Acessibilidade / Reportar erro

Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde1 1 Agradecemos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

Resumo:

O artigo objetivou averiguar as contribuições da extensão universitária na formação profissional e na promoção da saúde. Tratou-se de um estudo de revisão, com consulta às bases de dados LILACS, MEDLINE e Scielo em junho de 2019. Conforme critérios de elegibilidade, foram selecionados 18 artigos. Após síntese, os dados foram dispostos em tabelas e quadros. A abordagem metodológica mais utilizada foi a descritiva-qualitativa com enfoque no trabalho multidisciplinar, formação acadêmica e interação academia-comunidade. A extensão foi compreendida como estratégia para promover saúde e uma ferramenta factível para o desenvolvimento profissional. Considerou-se, todavia, necessário maior incentivo para seu fortalecimento e efetivação social.

Palavras-chave:
Extensão Universitária; Educação em Saúde; Promoção da Saúde; Formação Profissional

Abstract:

The aim of the article was to investigate the contributions of University Extension Programs in vocational training and health promotion. This was a review study, consulting the LILACS, MEDLINE and Scielo databases in June 2019. According to eligibility criteria, 18 articles were selected. After synthesis, the data were arranged in tables and charts. The descriptive-qualitative approach was the most used methodological approach with focus on multidisciplinary work, academic education and community-academy interaction. University extension was understood as a strategy to promote health and a feasible tool for professional development. However, it was considered necessary a greater incentive for its strengthening and social fulfillment.

Keywords:
University Extension; Health Education; Health Promotion; Professional Qualification

Introdução

O Plano Nacional de Extensão Universitária, fomentado no início dos anos 2000, menciona que as atividades de extensão são realizadas por várias áreas de conhecimento, apresentando diferentes estratégias. Essas atividades constituem-se em um dos pilares da tríade ensino-pesquisa-extensão, favorecendo que discentes e docentes adquiram habilidades, competências e atitude crítica-reflexiva para atuarem junto à comunidade (Oliveira; Almeida Júnior, 2015OLIVEIRA, Franklin Learcton Bezerra de; ALMEIDA JÚNIOR, José Jailson de. Motivações de Acadêmicos de Enfermagem Atuantes em Projetos de Extensão Universitária: a experiência da faculdade Ciências da Saúde do TRAIRÍ/UFRN. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 16, n. 1, p. 36-44, 2015.; Alves et al., 2016ALVES, Roseane Aparecida dos Reis et al. Extensão universitária e educação em doenças sexualmente transmissíveis e temas relacionados. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 14, n. 2, p. 1079-1083, 2016.).

Na área da saúde as estratégias aplicadas são diversificadas e objetivam estimular a aplicabilidade do conhecimento pelo aluno, bem como, constituir uma forma de comunicação junto à sociedade, especialmente para divulgar temas relacionados à promoção da saúde (Oliveira; Almeida Júnior, 2015OLIVEIRA, Franklin Learcton Bezerra de; ALMEIDA JÚNIOR, José Jailson de. Motivações de Acadêmicos de Enfermagem Atuantes em Projetos de Extensão Universitária: a experiência da faculdade Ciências da Saúde do TRAIRÍ/UFRN. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 16, n. 1, p. 36-44, 2015.; Deus; Krug, 2018DEUS, Gabriela Brum de; KRUG, Marilia de Rosso. Avaliação de um Projeto de Extensão Universitária na Percepção de Professores da Educação Básica. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 14, n. 3, p. 446-453, 2018.).

Neste contexto, a ação de extensão universitária caracteriza-se como um processo educativo dinâmico que favorece a junção entre o ensino em sala de aula e o aprendizado, conforme proposto no planejamento pedagógico de curso, e no cotidiano social, por meio da vivência do cenário da realidade (Síveres, 2013SÍVERES, Luiz (Org.). Extensão Universitária como um Princípio de Aprendizagem. Brasília: Liber Livro, 2013.; Minetto et al., 2016MINETTO, Cleomar et al. A Extensão Universitária na Formação de Estudantes do Curso de Administração - UFFS. Revista Conbrad, Campus Cerro Largo, v. 1, n. 1, p. 33-46, 2016.).

Para a comunidade, a ação de extensão oportuna um momento de participação ativa, discussão e reflexão em grupo para aquisição de conhecimentos sobre assuntos ligados ao processo saúde-doença e das boas práticas em saúde (Minetto et al., 2016MINETTO, Cleomar et al. A Extensão Universitária na Formação de Estudantes do Curso de Administração - UFFS. Revista Conbrad, Campus Cerro Largo, v. 1, n. 1, p. 33-46, 2016.; Silva et al., 2017SILVA, Clarissa Bohrer et al. Atividades de Educação em Saúde Junto ao Ensino Infantil: relato de experiência. Revista de Enfermagem UFPE online, v. 11, n. 12, p. 5455, 2017.).

Desta forma, a aproximação universidade-comunidade, com interlocução de saberes, estabelece contribuições para o aprofundamento da cidadania, fortalecimento da autonomia e a transformação social (Cortez; Silva, 2017CORTEZ, Elaine Antunes; SILVA, Lauanna Malafaia da. Pesquisa-Ação: promovendo educação em saúde com adolescentes sobre infecção sexualmente transmissível. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 11, n. 9, p. 3642-9, set. 2017.; Silva et al., 2017SILVA, Clarissa Bohrer et al. Atividades de Educação em Saúde Junto ao Ensino Infantil: relato de experiência. Revista de Enfermagem UFPE online, v. 11, n. 12, p. 5455, 2017.).

Considerando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), onde o modelo de atenção valoriza o princípio da integralidade, permeado pela prática humanizada e a promoção da saúde, bem como a necessidade de profissionais para atuar com competências específicas neste cenário, questiona-se: a implementação de ações de extensão universitária é um recurso favorável no processo de ensino-aprendizado para a atuação prática no âmbito da promoção da saúde?

Em vista disto, este artigo tem como objetivo realizar um levantamento das publicações nacionais que abordam as contribuições da ação de extensão universitária como estratégia para formação profissional e promoção da saúde.

Métodos

Para este estudo foi realizada uma revisão integrativa da literatura que incluiu a análise das publicações nacionais mais relevantes sobre as contribuições da ação de extensão universitária na promoção da saúde no Brasil, possibilitando reflexão e síntese do conhecimento sobre o tema, bem como proposição de sua aplicabilidade na prática em nosso contexto.

