Acessibilidade / Reportar erro

Cultura e sociedade

Esta edição de Estudos Avançados reúne três conjuntos de contribuições. No primeiro, sob o título de “Cultura e sociedade”, os diferentes textos revisitam temas relevantes de nossa contemporaneidade. Baseados em investigações originais, segundo diferentes perspectivas metodológicas inscritas em diversos territórios temáticos e conceituais, o conjunto dos textos procura acercar-se dos sentidos possíveis, ou talvez mesmo perdidos, dos tempos presentes.

Manuscritos inéditos de Carolina Maria de Jesus, escritos entre 1957 e 1962, constituem-se em objeto de instigante ensaio que toma a escritora como testemunha da vivência em favela e ao mesmo tempo sua repórter. As relações da literatura com as lutas pelo fim da escravidão no Brasil constituem-se em objeto de ensaio sobre o teatro de Artur Azevedo. O vernáculo como instrumento de colonização e a política de língua no Brasil são examinados por meio de textos psicanalíticos. Com base nas “cadeias de transmissão” contidas nas narrativas de Guimarães Rosa e tomando-se por referência a “psicanálise dos vínculos”, explora-se a família como espaço de transmissão de mensagens entre gerações.

Em outra contribuição, elege-se Franz Kafta como ilustração para colocar em debate conceitos como pertencimento/não pertencimento. Nessa mesma direção, a partir do conto “O silêncio das sereias” desse escritor, aborda-se a hipótese benjaminiana da impossibilidade da narrativa tradicional por força da degradação da experiência. Nesse núcleo de reflexão herdada da tradição alemã, outro ensaio examina a literatura como veículo de conhecimento a partir da forma soneto em Rilke e Hermann Broch. Por sua vez, a arte de William Blake fundamenta sugestivo debate a propósito de convergência de tradições mítico-religiosas, filosóficas e artísticas. Por fim, a seção abriga ensaio que trata de aspectos da diplomacia cultural brasileira nos Estados Unidos.

A edição deste número 103 dá continuidade a dois dossiês temáticos publicados no número anterior.1 1 Para saber mais sobre o número anterior, consultar Adorno (2021). O dossiê “Híbridos do conhecimento II” persiste focalizando temas e questões desenvolvidas no âmbito de grupos de pesquisa em Ambiente e Sociedade. Resultados de pesquisas originais, concluídas e em andamento, nesta edição são examinados com rigor temas tais como governança energética; avaliação de impacto ambiental, entre as quais a Gestão Baseada em Ecossistemas (GBE); natureza e impacto de pesquisas participativas na produção de saberes, de reflexão e auto-organização; a natureza híbrida do conceito de patrimônio cultural.

Por sua vez, o dossiê “Espaços religiosos II” igualmente dá continuidade aos temas introduzidos na edição antecedente. Compõem o conjunto contribuições que refletem a respeito da formação de acervos museográficos e colecionismo institucional; as contribuições de artistas como Cândido Portinari, Mino Cerezo Barredo e Claudio Pastro para a constituição de acervos no interior do estado de São Paulo; legados arquitetônicos nas cidades, suas transformações ao longo do tempo e mesmo em seus projetos iconográficos originais.

Referência

Nota

  • 1
    Para saber mais sobre o número anterior, consultar Adorno (2021ADORNO, S. Energia e ambiente, v.35, n.102, 2021. Disponível em: <https://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142021000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>.
    https://old.scielo.br/scielo.php?script=...
    ).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Nov 2021
  • Data do Fascículo
    Sep-Dec 2021
Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Rua da Reitoria,109 - Cidade Universitária, 05508-900 São Paulo SP - Brasil, Tel: (55 11) 3091-1675/3091-1676, Fax: (55 11) 3091-4306 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudosavancados@usp.br