Caro editor,
O artigo ilustra o desafio contínuo que os médicos enfrentam para se manterem atualizados em benefício de um tratamento de qualidade aos pacientes. Mas isso esbarra na grande carga horária e na dedicação que a profissão exige.(1)
Uma possível solução encontrada por algumas instituições de ensino para aumentar a aderência e a abrangência da Educação Médica Continuada é o uso do ensino à distância por meio da internet, ou seja, os cursos on-line. Essa modalidade de ensino permite que as aulas atinjam abrangência global, principalmente se ministradas em inglês, o que amplia a capacidade de atrair médicos de várias cidades e países. Tal prática dispensa a necessidade de espaço físico, problema encontrado por muitas instituições. O curso pela internet oferece maior flexibilidade de horário para os médicos de uma mesma instituição que possuam turnos de trabalho diferentes. Um curso on-line pode ter um custo maior em curto prazo, mas permite que muito material seja reutilizado em outras ocasiões, reduzindo o investimento. Existe a possibilidade da participação de professores de outros hospitais e países. O feedback aos professores é imediato quanto à quantidade de participantes, e parte da deficiência do contato com o professor pode ser contornada com a utilização de fóruns on-line.(2)
Essa prática pode contribuir para que os hospitais mantenham-se como estimuladores do aprendizado contínuo, incentivando os médicos a buscarem cumprir as metas do programa de Educação Médica Continuada.
Referências bibliográficas
- 1 Carrera RM, Cendoroglo Neto M, Gonçales PD, Marques FR, Sardenberg C, Glezer M, et al. Association between participation and compliance with Continuing Medical Education and care production by physicians: a crosssectional study. einstein (São Paulo). 2015;13(1):1-6.
- 2 Anderson T. Toward a theory of on line learning. In: Anderson T, Elloumi F, editor. Theory and practice of online learning. Athabasca, AB, Canada: Athabasca University; 2004. p. 33-46.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Apr-Jun 2015