Os artigos foram obtidos por meio de acesso ao Portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com consulta às bases de dados LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), MEDILINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online) e SciELO (Scientific Electronic Library Online). Utilizou-se os Descritores: Extensão na relação comunidade-instituição, Promoção da Saúde, Educação em Saúde e Formação Profissional.

Como critérios para inclusão no estudo, determinou-se os artigos disponíveis na íntegra, publicados nos últimos cinco anos (2015-2019), nos idiomas inglês ou português, que abordassem a temática nos seguintes eixos: desenvolvimento de Projetos de Extensão Universitária para o ensino-aprendizado em saúde e ações de extensão promotoras da saúde na comunidade. Os critérios de exclusão foram os artigos que não apresentaram relação com as questões norteadoras do estudo, desenvolvidos com foco em outras áreas do ensino ou que abordavam outros níveis de atenção à saúde.

A busca pelos descritores possibilitou o levantamento inicial de 5.194 artigos, dos quais apenas 134 atenderam aos critérios de inclusão. Após a leitura dos resumos e realizando a exclusão de artigos duplicados, 48 foram selecionados para leitura na íntegra. Destes, apenas 18 artigos foram considerados para análise e discussão, por sua relação próxima às questões norteadoras do estudo, conforme demonstrado na Figura 1.

Figura 1
Fluxograma Com a Descrição dos Artigos Selecionados, Excluídos e Incluídos na Busca para o Estudo

Resultados

Foram identificadas durante o levantamento inúmeras publicações voltadas para atividades de extensão universitária, porém, priorizou-se as que abordavam ações voltadas para a promoção da saúde, coordenadas e/ou executadas por profissionais ou discentes da área da saúde. Nos 18 artigos selecionados para este estudo, obteve-se a seguinte distribuição por ano de publicação: 2015 (quatro), 2016 (três), 2017 (cinco), 2018 (quatro) e 2019 (dois). Os dados foram organizados por ano de publicação e dispostos visando a sua descrição nos seguintes aspectos: título, autoria, objetivo, método, resultados e/ou conclusões (Quadro 1).

Quadro 1
Síntese das características das publicações referentes às contribuições da ação de extensão universitária na promoção da saúde no Brasil (2019)

As produções estão concentradas em cinco áreas, com o maior número de artigos voltados a equipe multidisciplinar e de enfermagem. Dentre os métodos utilizados pelos autores destacam-se os trabalhos com abordagem qualitativa, os estudos documentais e os artigos de revisão. Apesar de o conteúdo geral estar centrado nas ações e experiências desenvolvidas pelas instituições de ensino superior para a promoção da saúde, o enfoque foi nas seguintes categorias: formação acadêmica, inter-relação academia e comunidade e aplicação de estratégias educativas/metodologias.

A maioria dos trabalhos foram publicados nas regiões Nordeste e Sudeste e estão direcionados para a esfera academia-comunidade, configurando a necessidade de investigar a vivência do discente na realidade local e o impacto das ações de extensão universitária em sua formação e no contexto social. Os dados de caracterização dos artigos estão demonstrados na Tabela 1.

Tabela 1
Distribuição das Publicações Conforme Local, Área de Concentração do Estudo, Método e Foco Temático, 2019

Discussão

Os dados obtidos permitiram identificar três categorias que serão descritas a seguir: A extensão universitária como estratégia pedagógica e prática educativa junto à comunidade, A extensão universitária como um recurso dinâmico para a formação profissional e a promoção da saúde e Os desafios para implementação das ações de extensão no âmbito da saúde.

A Extensão Universitária como Estratégia Pedagógica e Prática Educativa Junto à Comunidade

Pontua-se que a análise da evolução do ensino superior revela um processo dinâmico que está correlacionado às transformações ocorridas em vários contextos como o político, econômico e social (Vieira et al., 2017VIEIRA, Francilene de Sousa et al. Inter-Relação das Ações de Educação em Saúde no Contexto da Estratégia Saúde da Família: percepções do enfermeiro. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - RPCFO, v. 9, n. 4, p. 1139-1144, out. /nov. 2017.; Sampaio et al., 2018SAMPAIO, Josineide Francisco et al. A Extensão Universitária e a Promoção da Saúde no Brasil: revisão sistemática. Revista Portal: saúde e sociedade, v. 3, n. 3, p. 921-930, 2018.; Koglin; Koglin, 2019KOGLIN, Terena Souza da Silva; KOGLIN, João Carlos de Oliveira. A Importância da Extensão nas Universidades Brasileiras e a Transição do Reconhecimento ao Descaso. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 2, p. 71-78, maio/ago. 2019.; Rios; Caputo, 2019RIOS, David Ramos da Silva; CAPUTO, Maria Constantina. Para Além da Formação Tradicional em Saúde: experiência de educação popular em saúde na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 3, p. 184-195, 2019.).

Desta forma, a sociedade impulsiona a aproximação das instituições com o cenário social e o desenvolvimento de estratégias para formação de profissionais mais preparados para a execução de suas competências, e a geração e difusão de conhecimentos para a comunidade (Oliveira; Almeida Júnior, 2015OLIVEIRA, Franklin Learcton Bezerra de; ALMEIDA JÚNIOR, José Jailson de. Motivações de Acadêmicos de Enfermagem Atuantes em Projetos de Extensão Universitária: a experiência da faculdade Ciências da Saúde do TRAIRÍ/UFRN. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 16, n. 1, p. 36-44, 2015.; Moraes et al., 2016MORAES, Sandra Lúcia Dantas et al. Impacto de uma Experiência Extensionista na Formação Universitária. Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Camaragibe, v. 16, n. 1, p. 39-44, jan./mar. 2016.; Oliveira et al., 2017OLIVEIRA, Camila da Silva; BRÊTAS, Ana Cristina Passarella; ROSA, Anderson da Silva. A Importância da Extensão Universitária na Graduação e Prática Profissional de Enfermeiros. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 1, p. 171-186, jan./abr. 2017.; Deslandes; Arantes, 2017DESLANDES, Maria Sônia; ARANTES, Álisson Rabelo. Extensão Universitária como Meio de Transformação Social e Profissional. Sinapse Múltipla, v. 6, n. 2, p.179-183, 2017.; Barros; Franco, 2018BARROS, Fabiane Frigotto de; FRANCO, Adriana Cristina. Extensão Universitária em Saúde Ginecológica de Mulheres Trabalhadoras: educação para promoção da saúde. Revista Espaço para a Saúde, v. 19, n. 2, p. 43-53, 2018.).

