Cadernos de Pesquisa, Issue: 117, Published: 2002
  • Conhecimento, educação e contemporaneidade Tema Em Destaque

    Moreira, Antonio Flavio Barbosa
  • The phenomena of segregation and social exclusion in the knowledge society Tema Em Destaque

    Tedesco, Juan Carlos

    Abstract in Portuguese:

    O artigo analisa os novos fenômenos de desigualdade e exclusão desencadeados pela utilização intensiva do conhecimento e da informação na organização do trabalho, por um lado, e, nas instituições políticas e culturais, pelo outro. A partir dessa análise são apresentadas algumas conseqüências para a educação, particularmente as que se referem ao papel desta em relação à mobilidade social, aos riscos da privatização dos circuitos nos quais se reproduz e distribui o conhecimento socialmente mais significativo, bem como em relação às mudanças na atuação da escola do ponto de vista do processo de socialização.

    Abstract in English:

    This article analyzes the new phenomena of inequality and exclusion resulting from the intensive use of knowledge and information in the organization of work, on one hand, and in political and cultural institutions, on the other. Based on this analysis, some consequences for education are presented, particularly those regarding its role in relation to social mobility, the risks of privatizing the circuits in which socially significant knowledge is reproduced and distributed, as well as to changes in schools' work from the point of view of the socialization process.
  • Educational politics of identity and category Tema Em Destaque

    Willinsky, John

    Abstract in Portuguese:

    O artigo procura desvendar o novo impacto educacional que pode causar políticas de identidade e multiculturalismo, argumentando que é preciso prover a nova abordagem com a compreensão da forma como categorias de peso como cultura, raça e nação vêm sendo construídas. Para tanto, recorre à posição filosófica de Simone Weil, a qual defende a necessidade de partir das "raízes" para aprender a conhecer as qualidades éticas da categoria da identidade. Contrapõe-se, nesse sentido, à política de identidade de Taylor, que busca reconciliar o individualismo liberal com os direitos coletivos e que informa as iniciativas multiculturais e anti-racistas de duas secretarias de educação de províncias canadenses. Revê ainda as críticas ao multiculturalismo de Bissoondath e Schlesinger, expondo a posição dos autores sobre nacionalismo ético. Finalmente admite: por mais obscura que possa ser a prioridade educacional dada à descoberta dos processos políticos, incluindo-se a própria escolarização, ela confere força e significância pessoal a importantes aspectos da identidade.

    Abstract in English:

    This paper attempts to uncover a new educational impact through the politics of identity and multiculturalism by arguing that is necessary to equip the young with an understanding of how powerful categories - such as culture, race and nation - have been constructed. It is based on the philosophical position of Simone Weil, which defends the need of roots in order to establish the importance of learning to judge ethical qualities of the category of identify. It then turns this position against the shortcomings of Charles Taylor's politics of recognition, in its attempt to reconcile liberal individualism with collective rights. Proceeding into the arena of public policy, the paper applies these philosophical perspectives to the multicultural and anti-racist initiatives of two Canadian provincial Ministries of Education. Finally, it reviews the impassioned critiques of multiculturalism by Neil Bissoondath and Arthur Schlesinger, exposing the currents of ethic nationalism, wich underwrite their position. As obscure as it can be the educational priority given to the discovery of the political process, including schooling itself, it gives public weight and personal significance to important points of identity.
  • Durkheim, Vigotsky and the curriculum Tema Em Destaque

    Young, Michael F. D.

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo reporta-se às bases epistemológicas do currículo do futuro. Inicia examinando os debates em curso sobre o impacto das mudanças curriculares na economia global. A parte principal do texto refere-se à explicação e comparação de duas teorias sociais do conhecimento - a de Emile Durkheim e a do psicólogo russo Lev Vygotsky, focalizando particularmente a questão das origens do conhecimento e a relação entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento teórico. O autor argumenta que a abordagem genético-histórica adotada por Vygotsky precisa ser combinada com a ênfase durkheimiana na realidade social do conhecimento. Finalmente, conclui com algumas observações acerca das implicações da comparação para a teoria de currículo contemporânea.

    Abstract in English:

    This article is concerned with the epistemological basics of the curriculum of the future. It begins by examining current debates on the impact on the curriculum of changes in the global economy. The major part of the paper is concerned with an explication and comparison of two social theories of knowledge - those of Emile Durkheim and the Russian psychologist Lev Vygotsky, with a particular focus on the concern with the origins of knowledge and the relationship between everyday and theoretical knowledge. It argues that the genetic/historical approach adopted by Vygotsky needs to be combined with Durkheim's focus on the social reality of knowledge itself. It concludes with some observations on the implications of the comparison for contemporary curriculum theory.
  • The field of curriculum in Brasil: curriculum building in the context of ANPED Tema Em Destaque

    Moreira, Antonio Flavio Barbosa

    Abstract in Portuguese:

    O campo do currículo está se caracterizando, em diferentes países, por uma significativa diversificação de temas e de influências teóricas. Apoiando-se no conceito de campo de Bourdieu, o texto aborda o campo no Brasil, tal como vem sendo construído no Grupo de Trabalho - GT - de Currículo da ANPEd. Examina o funcionamento do grupo, procurando situá-lo no contexto mais amplo da associação e das políticas de pós-graduação. Focaliza, a seguir, os trabalhos apresentados nos encontros ocorridos no período de 1996 a 2000. Critica o grande número de textos selecionados, o que tem contribuído para a secundarização da discussão de problemas educacionais que carecem de atenção. Propõe perguntas e sugere estratégias que possam enriquecer o processo de construção do conhecimento desenvolvido no GT.

