Quigley et al. 25 (2000) |
II |
Nevada, Utah e Sul da Califórnia, EUA. Experiência: uma equipe baseada na comunidade expostas a resíduos radioativos conduziu, transcreveu e analisou mais de 71 entrevistas com nativos que compreenderam as experiências comunitárias de contaminação por resíduos nucleares. |
Investigação baseada na comunidade ou Pesquisa Participativa por meio de um estudo de caso descritivo. |
Justiça e racismo ambiental; e Gestão de risco baseada na comunidade |
Investigação e educação baseadas na comunidade |
Toledo26 (2006) |
II |
Iauaretê, São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, Brasil. Experiência: construção de conhecimentos em saúde pública e ambiental com o saber popular local em 10 comunidades indígenas; reuniões comunitárias, questionários, entrevistas, mapas-falantes, painéis de fotos, observação participante e triangulação de métodos. |
Métodos mistos (quantiqualitativo) e Pesquisa-ação. |
Educação popular e ambiental; Teoria das Representações Sociais |
Observação participante |
Lambert et al. 27 (2006) |
II |
Whitney Pier, Ashby e North End de Sydney, Canadá. Experiência: desenvolvida a partir da comunidade (residentes que vivem próximos a fábrica de carvão e aço), responsável pela aplicação de 325 questionários porta a porta, pela coleta de 15 amostras aleatórias estratificadas de solo e poeira, e pelas entrevistas durante essas coletas. Comparou-se as observações de odor, fumaça e deposição de cinzas nas comunidades e realizaram-se análises bivariadas. |
Métodos mistos e estudo transversal. |
Justiça ambiental |
Conhecimento local |
Flum et al. 28 (2010) |
II |
Universidade de Iowa, EUA. Experiência: 16 zeladores voluntários fotografaram perigos ocupacionais, por meio da técnica Photovoice, aos quais estavam expostos; em grupo, categorizaram e priorizaram as situações mais importantes, confeccionando relatórios para a comunidade e decisões. |
Pesquisa-ação participativa |
Educação popular em saúde ocupacional |
Ergonomia participativa |
Toledo et al. 29 (2012) |
II |
Iauaretê, Amazonas, Brasil. Experiência: vigilância comunitária com 30 indígenas (professores, agentes de saúde e lideranças comunitárias, etc.) para compreender prevenção de doenças, saneamento básico e saúde da família, solucionar problemas do território e exercitar a cidadania. |
Métodos mistos e Pesquisa-ação |
Pedagogia crítica, libertadora e emancipatória; Empowerment
|
Participação popular, Mobilização social e Jornal comunitário |
Wilson et al. 30 (2015) |
II |
Charleston, Carolina do Sul, EUA. Experiência: comunidade, academia e governo acordaram a implementação de um plano de mitigação, abordando os riscos ambientais locais por meio de pesquisa, capacitação da comunidade e ação. O “Environmental Justice Radar”, um PPGIS, foi criado para moradores dos bairros de Charleston compartilhar dados de Photovoice em tempo real e visibilizar os riscos ambientais. |
Pesquisa-ação |
Justiça ambiental, Sistemas de Informação Geográfica de Participação Pública (PPGIS) e Vigilância Baseada na Comunidade |
Mapeamento comunitário |
English et al. 31 (2017) |
II |
Condado de Imperial, Califórnia, EUA. Experiência: parceria entre academia, organizações sem fins lucrativos, governo e comunidade, através de um comitê gestor; envolvimento do comitê no desenho e implementação do estudo, fornecendo feedback sobre as ações e a comunicação de dados; a comunidade local indicou os locais para os sensores Dylos de partículas, temperatura e umidade ficarem. |
Estudo de caso |
Ciência cidadã |
Monitoramento ambiental comunitário |
Musesengwa e Chimbari32 (2017) |
II |
Gwanda, Zimbábue e uMkhanyakude, África do Sul. Experiência: avaliação dos impactos das mudanças sociais, ambientais e climáticas nas doenças transmitidas por vetores, em especial, populações expostas à malária, com vista a desenvolver planos de ações, de adaptações e de mitigação dirigidas à comunidade. |
Pesquisa qualitativa, estudo de caso e estudo transversal |