Uma destas estratégias, pactuada por leis como o Plano Nacional de Educação, é a extensão universitária. Percebida como um movimento interdisciplinar, de cunho educativo-científico e inerente a cada projeto de curso, visa favorecer a interação entre o docente-discente e a comunidade, e facultar o compromisso das universidades de contribuir para a transformação social (Deslandes; Arantes, 2017DESLANDES, Maria Sônia; ARANTES, Álisson Rabelo. Extensão Universitária como Meio de Transformação Social e Profissional. Sinapse Múltipla, v. 6, n. 2, p.179-183, 2017.; Barros; Franco, 2018BARROS, Fabiane Frigotto de; FRANCO, Adriana Cristina. Extensão Universitária em Saúde Ginecológica de Mulheres Trabalhadoras: educação para promoção da saúde. Revista Espaço para a Saúde, v. 19, n. 2, p. 43-53, 2018.; Koglin; Koglin, 2019KOGLIN, Terena Souza da Silva; KOGLIN, João Carlos de Oliveira. A Importância da Extensão nas Universidades Brasileiras e a Transição do Reconhecimento ao Descaso. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 2, p. 71-78, maio/ago. 2019.; Rios; Caputo, 2019RIOS, David Ramos da Silva; CAPUTO, Maria Constantina. Para Além da Formação Tradicional em Saúde: experiência de educação popular em saúde na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 3, p. 184-195, 2019.).

Enfatiza-se que como processo educativo, a extensão universitária proporciona o intercâmbio entre o saber e o fazer, por meio da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no ambiente da sala de aula, articulando o processo de ensino por meio da ação em cenários reais (Costa et al., 2015COSTA, Deiziane Viana da Silva et al. Extensão Universitária na Promoção da Saúde Infantil: analisando estratégias educativas. Revista Ciência em Extensão, v. 11, n. 1, p. 25-31, 2015.; Oliveira; Almeida Júnior, 2015OLIVEIRA, Franklin Learcton Bezerra de; ALMEIDA JÚNIOR, José Jailson de. Motivações de Acadêmicos de Enfermagem Atuantes em Projetos de Extensão Universitária: a experiência da faculdade Ciências da Saúde do TRAIRÍ/UFRN. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 16, n. 1, p. 36-44, 2015.; Moimaz et al., 2015MOIMAZ, Suzely Adas Saliba et al. Extensão Universitária na Ótica de Acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista da ABENO, v. 15, n. 4, p. 45-54, 2015.; Calil et al., 2016CALIL, Luciane Noal et al. Cuidado à Saúde da Mulher na Extensão Universitária: abordagem de uma experiência. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 40, n. 3, p. 796-807, 2016. DOI: 10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a2246.
https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016....
; Ferreira et al., 2016FERREIRA, Raquel et al. Promoção de Saúde Bucal e Síndrome de Down: inclusão e qualidade de vida por meio da extensão universitária. Odonto, v. 24, n. 48, p. 45-53, 2016.; Cortez; Silva, 2017CORTEZ, Elaine Antunes; SILVA, Lauanna Malafaia da. Pesquisa-Ação: promovendo educação em saúde com adolescentes sobre infecção sexualmente transmissível. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 11, n. 9, p. 3642-9, set. 2017.; Rios; Caputo, 2019RIOS, David Ramos da Silva; CAPUTO, Maria Constantina. Para Além da Formação Tradicional em Saúde: experiência de educação popular em saúde na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 3, p. 184-195, 2019.).

É ressaltado que a interação entre a academia e a sociedade, por meio da extensão, é amplamente discutida e utilizada para a formação dos profissionais da saúde. Sua implementação está respaldada, e impulsionada, pelos princípios do sistema de saúde vigente no Brasil, o SUS (Lima et al., 2016LIMA, Graziele Zamineli et al. Percepção de Acadêmicos de Enfermagem sobre o Cuidado em Saúde Mental em Domicílio: uma abordagem qualitativa. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - RPCFO, v. 8, n. 2, p. 4255-4268, abr./jun. 2016.; Calil et al., 2016CALIL, Luciane Noal et al. Cuidado à Saúde da Mulher na Extensão Universitária: abordagem de uma experiência. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 40, n. 3, p. 796-807, 2016. DOI: 10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a2246.
https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016....
; Vieira et al., 2017VIEIRA, Francilene de Sousa et al. Inter-Relação das Ações de Educação em Saúde no Contexto da Estratégia Saúde da Família: percepções do enfermeiro. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - RPCFO, v. 9, n. 4, p. 1139-1144, out. /nov. 2017.; Koglin; Koglin, 2019KOGLIN, Terena Souza da Silva; KOGLIN, João Carlos de Oliveira. A Importância da Extensão nas Universidades Brasileiras e a Transição do Reconhecimento ao Descaso. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 2, p. 71-78, maio/ago. 2019.; Rios; Caputo, 2019RIOS, David Ramos da Silva; CAPUTO, Maria Constantina. Para Além da Formação Tradicional em Saúde: experiência de educação popular em saúde na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 3, p. 184-195, 2019.).

Em decorrência da necessidade de formação de profissionais para atuarem no âmbito da saúde, dentro do conceito proposto pelo SUS, foram elaboradas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN). Elas possuem conceitos abrangentes e contemplam, entre outros, a formação profissional voltada para o trabalho, a diversificação de cenários de prática e a integração ensino-serviço-gestão-comunidade. As DCN representam um marco por determinar um modelo para orientação pedagógico-curricular e fomentar a criação de inúmeros programas voltados para capacitação de profissionais objetivando consolidar o SUS como modelo de qualidade na atenção à saúde (Moimaz et al., 2015MOIMAZ, Suzely Adas Saliba et al. Extensão Universitária na Ótica de Acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista da ABENO, v. 15, n. 4, p. 45-54, 2015.; Carvalho et al., 2017CARVALHO, Vanessa Lôbo et al. Competências para Promoção da Saúde em Formandos dos Cursos da Área da Saúde. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 11, n. 8, p. 3269-78, ago. 2017.; Rios; Caputo, 2019RIOS, David Ramos da Silva; CAPUTO, Maria Constantina. Para Além da Formação Tradicional em Saúde: experiência de educação popular em saúde na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 3, p. 184-195, 2019.).

