Resumo:
Dados os resultados de diversos estudos sobre as dificuldades e as concepções de senso comum de estudantes e professores acerca do fenômeno do atrito sólido seco, o presente trabalho busca conhecer qual a associação promovida pelos livros da 8a série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio entre atrito sólido e movimento. O objetivo é verificar a contribuição dada por estes livros ao modelo "estudantil" sobre o atrito e, simultaneamente, mostrar aspectos que devem ser levados em conta quando se estuda este fenômeno. As análises indicam que a abordagem escolhida pelos livros onde se inicia o estudo do atrito não favorece a formação conceitual adequada sobre o fenômeno na população alvo dos livros.
Summary:
According to the results of several studies about students and teachers difficulties and common sense conceptions concerning the phenomenon of dry solid friction, the present work intends to find which is the association between solid friction and motion promoted by high school books. The goal is to verify the contribution given by these books to the student friction model and, simultaneously, to show aspects that should be taken into account when this phenomenon is studied. The analyses indicate that the approach chosen by the books to initiate the study of friction does not collaborate to the adequate conceptual formation about the phenomenon on the books target population.
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1
Curso financiado pela CAPES (1999).
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2
Referências Bibliográficas em Anexos, denominadas e numeradas de L1 a L9.
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3
Referências Bibliográficas em Anexos, denominadas e numeradas de S1 a S8.
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4
As grandezas vetoriais serão sempre representadas por símbolos em negrito.
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5
Não cabe, no escopo deste trabalho, expor estas diferenças. Consultar Caldas H.,1999 e Caldas H. & Saltiel E., 1999
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6
Atrito de deslizamento, atrito de rolamento e atrito estático estão em itálico no texto original.
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7
Embora se defina inadequadamente o sentido da força de atrito, este aspecto não se constitui em elemento de análise no presente estudo. Para isso, consultar Caldas H. & Saltiel E., 1999a e Cunha A. L. & Caldas H., 2000.
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8
Destacamos autores habitualmente utilizados (como livro texto ou de consulta) no Ensino Superior Brasileiro (Caldas H. & Saltiel E., 1999b): Halliday & Resnick, Alonso & Finn, McKelvey & Grotch, Tipler, Eiseberg & Lerner, Sears & Zemansky , Nussenzveig.
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9
Força de atrito de destaque é definida no original como sendo o valor máximo da força de atrito estática.
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Dez 2000