Acessibilidade / Reportar erro

Evaluation of enamel thickness of mandibular incisors

RESUMO

Objetivo:

Medir a espessura do esmalte nas superfícies proximais dos incisivos inferiores, usando imagens de microtomografia computadorizada (micro-CT).

Material e Métodos:

Quarenta e um incisivos inferiores com raiz única foram selecionados e analisados de acordo com as características anatômicas, formando três grupos: Grupo 1 - incisivos centrais (n = 18); Grupo 2 - incisivos laterais direitos (n = 10); e Grupo 3 - incisivos laterais esquerdos (n = 13). Primeiro, foi medida a espessura do esmalte nas áreas de contato proximal dos incisivos inferiores. Em segundo lugar, as faces mesial e distal dos incisivos laterais foram comparadas. Por fim, foi determinada a relação entre a largura do dente e a espessura média do esmalte. Cada dente foi escaneado com um scanner micro-CT, e a imagem foi processada com o software de análise SCANCO micro-CT.

Resultados:

Não houve diferenças estatisticamente significativas na espessura média do esmalte entre as superfícies mesial e distal de cada incisivo lateral, ou entre os incisivos laterais contralaterais. Em todas as superfícies analisadas, as zonas superiores apresentaram esmalte significativamente mais fino (0,52 ± 0,10 mm) quando comparadas às zonas média e inferior (0,60 ± 0,08 mm e 0,59 ± 0,08 mm, respectivamente). Não houve correlação (r = 0,07) entre a espessura do esmalte do incisivo inferior e a largura do dente.

Conclusões:

A espessura do esmalte dos incisivos inferiores é semelhante nas faces mesial e distal, com a camada mais fina localizada na zona superior.

Palavras-chave:
Espessura do esmalte; Incisivos inferiores

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br