Destaca-se, nos requisitos para formação do profissional de saúde o desenvolvimento de competências específicas que irão possibilitar a execução de ações em todos os níveis de atenção, junto ao indivíduo ou coletividade, com qualidade e ética, discernimento crítico-reflexivo e corresponsabilização social (Oliveira; Almeida Júnior, 2015OLIVEIRA, Franklin Learcton Bezerra de; ALMEIDA JÚNIOR, José Jailson de. Motivações de Acadêmicos de Enfermagem Atuantes em Projetos de Extensão Universitária: a experiência da faculdade Ciências da Saúde do TRAIRÍ/UFRN. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 16, n. 1, p. 36-44, 2015.; Moimaz et al., 2015MOIMAZ, Suzely Adas Saliba et al. Extensão Universitária na Ótica de Acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista da ABENO, v. 15, n. 4, p. 45-54, 2015.; Carvalho et al., 2017CARVALHO, Vanessa Lôbo et al. Competências para Promoção da Saúde em Formandos dos Cursos da Área da Saúde. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 11, n. 8, p. 3269-78, ago. 2017.; Barros; Franco, 2018BARROS, Fabiane Frigotto de; FRANCO, Adriana Cristina. Extensão Universitária em Saúde Ginecológica de Mulheres Trabalhadoras: educação para promoção da saúde. Revista Espaço para a Saúde, v. 19, n. 2, p. 43-53, 2018.; Rios; Caputo, 2019RIOS, David Ramos da Silva; CAPUTO, Maria Constantina. Para Além da Formação Tradicional em Saúde: experiência de educação popular em saúde na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 3, p. 184-195, 2019.).

A vivência de extensão universitária oportuniza experiências aos discentes, direcionando-os para atitudes responsáveis e seguras, o que contribui para a promoção da comunicação entre a universidade e o ambiente externo e interliga desta forma o ensino, a pesquisa e a extensão (Sampaio et al., 2018SAMPAIO, Josineide Francisco et al. A Extensão Universitária e a Promoção da Saúde no Brasil: revisão sistemática. Revista Portal: saúde e sociedade, v. 3, n. 3, p. 921-930, 2018.).

Neste panorama, a extensão universitária é concebida pelos autores como uma estratégia fundamental e peculiar, com caráter educativo, científico-cultural e tecnológico, que favorece o desenvolvimento das competências dos profissionais da saúde delineadas no projeto pedagógico-curricular (Moimaz et al., 2015MOIMAZ, Suzely Adas Saliba et al. Extensão Universitária na Ótica de Acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista da ABENO, v. 15, n. 4, p. 45-54, 2015.; Calil et al., 2016CALIL, Luciane Noal et al. Cuidado à Saúde da Mulher na Extensão Universitária: abordagem de uma experiência. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 40, n. 3, p. 796-807, 2016. DOI: 10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a2246.
https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016....
; Deslandes; Arantes, 2017DESLANDES, Maria Sônia; ARANTES, Álisson Rabelo. Extensão Universitária como Meio de Transformação Social e Profissional. Sinapse Múltipla, v. 6, n. 2, p.179-183, 2017.; Rios; Caputo, 2019RIOS, David Ramos da Silva; CAPUTO, Maria Constantina. Para Além da Formação Tradicional em Saúde: experiência de educação popular em saúde na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 3, p. 184-195, 2019.). Percebe-se que a integração docente-discente-comunidade em contextos reais e cotidianos, com suas particularidades e vulnerabilidades, oportuniza aos alunos uma dinâmica que aprimora o saber-fazer, permitindo a junção entre o conhecimento aprendido teoricamente e o conhecimento oriundo da própria experiência (Oliveira; Almeida Júnior, 2015OLIVEIRA, Franklin Learcton Bezerra de; ALMEIDA JÚNIOR, José Jailson de. Motivações de Acadêmicos de Enfermagem Atuantes em Projetos de Extensão Universitária: a experiência da faculdade Ciências da Saúde do TRAIRÍ/UFRN. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 16, n. 1, p. 36-44, 2015.; Volpini et al., 2015VOLPINI, Carolina Rossato; NATALI, Paula Marçal; MÜLLER, Verônica Regina. Educação Social e Infância: atuação e formação profissional no projeto ‘brincadeiras com meninos e meninas de/e na rua’. Motrivivência, v. 27, n. 46, p. 203-213, 2015.; Ferreira et al., 2016FERREIRA, Raquel et al. Promoção de Saúde Bucal e Síndrome de Down: inclusão e qualidade de vida por meio da extensão universitária. Odonto, v. 24, n. 48, p. 45-53, 2016.; Moraes et al., 2016MORAES, Sandra Lúcia Dantas et al. Impacto de uma Experiência Extensionista na Formação Universitária. Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Camaragibe, v. 16, n. 1, p. 39-44, jan./mar. 2016.; Oliveira et al., 2017OLIVEIRA, Camila da Silva; BRÊTAS, Ana Cristina Passarella; ROSA, Anderson da Silva. A Importância da Extensão Universitária na Graduação e Prática Profissional de Enfermeiros. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 1, p. 171-186, jan./abr. 2017.; Vieira et al., 2017VIEIRA, Francilene de Sousa et al. Inter-Relação das Ações de Educação em Saúde no Contexto da Estratégia Saúde da Família: percepções do enfermeiro. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - RPCFO, v. 9, n. 4, p. 1139-1144, out. /nov. 2017.).

O desenvolvimento das competências, nas ações de extensão, amplia-se pela vivência, pela resolução de problemas, pela reflexão crítica-construtiva, pela autonomia, pelo trabalho em equipe e pela participação ativa dos indivíduos nos processos de produção de saúde (Lima et al., 2016LIMA, Graziele Zamineli et al. Percepção de Acadêmicos de Enfermagem sobre o Cuidado em Saúde Mental em Domicílio: uma abordagem qualitativa. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - RPCFO, v. 8, n. 2, p. 4255-4268, abr./jun. 2016.; Cortez; Silva, 2017CORTEZ, Elaine Antunes; SILVA, Lauanna Malafaia da. Pesquisa-Ação: promovendo educação em saúde com adolescentes sobre infecção sexualmente transmissível. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 11, n. 9, p. 3642-9, set. 2017.; Sampaio et al., 2018SAMPAIO, Josineide Francisco et al. A Extensão Universitária e a Promoção da Saúde no Brasil: revisão sistemática. Revista Portal: saúde e sociedade, v. 3, n. 3, p. 921-930, 2018.; Barros; Franco, 2018BARROS, Fabiane Frigotto de; FRANCO, Adriana Cristina. Extensão Universitária em Saúde Ginecológica de Mulheres Trabalhadoras: educação para promoção da saúde. Revista Espaço para a Saúde, v. 19, n. 2, p. 43-53, 2018.; Rios; Caputo, 2019RIOS, David Ramos da Silva; CAPUTO, Maria Constantina. Para Além da Formação Tradicional em Saúde: experiência de educação popular em saúde na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 3, p. 184-195, 2019.).

