UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÃO DE ESTUDO COMO FORMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA

USE OF STUDY SITUATION AS ALTERNATIVE FORM FOR THE PHYSICS TEACHING

Marcus Venícius Juliano de Souza Valter Assis Dantas J. Rufino de Freitas Filho Maria Angela Vasconcelos de Almeida Sobre os autores

Resumos

Este trabalho apresenta resultados decorrentes de uma vivência didático-pedagógica numa escola pública que utilizou o modelo de Ensino por Investigação/Pesquisa através da metodologia de situação de estudo relevante aos estudantes. Teve como objetivos identificar a potencialidade de situações de estudo para o processo de ensino- aprendizagem das Ciências, em especial da Física, perceber se essa metodologia favorece ações interdisciplinares e se é capaz de motivar os alunos. A pesquisa foi realizada no Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano, localizado em Recife / PE, durante o período de fevereiro/abril de 2004, com estudantes da primeira série do Ensino Médio. As etapas de desenvolvimento do trabalho foram realizadas em duas fases: I - levantamento das concepções prévias dos estudantes, utilizando como instrumento, um questionário: II - aulas disciplinares, que utilizou demonstrações, e atividades experimentais em laboratório. A situação de estudo favoreceu a construção e a vivência da proposta contextualizada no meio ambiente (visitas), sala de aula e no laboratório. Além de favorecer uma maior articulação com as disciplinas química e biologia do currículo da escola e motivar os alunos para o estudo das Ciências, em especial a Física. Podemos sugerir que a metodologia das situações de estudo apresenta avanços para o processo de ensino-aprendizagem das Ciências e da Física.

Ensino por investigação; situação de estudo; conceitos físicos


This work presents results of a didactic-pedagogical experience in a public school that used the model of Education for Research/Search through the methodology of the study situation of excellent study the pupils. It had as objective to identify the potentiality of study situations for the process of teaching and learning of Sciences, in special of the Physics, see if this methodology promotes interdisciplinary activities and is able to motivate the students. The research was carried through in the Centro of Experimental Ginásio Pernambucano, located in Recife/PE, from February of 2004, in the 1st grade of high school. The stages of development of the work had been carried in two phases as follows: I - survey of the previous conceptions of the students became, using as instrument, a questionnaire; II - lessons to discipline, that it used demonstrations, and experimental activities in laboratory. The study situation favored the construction and the experience of the proposal contextualized in the environment (visits), classroom and laboratory. In Beyond favoring a bigger joint with them you discipline chemistry and biology of the resume of the school and to motivate the students for the study of Sciences, in special the Physics. We can suggest that the methodology of the study situations presents advances for the process of teach-learning of Sciences and the Physics.

Education for research; study situation; physical concepts


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ARAÚJO, M. C. P.; AUTH, M. A.; MALDANER O.A. Situações de Estudo como forma de inovação curricular em Ciências Naturais, I SIFOD, 2005.
  • BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCN+): Bases Legais / Ministério da Educação / Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
  • CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. F.; JORGE, M. P. Ciência, Educação em Ciência e Ensino das Ciências. Lisboa: Ministério da Educação de Portugal, 2002.
  • CACHAPUZ, et al. A necessária renovação do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 2005.
  • CARVALHO, A.M.P.; PEREZ, D. G. Formação de Professores de Ciências. 2.ed., São Paulo: Cortez, 1995.
  • GIL, D.; CARRASCOSA, J. e MARTINEZ, F. Uma disciplina emergente y um campo específico de investigación. In: PERALES, F. J. e CANAL, P. de. Didática de lãs ciências experimentales. Alcoy Espanha: Marfil, 2000, p.11-34.
  • MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores pesquisadores. Ijuí-RS: UNIJUÍ, 2000.
  • PORLÁN, R. e RIVERO, A. El conocimiento de los profesores: una propuesta formativa en el área de ciências. Colección: Investigación y Enseñanza. Servilha - Espana: Díada, 1998.
  • SANTOS, B. S. A introdução a uma Ciências pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
  • TERRAZAN, E. A. Ciências, conhecimento e cultura. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, RS, 1997.
  • VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 2.ed., São Paulo: Martins Fontes, 1998.

  • 1
    Marcus Venícius Juliano de Souza - Professor Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano - CEEGP
  • 2
    Valter Assis Dantas - Professor Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano - CEEGP
  • 3
    J. Rufino de Freitas Filho - Professor Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • 4
    Maria Angela Vasconcelos de Almeida - Professor Universidade Federal Rural de Pernambuco

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2009

Histórico

  • Recebido
    27 Abr 2007
  • Aceito
    09 Out 2008
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br