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Avaliação da qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde para crianças: reflexões sobre a viabilidade do uso rotineiro do Primary Care Assessment Tool-Brazil

RESUMO

Objetivo

Avaliar a qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde prestados às crianças e a viabilidade de usar a versão brasileira da Primary Care Assessment Tool (PCAT-Brazil) como ferramenta rotineira de avaliação da qualidade.

Métodos

Estudo transversal, realizado em Joanópolis, um pequeno município rural no Estado de São Paulo. Sete profissionais de saúde e 502 responsáveis legais de crianças que usaram o centro de saúde foram entrevistados usando a PCAT-Brazil, para coleta de dados sobre os atributos essenciais e derivados dos serviços de Atenção Primária à Saúde oferecidos às crianças. Foi calculado o escore para cada atributo.

Resultados

Os responsáveis classificaram como satisfatórios os atributos como “grau de afiliação”, “acesso de primeiro contato − utilização”, “coordenação” e “integralidade − serviços disponíveis”. Os atributos “acesso de primeiro contato − acessibilidade”, “longitudinalidade”, “integralidade − serviços prestados” e “orientação familiar e comunitária” foram classificados como insatisfatórios. Por outro lado, os profissionais de saúde apenas classificaram o atributo “acessibilidade do primeiro contato” como satisfatório e consideraram todos os outros atributos de Atenção Primária à Saúde como necessidade de melhoria. Para realizar este estudo, foram investidas pelo menos 1.241 horas de trabalho e o orçamento estimado foi de R$12.900,00 (ou U$3,953.00).

Conclusão

Usar a PCAT-Brazil como ferramenta de avaliação e planejamento de rotina pareceu não ser viável neste estudo, pelos altos custos, pela falta de pessoal treinado e pelo grande número de horas de trabalho exigido. Para superar os obstáculos encontrados, conselhos foram formulados com base na experiência de campo.

Qualidade da assistência à saúde; Atenção primária à saúde; Criança; Brasil

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