Concebe-se, ao analisar esta categoria, que as ações de extensão universitária propiciam a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, pois promovem a associação entre universidade e a sociedade, além de prestar serviços assistenciais e favorecer, sobretudo, o desenvolvimento de competências e o conhecimento.

A Extensão Universitária Como um Recurso Dinâmico Para a Formação Profissional e a Promoção da Saúde

Nas ações voltadas para promoção da saúde, a atividade extensionista destaca-se pela característica integradora. O conhecimento levado à comunidade também é permeado pelos saberes locais ou populares. A permuta de conhecimentos exprime um forte componente para propiciar a reformulação de conceitos, aprendizagem significativa sobre o processo saúde-doença e aumento da adesão às boas práticas em saúde (Costa et al., 2015COSTA, Deiziane Viana da Silva et al. Extensão Universitária na Promoção da Saúde Infantil: analisando estratégias educativas. Revista Ciência em Extensão, v. 11, n. 1, p. 25-31, 2015.; Calil et al., 2016CALIL, Luciane Noal et al. Cuidado à Saúde da Mulher na Extensão Universitária: abordagem de uma experiência. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 40, n. 3, p. 796-807, 2016. DOI: 10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a2246.
https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016....
; Ferreira et al., 2016FERREIRA, Raquel et al. Promoção de Saúde Bucal e Síndrome de Down: inclusão e qualidade de vida por meio da extensão universitária. Odonto, v. 24, n. 48, p. 45-53, 2016.; Lima et al., 2016LIMA, Graziele Zamineli et al. Percepção de Acadêmicos de Enfermagem sobre o Cuidado em Saúde Mental em Domicílio: uma abordagem qualitativa. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - RPCFO, v. 8, n. 2, p. 4255-4268, abr./jun. 2016.; Cortez; Silva, 2017CORTEZ, Elaine Antunes; SILVA, Lauanna Malafaia da. Pesquisa-Ação: promovendo educação em saúde com adolescentes sobre infecção sexualmente transmissível. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 11, n. 9, p. 3642-9, set. 2017.; Oliveira et al., 2017OLIVEIRA, Camila da Silva; BRÊTAS, Ana Cristina Passarella; ROSA, Anderson da Silva. A Importância da Extensão Universitária na Graduação e Prática Profissional de Enfermeiros. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 1, p. 171-186, jan./abr. 2017.; Sampaio et al., 2018SAMPAIO, Josineide Francisco et al. A Extensão Universitária e a Promoção da Saúde no Brasil: revisão sistemática. Revista Portal: saúde e sociedade, v. 3, n. 3, p. 921-930, 2018.; Souza; Carvalho, 2018SOUZA, Thais Cristina Flexa; CARVALHO, Jacira Nunes. A Percepção de Pais sobre Projeto de Extensão Universitária em Escola Amazônica. Enfermagem em Foco, v. 9, n. 3, p. 25-29, 2018.).

Salienta-se que durante a graduação é exercitada a tríade ensino-pesquisa e extensão. O aluno por meio da ação extensionista, direcionado e estimulado pelo docente, tem a oportunidade de demonstrar e aprimorar seu conhecimento, elaborar planejamentos e aplicar metodologias ativas para abordagem mais assertiva junto à comunidade. Desta forma, o desenvolvimento da estratégia permite o aprimoramento de competências, habilidades e atitudes, além das assimiladas na academia (Costa et al., 2015COSTA, Deiziane Viana da Silva et al. Extensão Universitária na Promoção da Saúde Infantil: analisando estratégias educativas. Revista Ciência em Extensão, v. 11, n. 1, p. 25-31, 2015.; Moimaz et al., 2015MOIMAZ, Suzely Adas Saliba et al. Extensão Universitária na Ótica de Acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista da ABENO, v. 15, n. 4, p. 45-54, 2015.; Calil et al., 2016CALIL, Luciane Noal et al. Cuidado à Saúde da Mulher na Extensão Universitária: abordagem de uma experiência. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 40, n. 3, p. 796-807, 2016. DOI: 10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a2246.
https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016....
; Moraes et al., 2016MORAES, Sandra Lúcia Dantas et al. Impacto de uma Experiência Extensionista na Formação Universitária. Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Camaragibe, v. 16, n. 1, p. 39-44, jan./mar. 2016.; Oliveira et al., 2017OLIVEIRA, Camila da Silva; BRÊTAS, Ana Cristina Passarella; ROSA, Anderson da Silva. A Importância da Extensão Universitária na Graduação e Prática Profissional de Enfermeiros. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 1, p. 171-186, jan./abr. 2017.; Deslandes; Arantes; 2017DESLANDES, Maria Sônia; ARANTES, Álisson Rabelo. Extensão Universitária como Meio de Transformação Social e Profissional. Sinapse Múltipla, v. 6, n. 2, p.179-183, 2017.; Rios, Caputo; 2019RIOS, David Ramos da Silva; CAPUTO, Maria Constantina. Para Além da Formação Tradicional em Saúde: experiência de educação popular em saúde na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 3, p. 184-195, 2019.).

