Acessibilidade / Reportar erro

CONTROVÉRSIAS SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL: CIRCULAÇÃO DE VOZES E DE SENTIDOS PRODUZIDOS EM SALA DE AULA

DISPUTES OVER GLOBAL WARMING: MOVEMENT OF VOICES AND MEANINGS PRODUCED IN THE CLASSROOM

Resumos

A utilização de problemas sociocientíficos controversos nos currículos CTS demanda compreensão do posicionamento dos sujeitos, convidados na contempo- raneidade a vivenciar uma nova relação com a ciência. Neste artigo analisamos um episódio de aula de Química no ensino médio. Com base na teoria da enunciação de Bakhtin, diferentes vozes foram trazidas para debate, momento em que focalizamos as interações discursivas sobre o efeito estufa e aquecimento global. Inicialmente os estudantes revelaram não ter consciência da natureza controversa do tema, além de criarem expectativas quanto a um posicionamento único e verdadeiro da ciência. Diferentes ritmos de apropriação da palavra do outro, acentos afetivos e ideológicos foram observados durante a tomada de consciência sobre a controvérsia.

Problemas sociocientíficos; interações discursivas; educação em ciências


The use of controversial socioscientific issues in the STS curriculum demands understanding of the positioning of subjects, invited in the contempo raneity to experience a new relationship with science. In this article we review an episode of a high school's Chemistry class. Grounded in the Bakhtin's theory of enunciation, different voices were brought into the debate, when we focus on the discursive interactions about the greenhouse effect and global warming. Initially the students sho- wed to be unaware of the controversial nature of the topic as well as creating expec-tations according to a unique and true scientific positioning. Different rates of others' word's ownership, emotional and ideological accents were observed during the increasing awareness about the controversy.

Socioscientific issues; discursive interactions; science education


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato. Tradução Waldemir Miotelo e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro e João Editores, 2010.
  • BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
  • BARBOSA, L. G. D'C; LIMA, M. E. C. C. A abordagem de temas controversos no ensino de ciências: enfoques das pesquisas brasileiras nos últimos anos. In: Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 7., 2009. Florianópolis: ENPEC, Anais... Florianópolis, 2009.
  • BAROLLI, E.; FARIAS, R. O.; LEVI, E. O potencial de assuntos controversos para a edu cação em uma perspectiva CTS. São Carlos: UFSCAR, 2006. Disponível em: <http://www.ufscar.br/ciecultura/doc/potencial_assuntos.pdf>. Acesso em: 30 de abril de 2009.
    » http://www.ufscar.br/ciecultura/doc/potencial_assuntos.pdf
  • BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CEB número 15 de 1 jun. de 1998.Parâ metros Curriculares Nacionais. Relatora Conselheira Guiomar Namo de Mello; processo: 23001.0030, 1998.
  • FREITAS, D. et al. A natureza dos argumentos na análise de temas controversos-, estudo de caso na formação de pós-graduandos numa abordagem CTS. São Carlos: UFSCAR, 2006. Disponível em: <http://www.ufscar.br/ciecultura/doc/nat_argu.pdf>. Acesso em: 30 de abril de 2009.
    » http://www.ufscar.br/ciecultura/doc/nat_argu.pdf
  • KOLST0, S.D. Patterns in students' argumentation confronted with risk-focused socio-sci entific issue. International Journal of Science Education, v. 28. n. 14, p. 1689-1716. 2006.
  • KOLST0,S.D. et al. Science students' critical examination of scientific information related to socio-scientific issues. Science Education, v. 90(4), p. 632-655. 2006.
  • NARASIMHAN, M. G. Controversy in science. Journal of Biosciences. 26(3): 299-304. 2001.
  • RAMOS, M. B.; SILVA, H. C. Para pensar as controvérsias científicas em aulas de ciências. Ciência & Ensino, Campinas, v. 1, p. 11, 2007. Disponível em: <http://www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/viewFile/132/106>. Acesso: em 30 de abril de 2009.
    » http://www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/cienciaeensino/article/viewFile/132/106
  • SADLER, T.D.; FOWLER, S.R. A Threshold Model of Content Knowledge transfer for Socioscientific Argumentation. Science Education, v. 90, n. 6, p.986-1004. 2006.
  • SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de Ciências: possibilidades e limitações. Investigações em Ensino de Ciências, v.14, n.2, 2009.
  • SILVA, L. F.; CARVALHO, L. M. A Temática Ambiental e o Processo Educativo: o ensino de Física a partir de temas controversos. Ciência & Ensino, Campinas, v. 1, p. V. especial. 2007. Disponível em: http://www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/ ienciaeensino/article/viewFile/152/105. Acesso em: 30 de abril de 2009.
    » http://www.ige.unicamp.br/ojs/index.php/ ienciaeensino/article/viewFile/152/105
  • 1
    American Association for the Advancement of Science.
  • 2
    Intergovernmental Panel on Climate Change ou, em português, Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
  • 3
    Luís Gustavo D' Carlos Barbosa - Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor de educação básica - Colégio Loyola - jesuítas em Belo Horizonte. luis_dcarlos@hotmail.com
  • 4
    Maria Emília Caixeta de Castro Lima -Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (FAE-UFMG). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pro fessora Adjunta da Universi dade Federal de Minas Gerais (FAE-UFMG). emilia@netuno.lcc.ufmg.br
  • 5
    Andrea Horta Machado - Mestre e doutora em Edu cação - Metodologia de Ensino - pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Adjunta do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (COLTEC-UFMG). andreah@coltec.ufmg.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2012

Histórico

  • Recebido
    24 Abr 2011
  • Aceito
    23 Out 2011
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br