Acessibilidade / Reportar erro

Sobre a noção de “possuir uma floresta”: consciência ideológica e pedagogia de gêneros no letramento crítico universitário

RESUMO

Este artigo discute um projeto de pesquisa colaborativa que integra o foco na consciência ideológica com a pedagogia de gêneros no letramento universitário. Através de instruções explícitas sobre o gênero argumentativo e reflexão sobre os correlatos lingüísticos da ideologia neoliberal, orientamos os estudantes no desenvolvimento de uma maior conscientização do neoliberalismo e sua influência na política ambiental. No estágio de escrita independente, a argumentação dos estudantes revelou posições mais críticas em relação ao neoliberalismo e comando adequado do gênero alvo. O artigo termina com reflexões gerais e recomendações para a adoção de uma abordagem crítica explícita no letramento universitário.

Palavras-chave:
letramento crítico; pedagogia de gêneros; ideologia; neoliberalismo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br