Um aspecto considerado relevante na prática da ação comunitária é a oportunidade de perceber o outro, suas concepções e perspectivas. Na proposta da integralidade da assistência, o principal desafio do profissional é a capacidade de identificar e delimitar as reais necessidades de saúde e de cuidado. A percepção do outro e a escuta qualificada são fundamentais para o planejamento de ações efetivas que garantam qualidade, humanização na assistência e valorização dos sujeitos (Moimaz et al., 2015MOIMAZ, Suzely Adas Saliba et al. Extensão Universitária na Ótica de Acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista da ABENO, v. 15, n. 4, p. 45-54, 2015.; Calil et al., 2016CALIL, Luciane Noal et al. Cuidado à Saúde da Mulher na Extensão Universitária: abordagem de uma experiência. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 40, n. 3, p. 796-807, 2016. DOI: 10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a2246.
https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016....
; Lima et al., 2016LIMA, Graziele Zamineli et al. Percepção de Acadêmicos de Enfermagem sobre o Cuidado em Saúde Mental em Domicílio: uma abordagem qualitativa. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - RPCFO, v. 8, n. 2, p. 4255-4268, abr./jun. 2016.; Moraes et al., 2016MORAES, Sandra Lúcia Dantas et al. Impacto de uma Experiência Extensionista na Formação Universitária. Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Camaragibe, v. 16, n. 1, p. 39-44, jan./mar. 2016.; Cortez; Silva, 2017CORTEZ, Elaine Antunes; SILVA, Lauanna Malafaia da. Pesquisa-Ação: promovendo educação em saúde com adolescentes sobre infecção sexualmente transmissível. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 11, n. 9, p. 3642-9, set. 2017.; Souza; Carvalho, 2018SOUZA, Thais Cristina Flexa; CARVALHO, Jacira Nunes. A Percepção de Pais sobre Projeto de Extensão Universitária em Escola Amazônica. Enfermagem em Foco, v. 9, n. 3, p. 25-29, 2018.; Barros; Franco, 2018BARROS, Fabiane Frigotto de; FRANCO, Adriana Cristina. Extensão Universitária em Saúde Ginecológica de Mulheres Trabalhadoras: educação para promoção da saúde. Revista Espaço para a Saúde, v. 19, n. 2, p. 43-53, 2018.; Rios; Caputo, 2019RIOS, David Ramos da Silva; CAPUTO, Maria Constantina. Para Além da Formação Tradicional em Saúde: experiência de educação popular em saúde na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 3, p. 184-195, 2019.).

As avaliações realizadas, após a aplicação das ações de extensão, sugeriram que os acadêmicos foram estimulados a valorizar os processos educativos e preventivos, bem como ampliar a percepção do trabalho em equipe e de sua importância no contexto da promoção da saúde (Costa et al., 2015COSTA, Deiziane Viana da Silva et al. Extensão Universitária na Promoção da Saúde Infantil: analisando estratégias educativas. Revista Ciência em Extensão, v. 11, n. 1, p. 25-31, 2015.; Volpini et al., 2015VOLPINI, Carolina Rossato; NATALI, Paula Marçal; MÜLLER, Verônica Regina. Educação Social e Infância: atuação e formação profissional no projeto ‘brincadeiras com meninos e meninas de/e na rua’. Motrivivência, v. 27, n. 46, p. 203-213, 2015.; Calil et al., 2016CALIL, Luciane Noal et al. Cuidado à Saúde da Mulher na Extensão Universitária: abordagem de uma experiência. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 40, n. 3, p. 796-807, 2016. DOI: 10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a2246.
https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016....
; Ferreira et al., 2016FERREIRA, Raquel et al. Promoção de Saúde Bucal e Síndrome de Down: inclusão e qualidade de vida por meio da extensão universitária. Odonto, v. 24, n. 48, p. 45-53, 2016.; Sampaio et al., 2018SAMPAIO, Josineide Francisco et al. A Extensão Universitária e a Promoção da Saúde no Brasil: revisão sistemática. Revista Portal: saúde e sociedade, v. 3, n. 3, p. 921-930, 2018.).

A vivência do trabalho coletivo e interdisciplinar foi considerada uma atividade expressiva, pois aprender a atuar e produzir em equipe aprimora várias habilidades e atitudes consideradas importantes para a prática em saúde, como a cooperação e o compartilhamento de saberes. A inter-relação com as equipes existentes na comunidade é apontada como uma prática positiva para a promoção da saúde (Moimaz et al., 2015MOIMAZ, Suzely Adas Saliba et al. Extensão Universitária na Ótica de Acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista da ABENO, v. 15, n. 4, p. 45-54, 2015.; Oliveira; Almeida Júnior, 2015OLIVEIRA, Franklin Learcton Bezerra de; ALMEIDA JÚNIOR, José Jailson de. Motivações de Acadêmicos de Enfermagem Atuantes em Projetos de Extensão Universitária: a experiência da faculdade Ciências da Saúde do TRAIRÍ/UFRN. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 16, n. 1, p. 36-44, 2015.; Cortez; Silva, 2017CORTEZ, Elaine Antunes; SILVA, Lauanna Malafaia da. Pesquisa-Ação: promovendo educação em saúde com adolescentes sobre infecção sexualmente transmissível. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 11, n. 9, p. 3642-9, set. 2017.; Carvalho et al., 2017CARVALHO, Vanessa Lôbo et al. Competências para Promoção da Saúde em Formandos dos Cursos da Área da Saúde. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 11, n. 8, p. 3269-78, ago. 2017.; Sampaio et al., 2018SAMPAIO, Josineide Francisco et al. A Extensão Universitária e a Promoção da Saúde no Brasil: revisão sistemática. Revista Portal: saúde e sociedade, v. 3, n. 3, p. 921-930, 2018.).

Outro aspecto considerado na avaliação da ação extensionista é a percepção da comunidade atendida. Nos projetos desenvolvidos houve compreensão da importância da ação enquanto atividade favorecedora do entendimento do processo saúde-doença e autocuidado. O indivíduo atendido na comunidade é um potencial disseminador das informações e conhecimentos adquiridos. Nesta perspectiva, a ação extensionista contribui na habilitação de multiplicadores de ações promotoras da saúde (Calil, et al., 2016CALIL, Luciane Noal et al. Cuidado à Saúde da Mulher na Extensão Universitária: abordagem de uma experiência. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 40, n. 3, p. 796-807, 2016. DOI: 10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a2246.
https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016....
; Ferreira et al., 2016FERREIRA, Raquel et al. Promoção de Saúde Bucal e Síndrome de Down: inclusão e qualidade de vida por meio da extensão universitária. Odonto, v. 24, n. 48, p. 45-53, 2016.; Barros; Franco, 2018BARROS, Fabiane Frigotto de; FRANCO, Adriana Cristina. Extensão Universitária em Saúde Ginecológica de Mulheres Trabalhadoras: educação para promoção da saúde. Revista Espaço para a Saúde, v. 19, n. 2, p. 43-53, 2018.; Sampaio et al., 2018SAMPAIO, Josineide Francisco et al. A Extensão Universitária e a Promoção da Saúde no Brasil: revisão sistemática. Revista Portal: saúde e sociedade, v. 3, n. 3, p. 921-930, 2018.; Souza; Carvalho, 2018SOUZA, Thais Cristina Flexa; CARVALHO, Jacira Nunes. A Percepção de Pais sobre Projeto de Extensão Universitária em Escola Amazônica. Enfermagem em Foco, v. 9, n. 3, p. 25-29, 2018.).

