Acessibilidade / Reportar erro

Plaque index and gingival index during rapid maxillary expansion of patients with unilateral cleft lip and palate

RESUMO

Objetivo:

avaliar, durante a expansão rápida da maxila (ERM), o índice de placa dentária (IP) e o índice gengival (IG) de pacientes com fissura labiopalatina unilateral (FLPU), usando o aparelho disjuntor Hyrax (HX) ou o mini-Hyrax invertido (MHXI), considerando-se também o sexo e a idade.

Métodos:

o IP (Quigley-Hein modificado por Turesky et al.) e o IG (Silness e Löe) de 28 pacientes com FLPU (11 meninas; 8-15 anos de idade) tratados com ativação diária do aparelho de ERM foram avaliados antes (T0) e após 7 (T1), 28 (T2) e 90 (T3) dias da ativação inicial. Modelos de regressão log-linear e correção de Bonferroni foram usados para analisar as possíveis diferenças de IP e IG entre os grupos, de acordo com o tipo de aparelho de ERM, sexo e idade, ao longo do tempo.

Resultados:

as comparações intragrupos revelaram aumentos significativos do IP em pacientes usando HX (T0< T2) ou MHXI (T0< T3; T1< T3), com idades entre 12 e 15 anos (T0 < T1; T0 < T2; T0 < T3), e do IG de pacientes usando MHXI (T0< T3; T1< T3), que eram meninas (T1 < T3; T2 < T3), com idades entre 12 e 15 anos (T0 < T3; T2 < T3). Uma diferença no IG entre grupos foi observada em relação à idade dos pacientes (8-11 < 12-15; T1).

Conclusões:

uma única diferença entre grupos foi encontrada, o que sugere que os resultados de IP e IG, durante a expansão maxilar, foram semelhantes entre os grupos HX e MHXI, bem como entre os sexos e idades analisadas. Dessa forma, os ortodontistas podem usar esses aparelhos de ERM no tratamento de pacientes com FLPU de acordo com as necessidades do paciente ou suas preferências.

Palavras-chave:
Fenda labial; Fenda palatina; Expansão maxilar; Índice de placa; Índice gengival

Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br