Acessibilidade / Reportar erro

Enamel surface evaluation after bracket debonding and different resin removal methods

OBJETIVO:

avaliar a superfície do esmalte, por meio de microscopia eletrônica de varredura, após descolagem de braquetes e o polimento do esmalte, com diferentes técnicas de remoção de resina, bem como comparar o tempo necessário para a realização do procedimento.

MÉTODOS:

foram utilizados 180 dentes bovinos decíduos. A superfície do esmalte dos dentes foi preparada e realizada a colagem dos braquetes com resina Transbond XT. Os braquetes foram removidos em máquina de ensaio mecânico. Foram formados, aleatoriamente, nove grupos, de acordo com o tipo de remoção da resina e de polimento, sendo: Grupo 1, broca de tungstênio de 30 lâminas em alta rotação; Grupo 2, broca de tungstênio de 30 lâminas em alta rotação e sequência de quatro discos Soflex (3M); Grupo 3, broca de tungstênio de 30 lâminas em alta rotação e pontas de acabamento Enhance (Dentsply). Todos os grupos foram subdividido em (a) sem polimento, (b) polimento com pasta de óxido de alumínio e (c) polimento com pedra-pomes. As superfícies foram avaliadas e foi realizada análise estatística.

RESULTADOS:

houve diferença estatística entre os grupos em relação à rugosidade de superfície e ao tempo de remoção. Os grupos 3a, 3b e 3c demonstraram ser os métodos mais eficientes de remoção da resina, promovendo pouco dano à superfície do esmalte. Os grupos 2a, 2b e 2c consumiram maior tempo de procedimento, e o grupo 2a causou maior dano ao esmalte.

CONCLUSÃO:

sugere-se como protocolo de remoção o uso de broca de tungstênio de 30 lâminas para remoção do maior volume da resina, pontas de acabamento Enhance e polimento com a pasta de óxido de alumínio, por produzirem menor dano.

Esmalte dentário; Descolagem dentária; Polimento dentário


Dental Press International Av. Luís Teixeira Mendes, 2712 , 87015-001 - Maringá - PR, Tel: (55 44) 3033-9818 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: artigos@dentalpress.com.br