Os professores que tivemos e a formação da nossa identidade como docentes: um encontro com nossa memória.

Ana Luiza De Quadros Emerson Carvalho Flávia dos Santos Coelho Luciana Salviano Maria Fernanda P. A. Gomes Paula Cristina Mendonça Rosemary Karla Barbosa Sobre os autores

Resumo:

As poucas mudanças no modelo de transmissão/recepção, usado por muitos professores em suas salas de aula, levaram-nos a questionar a influência dos professores que tivemos na nossa formação profissional. Mesmo que os cursos de licenciatura enfatizem teorias mais modernas de ensino e aprendizagem, os professores acabam assumindo a posição de seus antigos professores. Observamos que a formação do professor não se da exclusivamente na licenciatura, mas durante toda a sua vida escolar e após a sua formação, na própria prática docente. As concepções sobre ensino e aprendizagem, sobre o papel da escola, do professor e do aluno, entre outras, podem ser questionadas através da retomada da história de vida de cada um dos professores.

Palavras-chave:
história de vida; identidade docente; autoformação.

Abstract:

The goal of this study is to question the influence of our former teachers in our professional career as teachers. Although the teaching courses at University emphasize the modern theories of theaching and learning, frequently the attitudes of the new teachers in classroom are mirrored in the behavior of their former teachers. The analyses showed that not only the theacher's training occurs at University but during all the school life and after the graduation. The discussion about the histories of lives should be used to question our conceptions of learning and teaching, the role of the school, the teachers and the students, towards changes in education.

Keywords:
history of life; teacher identity; formation itself.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências Bibliográficas

  • CATANI, Denice Barbara; BUENO, Belmira; SOUSA, Cyntia. O amor dos começos: por uma história das relações com a escola. Cadernos de Pesquisa N° 111, p. 151 - 171, dez. 2000.
  • CAVACO, Maria Helena. Ofício de Professor: o tempo e as mudanças. In: Nóvoa, Antônio (org.). Profissão ProfessorPortugal : Porto Editora, 1995.
  • LARROSA, Jorge. Dar a palavra: Notas para uma dialógica da transmissão. In: Larrosa, Jorge. Habitantes de Babel (trad. de Semíramis Gorini da Veiga) Belo Horizonte : Autêntica, 2001.
  • MORTIMER, Eduardo Fleury. Linguagem e Formação de conceitos em Ensino de Ciências Belo Horizonte: UFMG, 2000.
  • NOVOA, Antonio. Os professores e as Histórias da sua vida. In: NÓVOA, António (org.) Vidas de Professores Portugal : Porto Editora, 1992.
  • ROSA, Maria Inês Petrucci. Investigação e Ensino: articulações e possibilidades na formação de professores de CiênciasIjuí : UNIJUI, 2004.
  • SAINT-EXUPÉRY, Antoine. O pequeno Príncipe 48° ed. Rio de Janeiro: Agir, 2004

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2005

Histórico

  • Recebido
    18 Fev 2005
  • Aceito
    25 Ago 2005
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br