RESUMO
A telecolaboração está relacionada com o uso de tecnologias online no contexto de ensino e aprendizagem de línguas (O’Dowd, 2013O’DOWD, Robert. 2013. Telecollaboration and CALL. In: Thomas, Michael; Reinders, Hayo; Warschauer, Mark. (Eds.). Contemporary Computer-assisted Language Learning (123-141). London: Bloomsbury Academic.). O presente estudo teve como objetivo discutir como a mediação pedagógica pode contribuir para a co-construção da interculturalidade no teletandem, o “modelo de telecolaboração” (Telles, 2015aTELLES, João Antonio. 2015a. Learning foreign languages in teletandem: Resources and strategies. DELTA - Revista de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, 31(3), 603-632.:604, minha tradução) específico nesta pesquisa. A análise dos dados mostrou que oportunidades para pelo menos etapas iniciais de uma atitude de descentralização (Liddicoat & Scarino, 2013LIDDICOAT, Anthony; SCARINO, Angela. 2013. Intercultural language teaching and learning. Oxford: Wiley-Blackwell.) surgiram devido à mediação pedagógica, o que significa dizer que os professores-mediadores podem promover discussões que transcendam representações culturais superficiais no contexto do teletandem.
Key-words:
Teletandem; telecolaboração; interculturalidade; mediação pedagógica