    Abstract in English:

    The field of curriculum has been characterized, in different countries, by a remarkable diversity of themes and theorethical infuences. Drawing on Bourdieu's conception of field, the article focuses on the field of curriculum in Brazil, as it has been constructed at the Curriculum Working Group - GT - of the National Association of Research and Graduate Studies in Education - ANPEd. It examines the dynamics of the meetings and analyses it taking into account both the main features of the Association and the recent educational policies for graduate studies in Brazil. It also discusses the papers presented in the meetings from 1996 to 2000. The author argues that the great number of papers has prevented the discussion of major educational problems that should be considered by the researchers. The article proposes questions and suggests strategies that could enrich the process of knowledge construction that has been developed by the Working Group.
  • The national faculty of philosophy and the training of mathematics teachers and researchers Outros Temas

    Silva, Circe Mary Silva da

    Abstract in Portuguese:

    O objetivo deste artigo é contribuir para o conhecimento da história da formação de professores e pesquisadores de Matemática na Faculdade Nacional de Filosofia - FNFi. Descreve-se o processo de negociação para a escolha de professores estrangeiros para atuar no curso de Matemática, bem como a proposta curricular; identificam-se os primeiros alunos e discute-se a formação pedagógica do futuro professor. Mostram-se as dificuldades enfrentadas durante a Segunda Guerra Mundial, pelos matemáticos estrangeiros, bem como analisa-se a contribuição de alguns desses matemáticos para o desenvolvimento da pesquisa no país. Identificam-se os primeiros brasileiros, José Abdelhay e Leopoldo Nachbin, que tiveram um papel relevante no ensino e pesquisa matemática, nos anos iniciais do surgimento do cursos de bacharelado e licenciatura em Matemática na FNFi. O período analisado vai da criação da FNFi (1939) e estende-se até meados de 1950, quando começam os embates pela disputa de espaço acadêmico na área de Matemática.

    Abstract in English:

    The purpose of this article is to contribute to the history of mathematics teachers and researchers training at the National Faculty of Philosophy - FNFi. The negotiation process to select foreign visiting professors to work in the Mathematics program is described, as well as the curriculum proposal. The difficulties faced by foreign mathematicians during the Second World War are shown, and their contribution expects to the development of research in Brazil is analyzed. The first Brazilians to play a leading role in mathematics teaching and research during the early years of the maths course at the FNFi, José Abdelhay and Leopoldo Nachbin, are acknowledged. The period analyzed, 1939 to 1950, includes the foundation of the FNFi and spans to the mid-1950s, when disputes for academic space in the field of Mathematics began.
  • Social representation theories and gender theory Outros Temas

    Arruda, Angela

    Abstract in Portuguese:

    Este texto objetiva oferecer uma breve panorâmica da teoria psicossociológica das representações sociais, estabelecendo algumas pontes com as teorias feministas de gênero. Nesse sentido, percorre as origens e fundamentos da teoria de Moscovici, as suas variações e alguns pontos de convergência com as teorias feministas.

    Abstract in English:

    This text intends to offer a brief panorama of the social psychological theory of social representations and establishes some links with the feminist theories of gender. It will thus present the origin and the basis of Moscovici's theory, its variations and some converging points in relation to feminist theories.
  • Teacher's professionalism in a constructivism approach Outros Temas

    Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho contrapõe-se, de um lado, a investigações cognitivistas que mostram imprecisões conceituais e exaltações exageradas da capacidade de reflexão e autonomia do professor e, de outro, a estudos evolutivos sobre a carreira docente que não explicam os "desvios de rota" encontrados no desenvolvimento desse profissional do ensino. O estudo pretendeu identificar níveis de aquisição da profissionalidade docente, nos âmbitos da prática pedagógica, da autonomia e da identidade profissional, e a investigar formas de reação dos professores a conflitos presentes no cotidiano escolar. Foram entrevistados 19 professores de 5ª a 8ª séries, de uma escola estadual de Araraquara, Estado de São Paulo, empregando-se um conjunto de histórias que simulavam situações escolares problemáticas. A análise dos depoimentos possibilitou o estabelecimento de três níveis hierárquicos na aquisição da profissionalidade docente, cada qual se fazendo acompanhar de uma forma de reação compensatória ao conflito. O estudo indica que a mudança da prática profissional do professor depende de sua sensibilização não apenas à própria mudança, mas também aos fatores perturbadores centrais, nem sempre percebidos, do equilíbrio atingido. O professor pode perceber o conflito, sem que seja sensível à mudança; e pode sensibilizar-se a mudar, sem que saiba como fazê-lo.