Destaca-se, como ponto focal nessa discussão, a concepção de educação em saúde como uma das articulações que visa a formação de práticas educativas aplicadas para ensinar a comunidade a promover a saúde. Desta forma, a estratégia extensão universitária ganha relevância pela sua responsabilidade social na geração de conhecimento na população, por meio da motivação à participação, pelo estímulo a autonomia e o empoderamento para melhorar sua qualidade de vida.

Os Desafios Para Implementação das Ações de Extensão no Âmbito da Saúde

Embora a atividade de extensão seja percebida como uma estratégia positiva em inúmeros aspectos, como a formação de competências profissionais e a transformação das práticas em busca do comportamento de saúde, os autores enumeram fatores que são desafios para a implementação das ações junto à sociedade, conforme demonstrado no Quadro 2.

Quadro 2
Fatores Percebidos Como Desafios Para Implementação das Ações de Extensão Universitária (2019)

Observa-se que os fatores listados são relevantes e remetem às vulnerabilidades e aos desafios vinculados à execução de ações de extensão. Dentre elas, faz-se necessário destacar a pouca valorização da atividade extensionista no cenário da academia e as condições desfavoráveis para sua prática. É imprescindível o estímulo a projetos fundamentados no diagnóstico situacional das reais necessidades da comunidade a ser contemplada, o incentivo à capacitação e ao engajamento dos docentes, a disponibilização de recursos para o desenvolvimento das intervenções e a ampliação de oportunidades de promoção à saúde (Moimaz et al., 2015MOIMAZ, Suzely Adas Saliba et al. Extensão Universitária na Ótica de Acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista da ABENO, v. 15, n. 4, p. 45-54, 2015.; Oliveira; Almeida Júnior, 2015OLIVEIRA, Franklin Learcton Bezerra de; ALMEIDA JÚNIOR, José Jailson de. Motivações de Acadêmicos de Enfermagem Atuantes em Projetos de Extensão Universitária: a experiência da faculdade Ciências da Saúde do TRAIRÍ/UFRN. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 16, n. 1, p. 36-44, 2015.; Volpini et al., 2015VOLPINI, Carolina Rossato; NATALI, Paula Marçal; MÜLLER, Verônica Regina. Educação Social e Infância: atuação e formação profissional no projeto ‘brincadeiras com meninos e meninas de/e na rua’. Motrivivência, v. 27, n. 46, p. 203-213, 2015.; Calil et al., 2016CALIL, Luciane Noal et al. Cuidado à Saúde da Mulher na Extensão Universitária: abordagem de uma experiência. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 40, n. 3, p. 796-807, 2016. DOI: 10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a2246.
https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016....
; Oliveira et al., 2017OLIVEIRA, Camila da Silva; BRÊTAS, Ana Cristina Passarella; ROSA, Anderson da Silva. A Importância da Extensão Universitária na Graduação e Prática Profissional de Enfermeiros. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 1, p. 171-186, jan./abr. 2017.; Deslandes; Arantes; 2017DESLANDES, Maria Sônia; ARANTES, Álisson Rabelo. Extensão Universitária como Meio de Transformação Social e Profissional. Sinapse Múltipla, v. 6, n. 2, p.179-183, 2017.; Carvalho et al., 2017CARVALHO, Vanessa Lôbo et al. Competências para Promoção da Saúde em Formandos dos Cursos da Área da Saúde. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 11, n. 8, p. 3269-78, ago. 2017.; Koglin; Koglin, 2019KOGLIN, Terena Souza da Silva; KOGLIN, João Carlos de Oliveira. A Importância da Extensão nas Universidades Brasileiras e a Transição do Reconhecimento ao Descaso. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 2, p. 71-78, maio/ago. 2019.).

Enfatiza-se que durante a análise das publicações não foi observada contrariedade entre os autores nas categorias elencadas para discussão.

Considerações Finais

A análise dos artigos possibilitou considerar que a parceria entre a universidade e a comunidade pode ser compreendida como uma alternativa para promoção da saúde, por meio da vivência e da produção de conhecimento no contexto e cotidiano social. A atividade de extensão configura uma contrapartida, no âmbito da política de saúde vigente, junto à gestão das diversas esferas governamentais, objetivando contribuir na ampliação do atendimento à saúde com qualidade à população brasileira.

A ação de extensão universitária é uma ferramenta factível que tange a integralidade da assistência à saúde, nos diversos níveis de atenção, e ganha maior expressão na promoção da saúde por meio das práticas educativas e da reformulação de saberes na junção do conhecimento técnico-científico e popular.

Considerou-se que a vivência da extensão universitária propicia a interação sociocultural à comunidade acadêmica, fator que parece contribuir para o aprendizado e favorecer a percepção do processo saúde-doença.

Verificou-se que o convívio entre a comunidade e a academia fortalece a tríade ensino-prática-pesquisa, o que pode impulsionar o desenvolvimento de estudos em outras áreas de formação acadêmica, como as Ciências Humanas e Exatas. Considerando a ação de extensão universitária, como estratégia de formação e promoção de saúde, percebeu-se a necessidade de maior incentivo político e econômico, para seu fortalecimento e efetivação de sua proposta na academia e na comunidade.

Em nossa prática docente, nota-se que a inter-relação extensão universitária-formação profissional parece contribuir positivamente no desenvolvimento de competências para a atuação nos cenários de prática e no âmbito da promoção à saúde. O processo de ensino-aprendizado na comunidade pode configurar uma ação potencializadora de mudanças na prática educativa em saúde.

Entretanto, este estudo sinaliza que, para fortalecer a Extensão Universitária como estratégia educativa para discentes e comunidade, é necessário aprofundar as discussões na academia, fomentar projetos direcionados às necessidades da população a ser atendida e valorizar os docentes envolvidos.

