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FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA NÃO LICENCIADOS: A IMPLEMENTAÇÃO POR UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

PEDAGOGICAL TRAINING FOR UNDERGRADUATES WITHOUT A TEACHING LICENCE: THE IMPLEMENTATION BY A FEDERAL UNIVERSITY

FORMATION PÉDAGOGIQUE POUR LES NON-LICENCIÉS: SA MISE EN PLACE À L’ UNIVERSITÉ FÉDÉRALE

FORMACIÓN PEDAGÓGICA PARA NO LICENCIADOS: LA IMPLEMENTACIÓN POR UNA UNIVERSIDAD FEDERAL

Resumo

Analisa-se, neste artigo, como os dispositivos jurídicos que versam sobre os “Programas de Formação Pedagógica para não licenciados” se corporificam no decorrer de sua implementação por uma universidade federal. Para tanto, foram analisadas normativas internas produzidas pela universidade regulamentando tal modalidade formativa, além dos “Projetos de Abertura” e “Relatórios de Avaliação Final” de 19 turmas implementadas no decorrer dos anos de 2011 a 2017. A partir dessa análise, concluiu-se que a implementação desenvolvida pela instituição se distancia de prescrições apresentadas pelos dispositivos jurídicos vigentes e de evidências levantadas pela literatura que versa sobre o conhecimento especializado do professor.

PROGRAMAS DE FORMAÇÃO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; POLÍTICA EDUCACIONAL

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