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Influência da autoavaliação para melhoria do acesso e da qualidade no quantitativo de procedimentos dos Centros de Especialidades Odontológicas

Influence of self-assessment for improving access and quality in the outpatient procedures in the Dental Specialties Centers

Resumo

Estudou-se a influência da Autoavaliação para Melhoria do Acesso e Qualidade (AMAQ) na produção de procedimentos especializados nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Utilizou-se dados da avaliação externa de 900 CEO do primeiro ciclo do Programa para Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ/CEO) e Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS). A variável dependente foi a média mensal de procedimentos (proc/mês) dos CEO entre os três períodos: 1) outubro de 2012 a setembro de 2013; 2) outubro de 2013 a setembro de 2014; e 3) outubro de 2014 a setembro 2015. A principal variável independente foi o uso da AMAQ/CEO no segundo período. Tipo de CEO, média de cirurgiões-dentistas com carga-horária de 20h, estratégias contra absenteísmo, apoio matricial, protocolos clínicos e cobertura de cadastrados na Estratégia de Saúde Bucal das Família foram covariáveis. Utilizou-se modelos de regressão linear múltipla para análises ajustadas. Equipes que utilizaram a AMAQ-CEO apresentaram média de 515,0 proc/mês, 575,5 proc/mês, e 519,9 proc/mês no primeiro, segundo e terceiro períodos, respectivamente. As equipes que utilizaram AMAQ-CEO tiveram uma maior média de produção do que aquelas que não utilizaram, com diferença ajustada de 32,7 proc/mês, 64,7 proc/mês e 27,7 proc/mês no primeiro, segundo e terceiro períodos, respectivamente.

Palavras-chave:
Gestão; Instrumento; Autoavaliação

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