Um dos fatores limitantes do estudo foi o reduzido número de publicações sobre as atividades de extensão universitária com uma reflexão sobre o seu impacto na formação dos profissionais ou voltadas à promoção da saúde, sugerindo a necessidade de maior valorização deste tema.

Por considerar a relevância e abrangência desta temática, bem como, perceber a necessidade de ampliar esta discussão e igualmente colaborar para a fomentação de novas publicações, sugere-se a inclusão no banco de Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) do termo Extensão Universitária.

  • 1
    Agradecemos à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

Referências

  • ALVES, Roseane Aparecida dos Reis et al. Extensão universitária e educação em doenças sexualmente transmissíveis e temas relacionados. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 14, n. 2, p. 1079-1083, 2016.
  • BARROS, Fabiane Frigotto de; FRANCO, Adriana Cristina. Extensão Universitária em Saúde Ginecológica de Mulheres Trabalhadoras: educação para promoção da saúde. Revista Espaço para a Saúde, v. 19, n. 2, p. 43-53, 2018.
  • CALIL, Luciane Noal et al. Cuidado à Saúde da Mulher na Extensão Universitária: abordagem de uma experiência. Revista Baiana de Saúde Pública, Salvador, v. 40, n. 3, p. 796-807, 2016. DOI: 10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a2246.
    » https://doi.org/10.22278/2318-2660.2016.v40.n3.a2246
  • CARVALHO, Vanessa Lôbo et al. Competências para Promoção da Saúde em Formandos dos Cursos da Área da Saúde. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 11, n. 8, p. 3269-78, ago. 2017.
  • CORTEZ, Elaine Antunes; SILVA, Lauanna Malafaia da. Pesquisa-Ação: promovendo educação em saúde com adolescentes sobre infecção sexualmente transmissível. Revista de Enfermagem UFPE online, Recife, v. 11, n. 9, p. 3642-9, set. 2017.
  • COSTA, Deiziane Viana da Silva et al. Extensão Universitária na Promoção da Saúde Infantil: analisando estratégias educativas. Revista Ciência em Extensão, v. 11, n. 1, p. 25-31, 2015.
  • DESLANDES, Maria Sônia; ARANTES, Álisson Rabelo. Extensão Universitária como Meio de Transformação Social e Profissional. Sinapse Múltipla, v. 6, n. 2, p.179-183, 2017.
  • DEUS, Gabriela Brum de; KRUG, Marilia de Rosso. Avaliação de um Projeto de Extensão Universitária na Percepção de Professores da Educação Básica. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 14, n. 3, p. 446-453, 2018.
  • FERREIRA, Raquel et al. Promoção de Saúde Bucal e Síndrome de Down: inclusão e qualidade de vida por meio da extensão universitária. Odonto, v. 24, n. 48, p. 45-53, 2016.
  • KOGLIN, Terena Souza da Silva; KOGLIN, João Carlos de Oliveira. A Importância da Extensão nas Universidades Brasileiras e a Transição do Reconhecimento ao Descaso. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 10, n. 2, p. 71-78, maio/ago. 2019.
  • LIMA, Graziele Zamineli et al. Percepção de Acadêmicos de Enfermagem sobre o Cuidado em Saúde Mental em Domicílio: uma abordagem qualitativa. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - RPCFO, v. 8, n. 2, p. 4255-4268, abr./jun. 2016.
  • MINETTO, Cleomar et al. A Extensão Universitária na Formação de Estudantes do Curso de Administração - UFFS. Revista Conbrad, Campus Cerro Largo, v. 1, n. 1, p. 33-46, 2016.
  • MOIMAZ, Suzely Adas Saliba et al. Extensão Universitária na Ótica de Acadêmicos: o agente fomentador das Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista da ABENO, v. 15, n. 4, p. 45-54, 2015.
  • MORAES, Sandra Lúcia Dantas et al. Impacto de uma Experiência Extensionista na Formação Universitária. Revista de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Camaragibe, v. 16, n. 1, p. 39-44, jan./mar. 2016.
  • OLIVEIRA, Camila da Silva; BRÊTAS, Ana Cristina Passarella; ROSA, Anderson da Silva. A Importância da Extensão Universitária na Graduação e Prática Profissional de Enfermeiros. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 1, p. 171-186, jan./abr. 2017.
  • OLIVEIRA, Franklin Learcton Bezerra de; ALMEIDA JÚNIOR, José Jailson de. Motivações de Acadêmicos de Enfermagem Atuantes em Projetos de Extensão Universitária: a experiência da faculdade Ciências da Saúde do TRAIRÍ/UFRN. Revista Espaço para a Saúde, Londrina, v. 16, n. 1, p. 36-44, 2015.
  • RIOS, David Ramos da Silva; CAPUTO, Maria Constantina. Para Além da Formação Tradicional em Saúde: experiência de educação popular em saúde na formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 3, p. 184-195, 2019.
  • SAMPAIO, Josineide Francisco et al. A Extensão Universitária e a Promoção da Saúde no Brasil: revisão sistemática. Revista Portal: saúde e sociedade, v. 3, n. 3, p. 921-930, 2018.
  • SILVA, Clarissa Bohrer et al. Atividades de Educação em Saúde Junto ao Ensino Infantil: relato de experiência. Revista de Enfermagem UFPE online, v. 11, n. 12, p. 5455, 2017.
  • SÍVERES, Luiz (Org.). Extensão Universitária como um Princípio de Aprendizagem Brasília: Liber Livro, 2013.
  • SOUZA, Thais Cristina Flexa; CARVALHO, Jacira Nunes. A Percepção de Pais sobre Projeto de Extensão Universitária em Escola Amazônica. Enfermagem em Foco, v. 9, n. 3, p. 25-29, 2018.
  • VIEIRA, Francilene de Sousa et al. Inter-Relação das Ações de Educação em Saúde no Contexto da Estratégia Saúde da Família: percepções do enfermeiro. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - RPCFO, v. 9, n. 4, p. 1139-1144, out. /nov. 2017.
  • VOLPINI, Carolina Rossato; NATALI, Paula Marçal; MÜLLER, Verônica Regina. Educação Social e Infância: atuação e formação profissional no projeto ‘brincadeiras com meninos e meninas de/e na rua’. Motrivivência, v. 27, n. 46, p. 203-213, 2015.

Editado por

Editora-responsável: Beatriz Vargas Dorneles

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Jun 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    02 Dez 2019
  • Aceito
    25 Jan 2021
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br