Artigo avaliado: SILVA, Victoria Venancio; ALCARÁ, Adriana Rosecler. Necessidades informacionais de migrantes Haitianos e a competência em informação para promoção da cidadania. Em Questão, Porto Alegre, v. 31, e-147195, 2025. https://doi.org/10.1590/1808-5245.31.147195
PARECER
Completo em: 2025-07-23 20:12
Recomendação: Correções obrigatórias
1. Adequação ao perfil editorial da Revista Em Questão:*
Excelente
2. Relevância do tema:*
Excelente
3. Originalidade na abordagem do tema:*
Excelente
4. Contribuição para a área da Ciência da Informação:*
Excelente
5. Considerações a respeito da relevância, originalidade e contribuição para a área do conhecimento:
O artigo apresenta relevância e originalidade ao abordar a competência em informação como ferramenta de promoção da cidadania para migrantes. Contribui de forma significativa com as discussões sobre o papel da competência em informação para o desenvolvimento de ações práticas e políticas públicas inclusivas.
6. Qualidade e pertinência do referencial teórico:*
Bom
7. Considerações a respeito da qualidade e pertinência do referencial teórico:
O referencial teórico sobre competência em informação é pertinente à proposta e se destaca pelo diálogo com referências sobre migração, refugiados, direitos humanos e políticas públicas.
8. Pertinência e adequação dos procedimentos metodológicos:*
Bom
9. Clareza na apresentação e detalhamento dos procedimentos metodológicos:*
Bom
10. Considerações a respeito dos procedimentos metodológicos:
Os procedimentos metodológicos adotados são adequados e alinhados aos objetivos. A adoção de múltiplas técnicas para coleta de dados é positiva e permite um panorama amplo para análise. A submissão ao Comitê de Ética e a tradução dos instrumentos demonstram o cuidado ético e metodológico da pesquisa, especialmente com os sujeitos envolvidos.
11. Consistência e discussão dos resultados e coerência das conclusões:*
Bom
12. Considerações a respeito dos resultados e das conclusões:
Os resultados da pesquisa são pertinentes. As conclusões são bem fundamentadas e demonstram como o desenvolvimento da competência em informação pode atuar como ferramenta de empoderamento e promoção da cidadania. O estudo reforça a urgência de políticas públicas e ações inclusivas que considerem as especificidades culturais e sociais dos migrantes, que podem inclusive serem aplicadas a outros sujeitos e contextos.
13. Qualidade da argumentação (clareza, concisão, objetividade), correção textual e estrutura do texto:*
Bom
14. Considerações a respeito da linguagem e redação do texto:*
Apresenta argumentação clara e objetiva, com linguagem acessível, contudo carece de uma revisão apurada, observando gramática, orografia, normas da ABNT e o próprio template do periódico.
15. Qual a sua recomendação sobre o aceite do artigo?*
Aceite, com correções (especificar no quadro a seguir).
16. Especificar as alterações sugeridas e/ou justificar a não aceitação.*
Recomenda-se revisão textual, uniformização da terminologia “competência em informação” e “competência informacional”. Rever trechos excessivamente descritivos, na fundamentação teórica e na apresentação dos resultados que podem ser sintetizados para favorecer a objetividade e evitar redundâncias. O uso de citações longas na discussão dos resultados e nas Considerações finais não contribui pra fluência da leitura. Uma vez que apresenta apenas uma das categorias de análise vale discutir a mesma de forma mais densa. As considerações finais, embora pertinente, pode ser ampliada com proposições mais concretas sobre a aplicabilidade dos resultados na formulação de políticas públicas e ações institucionais. carece de revisão apurada, observando gramática, orografia, normas da ABNT e o próprio template do periódico.
Recomendação: CORREÇÕES OBRIGATÓRIAS
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
10 Nov 2025 -
Data do Fascículo
2025
Histórico
-
Parecer recebido em
23 Jul 2025