Eco-saúde, Ciência Cidadã e Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade (PPBC) |
Engajamento comunitário |
Rey-Mazón et al. 33 (2018) |
IV |
Israel / Palestina, Espanha e EUA. Experiência: dois casos de mapeamento aéreo e um de monitoramento da qualidade da água - que envolveram associações, ativistas locais, crianças, jovens e estudantes - discutiram sobre práticas de ciências cívicas, usando tecnologia de código aberto a partir do método “Do-It-Yourself” e seus diversos entendimentos e expertises; o desenvolvimento da tecnologia em contextos sociais e políticos; as perspectivas críticas e as soluções para as possíveis contradições entre a transparência e a privacidade e segurança de comunidades vulneráveis. |
Série de casos |
Justiça urbana e ambiental, Ciência cívica e PPGIS |
Vigilância do cidadão e Vigilância aérea |
Barzyk et al. 34 (2018) |
IV |
Newark e Newport News, EUA. Experiência: avaliação da poluição urbana através de sensores portáteis em dois projetos implantados com ritos determinados e avaliações sistemáticas, envolvendo comunidades, organizações sem fins lucrativos, parceiros acadêmicos e governamentais. Houve mais de 100 reuniões em que todos tinham igual tempo de fala e comparação entre os registros de avaliações, como notas de reuniões, tabelas de resumo, resultados de dados e abordagens propostas. |
Pesquisa qualitativa |
Ciência cidadã e Justiça ambiental |
Avaliação de Risco em Saúde Ambiental |
Panikkar et al. 35 (2019) |
II |
Merrimack em New Hampshire, EUA. Experiência: um grupo de moradores desenvolveu a “Pesquisa de Saúde de Preocupações com o PFOA de Merrimack” com 596 residentes em 213 domicílios expostos à PFAS em água potável; uso de um Google Forms para relatar dados demográficos, fontes de exposição e condições de saúde; Análise por regressão logística. |
Método quantitativo com estudo transversal |
Pesquisa de saúde liderada pela comunidade; e Crítica a Ciência Desfeita |
Biomonitoramento |
Johnston et al. 36 (2020) |
II |
Los Angeles, Califórnia, EUA. Experiência: programa participativo de monitoramento do ar com 18 jovens de cor do ensino médio; coleta de dados combinado com narração de histórias por meio da mídia digital. 4 Fases: Oficinas de Educação Popular; Medindo a qualidade do ar; Reflexão, Análise e Interpretação; Fórum e Ação da Comunidade Juvenil. |
Métodos mistos |
Educação popular, Justiça Ambiental, PPBC e Alfabetização em Saúde Ambiental |
Monitoramento participativo |
Wong et al. 37 (2020) |
II |
Imperial County, Califórnia, EUA. Experiência: criação de uma rede de monitoramento do ar comunitário (CAMN) com 40 monitores de partículas de baixo custo por uma organização de base comunitária que reuniu cientistas, defensores da comunidade e residentes locais. Os atores produziram informações em tempo real sobre o nível da qualidade do ar da comunidade por meio do estabelecimento do CAMN. |
Estudo de caso descritivo |
Ciência Cidadã e Comunitária; Justiça Ambiental, PPBC, Alfabetização em Saúde Ambiental e Resiliência da Comunidade |
Monitoramento comunitário do ar |
Nolan et al. 38 (2021) |
II |
Richmond, Califórnia, EUA. Experiência: coleta de dados quantitativos com monitores Ogawa de material particulado do ar e níveis de ruído e dados qualitativos com Photovoice de 12 locais e oficinas de desenvolvimento de habilidades suplementares; cinco jovens remunerados participaram. |
Métodos mistos e Pesquisa-ação participativa juvenil |
Violência estrutural, Racismo e Justiça Ambiental, Ciência Comunitária e PPBC |
Monitoramento da comunidade |
Prado et al. 39 (2021) |
II |
Tijuana, México. Experiência: mapeamento comunitário, com protagonismo do Coletivo de Saúde e Justiça Ambiental - formado por representantes da comunidade -, entrevistas com informantes-chave, aplicação de questionário com escala Likert, uso de Garmin eTrex Venture, ArcGIS, Photoshop e NVivo para elaboração dos mapas. |
Métodos mistos |
Educação popular, Justiça Ambiental e PPGIS |
Mapeamento comunitário |