Validação clínica do diagnóstico "falta de adesão" em pessoas com hipertensão arterial

Validación clínica del diagnóstico de enfermería "ausencia de adhesión" en personas con hipertensión

Célida Juliana de Oliveira Thelma Leite de Araujo Francisca Bertilia Chaves Costa Alice Gabrielle de Sousa Costa Sobre os autores

O objetivo deste estudo foi validar clinicamente o diagnóstico de enfermagem Falta de Adesão em pessoas com hipertensão arterial.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo metodológico, utilizando-se o modelo de validação clínica de diagnóstico. O conteúdo da proposta do diagnóstico foi inicialmente validado perante especialistas e depois clinicamente com 128 pacientes com hipertensão arterial atendidos pela Atenção Primária de Crato-Ceará, com o auxílio de duas enfermeiras clínicas, especialistas em terminologias de enfermagem e adesão terapêutica.

RESULTADOS:

Após a validação clínica, o diagnóstico passou a contar com seis características definidoras e doze fatores relacionados.

CONCLUSÃO:

Considera-se que o estudo forneceu direção para a eficiência do uso dos indicadores clínicos avaliados, contribuindo com o aprimoramento do diagnóstico Falta de Adesão e seus elementos constituintes. A Enfermagem deve se apropriar de suas tecnologias, buscando incrementar e amplificar sua utilização, contribuindo com a melhoria da assistência prestada.

Diagnóstico de enfermagem; Cooperação do paciente; Adesão ao medicamento; Estudos de validação


Universidade Federal do Rio de Janeiro Rua Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, 20211-110 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel: +55 21 3398-0952 e 3398-0941 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: annaneryrevista@gmail.com