Acessibilidade / Reportar erro

VISÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA ELABORAÇÃO DE SEUS PRÓPRIOS MATERIAIS DIDÁTICOS

VISIONS OF CONTEXTUALIZATION OF CHEMISTRY TEACHERS IN THE ELABORATION OF THEIR OWN DIDACTIC MATERIALS

Resumos

Este trabalho procurou investigar, numa ação de formação continuada, os entendimentos a respeito da contextualização no ensino de Química de um grupo de professores antes, durante e após discussões e reflexões de outros enfoques de contextualização, e como estas se re fletiriam no planejamento de seus materiais instrucionais. A investigação foi realizada por meio de questionários abertos, atividades, relatos gra vados em vídeo, análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. Para análise, foram elaboradas quatro perspectivas de contextualização. Os resultados mostraram ampliação das concepções dos professores, que caracterizavam, inicialmente, a contextualização como simples exempli ficação e descrição de fatos e passaram a compreender ideias mais elaboradas como a abordagem de questões sociais. Contudo os dados mostraram que a maioria das unidades didáticas elaboradas não refletia elementos da ampliação dessas ideias.

Contextualização; ensino de química; formação continuada de professores


This work aimed to investigate, during an action of education al development, the understanding of a group of teachers of the Chemistry teaching contextualization before, during and after discussions and reflections of different points of view of contextualization, and how they were reproduced in the planning of instructional materials. The investigation was developed by using opened questions, activities, video taped teachers' reports, analysis of documents and structured interviews. Four perspectives on the contextualization of teaching were prepared for the research. The results showed a broadening of the teachers'concep- tions, initially characterized as simple exemplifications and description of facts but later developing into well elaborated ideas of contextualization as the approach of social issues. However, the results pointed out that most of the elaborated didactic units did not reflect elements of these ideas broadening.

Contextualization; chemistry teaching; teacher's further education


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ACEVEDO, J. A. Cambiando la práctica docente en la ensenanza de las ciencias através de CTS. Revista Borrador, v.13, 1996. Disponível em: <http://www.campus-oei.org/salactsi/acevedo2.htm>. Acesso em: 04 abril 2006.
    » http://www.campus-oei.org/salactsi/acevedo2.htm
  • ACEVEDO, J. A.; VÁZQUEZ, A.; MANASSERO M. A. Papel de la educación CTS en una alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 2, n. 2, 2003. Disponível em: <http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen2/> Acesso em 20 Mar. 2006.
    » http://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen2/
  • AIKENHEAD, G. S. The social contract of science: implications for teaching science. In: SOLOMON, J. e AIKENHEAD, G. (Eds.), STS education - International perspectives on reform. New York: Teachers College Press, 1994.
  • AULER, D. Alfabetização Científico-Tecnológica para quê? Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2001.
  • AULER, D. Alfabetização Cientifico-Tecnológica: um novo "Paradigma"?, Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências Belo Horizonte, v. 5, n. 1, 2003.
  • AULER, D.; FENALTI, V. S.; DALMOLIN, A. M. T. Abordagem temática: temas em Freire e no enfoque CTS. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 6, 2007, Florianóplis. ABRAPEC - Associação Brasileira de Pesquisa e Educação em Ciência Anais..., 2007. Disponível em: <http://www.fae.ufmg.br/abrapec/cdrom/entrar.htmlhttp://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen2/> Acesso em 23 jun. 2008.
    » http://www.fae.ufmg.br/abrapec/cdrom/entrar.htmlhttp://www.saum.uvigo.es/reec/volumenes/volumen2/
  • BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. PCN + Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
  • CAJAS, F. La alfabetización científica y tecnológica: la transposición didática del conocimiento tecnológico. Enseñanza de las Ciencias, v. 19, n. 2, 2001.
  • CARVALHO, A. M. P.; GIL-PEREZ, D. Formação de professores de ciênàas: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1998. (Coleção Questões da Nossa Epoca).
  • CHASSOT, A. Alfabetização Cientifica: questões e desafios para a educação. 2.ed. Ijuí: Unijuí, 2001. (Coleção Educação em Química).
  • DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Física: formação geral. São Paulo: Cortez, 1991. (Coleção Magistério).
  • DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. e PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.
  • FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 10.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
  • LUTFI, M. Os Ferrados e Cromados: produção social e apropriação privada do conhecimento químico. Ijuí: UNIJUÍ: 1992.
  • MACHADO, N. J. Educação: projetos e valores. 5 ed. São Paulo: Escrituras: 2004. (Coleção Ensaios Transversais).
  • MAZZEU, F J. C. Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social. Cad. CEDES, Campinas, v 19, n. 44, 1998. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010132621998000100006&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 fev. 2007.
    » http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010132621998000100006&lng=pt&nrm=iso
  • PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In.: PIMENTA, S. G.GHEDIN, E. (Orgs.) Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
  • PIMENTA, A. G.; GARRIDO E.; MOURA, M. O. A Pesquisa Colaborativa na Escola como Abordagem Facilitadora para o Desenvolvimento da Profissão do Professor. In: MARIN A. J. (Org.). Educação Continuada: reflexões, alternativas. 2 ed. São Paulo: Papirus, 2004.
  • SANTOS, W L. P.; MORTIMER, E. F. Concepções de Professores sobre Contextualização Social do Ensino de Química e Ciências. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 22., 1999, Poços de Caldas, MG: Sociedade Brasileira de Química. Livro de resumos. São Paulo, 1999.
  • SANTOS, W L. P. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira., Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências v. 2, n. 2, 2002.
  • SÃO PAULO. Secretaria da E. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. Oficinas temáticas no ensino público visando à formação continuada de professores. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.
  • TEIXEIRA, P. M. M. A Educação cientifica sob a Perspectiva da Pedagogia Histórico-critica e do movimento CTS no ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru. v. 9, n. 2, 2003.
  • VIEIRA, C. T.; VIEIRA, R. M. Construção de práticas didático-pedagógicas com orientação CTS: impacto de um programa de formação continuada de professores de ciências do ensino básico. Ciência e Educação, v. 11, n. 2, 2005.
  • WARTHA, E. J. O ensino médio numa dimensão político-pedagógica: os parâmetros curriculares nacionais, o ensino de química e o livro didático. 2002. 145p. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Programa Interunidades IF, IQ, IB e FE, Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • 1
    As Diretorias de Regionais de Ensino são órgãos constitutivos da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo, responsáveis pela gestão de um determinado grupo de escolas.
  • 2
    Pitombo et al. (coord.) Projeto Pró-Ciências. São Paulo: Fapesp, 2001.
  • 3
    Foram utilizados códigos para representar cada um dos professores, a fim de preservar suas identidades.
  • 4
    Erivanildo Lopes da Silva - Professor do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal da Bahia (UFBA). E-mail: erilopes@ufba.br
  • 5
    Maria Eunice Ribeiro Marcondes - Professora do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). E-mail: mermarco@iq.usp.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2010

Histórico

  • Recebido
    12 Dez 2008
  • Aceito
    11 Set 2009
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br