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A organização retórica do gênero textual reportagem de divulgação científica

The rhetorical organization of the genre science news article

RESUMO

Os gêneros textuais têm sido o foco de diversos estudos que têm fornecido reflexões importantes para abordagens de ensino e novas pesquisas das mais variadas vertentes teóricas. Dentre essas vertentes, a perspectiva sociorretórica swalesiana fornece um aparato teórico-metodológico eficiente para a depreensão da lógica interna responsável pela organização retórica dos gêneros textuais. O objetivo deste estudo é identificar a organização retórica do gênero textual reportagem de divulgação científica. Para tanto, buscamos respaldo teórico no trabalho de John M. Swales (1990Swales, John Malcolm. (1990). Genre analysis: English in academic and research settings. Cambridge: Cambridge University Press.), adaptando o modelo CARS (Create a Research Space) para analisar um corpus de vinte reportagens de divulgação científica sendo dez da Revista Superinteressante e dez da Revista Galileu. Por se tratar de um gênero jornalístico, recorremos também ao trabalho de Barros e Maia (2017Barros, Eliana Merlin Deganutti de, & Maia, Valéria de Fátima Roncon. (2017). O gênero “reportagem de divulgação científica” e seus subgêneros. Veredas - Interacionismo Sociodiscursivo, 1, pp. 116-136.), Rojo (2008Rojo, Roxane. (2008). O letramento escolar e os textos da divulgação científica - a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso - LemD, 8(3), pp. 581-612. https://doi.org/10.1590/S1518-76322008000300009
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) e Bonini (2011Bonini, Adair. (2011). Jornal escolar: gêneros e letramento midiático no ensino-aprendizagem de linguagem. RBLA, 11(1), pp.149-175. http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000100009
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). Os resultados da análise revelaram uma organização retórica composta de quatro funções retóricas (incitar o público-alvo a ler a reportagem, contextualizar o tema, problematizar o tema, e concluir a reportagem), subdivididas em subfunções, que constituem subsídio útil para o ensino-aprendizagem de língua/linguagem e estudos sobre gêneros textuais.

Palavras-chave:
reportagem de divulgação científica; organização retórica; gênero textual; sociorretórica

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