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ANÁLISE DAS REFLEXÕES DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA

ANALYSIS OF THE SCIENCE TEACHER'S REFLECTIONS ABOUT HER RELATIONSHIP WITH THE STUDENTS AND IMPLICATIONS ON THE EDUCATIONAL PRACTICE

Resumos

Neste trabalho enfocamos as reflexões de dimensão discente de uma professora de Ciências. Para a coleta de dados, realizamos uma parceria colaborativa entre a pesquisadora e a professora, durante as horas/atividade na escola. Utilizamos a autoscopia trifásica como estra tégia de formação continuada, que possibilitou à professora refletir sobre a prática nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois de ela ter desenvolvido as aulas (fase interativa). Apresentamos os dados da fase pós-ativa analisados à luz do referencial teórico sobre o conceito de prática reflexiva, segundo Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que ela buscou avaliar a prática educativa mediante questionamentos, proposição de soluções e reestruturação de ações que a levariam a dissolver os preconceitos que criou contra os alunos para melhorar sua ação docente.

Ensino de ciências; formação continuada na escola; reflexão sobre a prática


In this work, we focus on the students dimension reflections of a Science teacher. For the data collection, a partnership between the researcher and the teacher was established, along with the school activity hours. We have used the triphasic autoscopy as a strategy for the educa tional development, which allowed the teacher to reflect on the pre-active and post-active phases, i.e., after and before she taught the classes (inter active phase). We presented the post-active data analyzed under the light of the theoretical reference on the reflexive practice concept, according to Schön (1997, 2000). The teacher's reflections showed that she tried to evaluate the educational practice by means of inquiring, proposition of solutions and action restructuring, which led her overcome the prejudices she had against the students thus improving her teaching practices.

Science teaching; higher education; reflection upon practices


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  • 1
    A hora/atividade, período em que o professor desempenha funções relacionadas com a docência, que compreende preparação das aulas, processo de avaliação dos alunos, discussões pedagógicas, atendimento à comunidade escolar, atividades de estudo e outras correlatas, será cumprida, integralmente, no mesmo local de exercício e no mesmo turno das horas/aula (PARANA, 2003).
  • 2
    Patrícia de Oliveira Rosa-Silva Professora Assistente do Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: porsilva@uel.br
  • 3
    Álvaro Lorencini Júnior - Professor Associado do Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: alvarojr@uel.br
  • 4
    Carlos Eduardo Laburú - Professor Associado do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E-mail: laburu@uel.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2010

Histórico

  • Recebido
    29 Out 2008
  • Aceito
    24 Ago 2009
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