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ANALOGIAS PARA O ENSINO DE BIOQUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO

ANALOGIES FOR TEACHING BIOCHEMISTRY IN HIGH SCHOOL

Resumos

O artigo tem como objetivos apresentar uma proposta de abordagem de temas de Bioquímica no Ensino Médio por meio de analogias, bem como avaliar a pertinência dessa proposta a partir de comentários escritos dos estudantes. O projeto "ExpoBiochimica: Compreendendo Fenômenos Bioquímicos por Meio de Analo gias" foi desenvolvido na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). A apre sentação dos temas bioquímicos associados a sistemas analógicos cotidianos deu-se por meio de painéis. O material produzido, envolvendo oito temas, foi exposto em escolas públicas por alunos das licenciaturas de Ciências Biológicas e Química da UFSJ. Os comentários elaborados pelos alunos do Ensino Médio são discutidos no artigo, caracterizando uma avaliação positiva do uso de analogias para o ensino- aprendizagem de conteúdos bioquímicos.

Ensino de bioquímica; analogias; ensino médio


The article aims to present a proposal for addressing issues of Bio chemistry in high school by means of analogies, and assess the relevance of such a proposal from the students' written comments. The project "ExpoBiochimica: Un derstanding Biochemical Phenomena through Analogies " was developed at the Fed eral University of São João del-Rei (UFSJ). The presentation of the issues associated with biochemical analog was given daily through dashboards. The material produced, involving eight subjects was exposed in public schools by the undergraduate students of Biological Sciences and Chemistry UFSJ. The comments made by high school students are discussed in the article, featuring a positive evaluation of the use of analogies for teaching and learning of biochemical content.

Biochemistry teaching; analogies; high school


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  • 1
    Jéssica Ulisses Barbosa - Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG). e-mail: jessicaulisses@yahoo.com.br
  • 2
    Murilo Cruz Leal - Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É pro fessor adjunto da Universi dade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e-mail: mcleal@ufsj.edu.br
  • 3
    Samuel Quinaud Rossi - Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Grad uação em Processos Socioe- ducativos e Práticas Escolares: e-mail: samurossi@hotmail.com
  • 4
    Tamara Nayara Dias - Graduando em Licen ciatura e Bacharelado em Ecologia do curso de Ciên cias Biológicas da Universi dade Federal de São João Del Rei (UFSJ): tamaraufsj@yahoo.com.br
  • 5
    Tamara Nayara Dias - Mestrando em BIOEN- GENHARIA da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ): e-mail: karlaufsjbio@yahoo.com.br
  • 6
    Cristiane Pereira de Oliveira Mestre em Agro química pela Universidade Federal de Viçosa (UFV - MG). Professora de química do Instituto Federal de Roraima e Coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológ ica(IFRR). cristiane.oliveira@ifrr.edu.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2012

Histórico

  • Recebido
    19 Jul 2010
  • Aceito
    08 Out 2011
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