Acessibilidade / Reportar erro

A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTUROS PEDAGOGOS E PEDAGOGAS DE UM CURSO A DISTÂNCIA

THE MATHEMATICAL TRAINING OF FUTURE PEDAGOGUES IN A DISTANCE-LEARNING PROGRAM

LA FORMACIÓN EN MATEMÁTICAS DE FUTUROS PEDAGOGOS Y PEDAGOGAS DE UN CURSO A DISTANCIA

LA FORMATION MATHEMATIQUE DE FUTURS PEDAGOGUES D’UN COURS A DISTANCE

Resumo

Este artigo discute resultados de uma pesquisa que buscou compreender como ocorreu a formação matemática de futuros pedagogos e pedagogas de um curso na modalidade a distância. Os dados foram produzidos com base em um questionário on-line e entrevistas semiestruturadas e organizados e analisados por análise de conteúdo. Os resultados indicam que os participantes têm dificuldades com o conteúdo matemático, embora se sintam preparados metodologicamente. Além disso, experiências de microagressões ao longo da trajetória escolar influenciaram negativamente a relação dos futuros pedagogos e pedagogas com a matemática. Os resultados indicam dificuldades na formação relacionadas à característica do curso, principalmente por uma necessidade da presença do professor e por um sentimento de solidão.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO BÁSICA; EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Fundação Carlos Chagas Av. Prof. Francisco Morato, 1565, 05513-900 São Paulo SP Brasil, Tel.: +55 11 3723-3000 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: cadpesq@fcc.org.br