam significativas modificações, indica-se sua rejeição. A opção “Submeter novamente para avaliação” deve ser utilizada quando o parecerista considerar necessário o encaminhamento para outro especialista. A opção “Ver comentários” só deve ser utilizada quando o avaliador estiver em dúvida sobre sua decisão. 

No final de cada ano, é publicada uma lista completa com os nomes de todos os pareceristas que colaboraram com a revista ao longo do ano.

 

 

Declaração de privacidade

 

Nos termos da Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados, forneço à Fundação Carlos Chagas consentimento expresso para o tratamento de meus dados pessoais.

Os dados pessoais informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros, exceto para cumprimento de obrigações contratuais e legais.

 

 


 

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br