    Abstract in English:

    This work challenges, on one hand, cognitivist researches that show misconceptions and exaggerated exaltations of teachers' capacity for reflection and autonomy, and on the other, evolutionary studies on the teaching career that do not explain the "detours" found in the development of this professional teaching. The study aims to identify levels of acquisition of professional teaching in the fields of pedagogical practice, autonomy and professional identity, and to investigate teachers' forms of reacting to conflicts in everyday school life. Nineteen teachers from the 5th to 8th grades from a state school in Araraquara, São Paulo State, were interviewed using a set of stories that simulated problematic school situations. The analysis of testimonies allowed for the establishment of three hierarchical levels in the acquisition of professional teaching, each one being accompanied by a form of compensational reaction to the conflict. The study indicates that changes in teachers' professional practice depends on their awareness not just to change itself but also to central disturbing factors, not always noticed, that affect balance. Teachers can notice the conflict, without being sympathetic to changes, and they can become sympathetic to changes but do not know how to make them.
  • For and in-service teacher's education environment Outros Temas

    Belintane, Claudemir

    Abstract in Portuguese:

    Este trabalho propõe uma aproximação consistente entre projetos de formação contínua e uso de redes informacionais no campo da educação. Sugere o conceito de "ambiência de formação contínua" como forma de garantir um espaço de mobilização em torno da idéia de formação em serviço, para que os projetos tenham como ponto de partida as próprias demandas da comunidade. A partir dessa articulação, vislumbra novas possibilidades de conjugação de projetos de formação contínua, de pesquisa acadêmica e de autorias em rede, ressaltando a importância de uma gestão contextualizada de conhecimentos em rede, explícita e democrática o suficiente para permitir que a escola ou rede escolar seja um locus privilegiado de pesquisa, de ação pedagógica e de autorias descentralizadas.

    Abstract in English:

    This work proposes a consistent approximation between continuous education projects and use of information networks in the field of education. It suggests the concept of "continuous educational environment" as a form of ensuring space for mobilization around the idea of in service learning for projects to have the community's own demands as a starting point. Based on this articulation, it envisions new possibilities for combining projects on a continuous basis, for academic research and collaborative writing of works, stressing the importance of contextualized management of network-based knowledge, explicit and democratic enough to allow the school or school system to be a privileged site for research, pedagogical action and decentralized writing of works.
  • Ação Afirmativa Temas Em Debate

    Pinto, Regina Pahim
  • Affirmative action: History and debates in Brazil Temas Em Debate

    Moehlecke, Sabrina

    Abstract in Portuguese:

    Este artigo tem por objetivo oferecer uma introdução à recente discussão sobre políticas de ação afirmativa e sistemas de cotas no Brasil. De onde veio a expressão, quais os locais em que as cotas foram implementadas, as formas assumidas, os grupos beneficiados e diferentes definições dadas são alguns dos aspectos abordados. Num segundo momento, elaboramos um panorama do desenvolvimento dessas políticas, observando sua história, características que têm adquirido e experiências colocadas em prática. Por último, discutimos alguns pontos polêmicos sobre elas, como sua legalidade e abrangência. A ação afirmativa implica uma discriminação ao avesso ou a garantia de direitos? É esta a melhor solução? Políticas sociais mais amplas não seriam mais eficazes? O que está em jogo nesse debate?

    Abstract in English:

    The purpose of this article is to provide an introduction to the recent discussion on affirmative action policies and quota systems in Brazil. It addresses aspects such as where the expression affirmative action came from, where the quota system was implemented, their variors forms, the groups that benefited from them and different definitions applied to them. Subsequently, it offers on a panorama of affirmative action policies' development, noting their history, the characteristics they have acquired and experiences put into practice. Finally, it discusses some related controversial issues, such as their legality and scope. Does affirmative action imply reverse discrimination or effectivelly assure rights? Is it the best solution? Would not broader social policies be more effective? What is at stake in this debate?
  • Affirmative action and the fight against institutional racism in Brazil Temas Em Debate

    Silvério, Valter Roberto

    Abstract in Portuguese:

    O artigo analisa o debate sobre ação afirmativa no Brasil à luz da bibliografia sobre racismo e sobre os fundamentos jurídicos da igualdade de oportunidades. A partir desta perspectiva, polemiza com as visões que criticam a implementação de políticas compensatórias, reunindo evidências sobre a participação do Estado na legitimação da discriminação racial no país. Tal envolvimento é explorado na instituição escolar, examinando-se as conseqüências do preconceito sobre a identidade e a auto-estima das crianças e jovens negros.

    Abstract in English:

    This article analyzes the debate on affirmative action in Brazil in the light of the bibliography about racism and the legal basis for equal opportunities. From this perspective, it challenges the critical visions to the implementation of reparatory policies, gathering evidence on the state's participation in the legitimation of racial discrimination in the country. Such involvement is explored in the school institution context, examining the consequences of prejudice on the identity and self-esteem of black children and youth.
  • RESENHAS Resenhas

  • Ensino médio: cada vez mais necessário, cada vez mais insuficiente Destaque Editorial

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