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O ensino da leitura e da escrita acadêmicas mediante programas ao longo do currículo universitário: opção teórica, didática e de gestão

RESUMO

Neste trabalho aborda-se o desenvolvimento da leitura e da escrita acadêmica e profissional em nível universitário. Em primeiro lugar, se justifica seu ensino na Argentina em atendimento ao sistema universitário local e se expõem as características dos estudantes e do discurso a ser abordado nesse nível, o que torna generalizável sua proposição em outros contextos. Em seguida, se apresenta como opção pedagógica a implantação de um programa e de leitura e escrita ao longo da carreira universitária e explicitam-se suas características da organização. Na sequência, se enunciam suas exigências teóricas, metodológicas e de gestão: uma teoria de aprendizagem, uma teoria de contexto e linguagem, uma proposta didática e uma de gestão acadêmica. Apresenta-se a teoria da aprendizagem por meio da linguagem da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF); como teoria de linguagem, propõe-se a teoria de gênero e discurso no marco da LSF; como opção didática, a adaptação da pedagogia baseada em gêneros idealizada pela Escola de Sydney e sua adequação ao contexto universitário argentino. Logo, explicitam-se os problemas que surgem em sua gestão e propostas para sua superação. Por fim, se enunciam alguns resultados de sua implementação.

Palavras-chave:
escrita no nível superior; programas de escrita; teoria de gênero e discurso; Linguística Sistêmico-Funcional; didática baseada em gêneros

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