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Every Book You Take: Evaluating Compliance Behavior in an Information Commons I thank the Editor, Dante Mendes Aldrighi, as well as three anonymous referees, for detailed comments and suggestions that greatly improved the paper. I also thank the comments from Fernando Postali, Gilberto Tadeu Lima, Gílson Geraldino Jr., Ivam Ricardo Peleias, Marcos Poplawski-Ribeiro, Maria Sylvia Saes, Vitor Nasu, and seminar participants at the 25th Annual Conference of the Society for Institutional and Organizational Economics (SIOE), Fundação Getúlio Vargas (FGV), and Universidade de São Paulo (USP). All remaining errors are my own.

Resumo

Nos últimos anos, tem ocorrido um acalorado debate relacionado aos efeitos da formação na área de negócios sobre o comportamento ético. Segundo alguns autores, alunos formados em cursos da área de negócios - como administração de empresas, ciências contábeis e ciências econômicas - estariam, em princípio, mais propensos a pegar carona ou se desviar de coalizões em situações de ação coletiva, dada a ênfase desses cursos em valores individualistas. Outros autores contestaram essa visão, apresentando evidências empíricas que questionam a ligação entre formação em negócios e comportamentos oportunistas. O presente artigo revisita esse debate, estudando o impacto da formação acadêmica na área de negócios sobre o cumprimento de regras em um tipo específico de information commons (bibliotecas). Empregando uma nova base de dados, relacionada a mais de 700.000 transações de bibliotecas ocorridas durante um período de dez anos (2006-2015), a pesquisa busca correlacionar a formação em negócios com o comportamento de conformidade dos usuários, controlando para características invariantes no tempo. Em termos de resultados, não são encontradas evidências de um efeito significativo da formação em negócios sobre o cumprimento de regras nesse contexto específico. De fato, algumas das estimativas econométricas relatadas sugerem uma correlação negativa entre esse tipo de formação e comportamentos de conformidade. Os resultados reportados neste artigo têm importantes implicações para teorias éticas em economia, sugerindo que comportamentos de conformidade dependem do contexto considerado.

Palavras-chave:
Ética empresarial; Comportamento de economistas; Information Commons; Comportamento organizacional; Cumprimento de regras

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