Acessibilidade / Reportar erro

RELAÇÕES ENTRE O DISCURSO DO PROFESSOR E A ARGUMENTAÇÃO DOS ALUNOS EM UMA AULA DE FÍSICA

STUDENTS' ARGUMENTATION IN THE PHYSICS CLASSROOM AND IT'S RELATIONSHIP WITH THE TEACHER SPEECH

Resumo:

O presente trabalho é voltado para o estudo das interações discursivas que propiciam a argumentação dos alunos em aulas de Física - compreendendo a identificação tanto de componentes de seus argumentos, quanto de padrões discursivos determinados pelas intervenções do professor. São analisadas duas cenas dentro de um episódio de ensino extraído de uma seqüência de aulas relacionadas ao estudo do funcionamento do microondas, realizadas com alunos do primeiro ano do ensino médio. Nas duas cenas, os argumentos empregados pelos alunos contaram com refutações e também com a formulação de uma síntese das principais idéias discutidas. Este resultado foi atribuído tanto à apresentação de conhecimentos básicos por parte dos mesmos, quanto à alternância de padrões discursivos empregados pelo professor.

Abstract:

This work is directed to the discursive interactions, which propitiate the students', argumentation in the Physics classes - understanding the arguments components identification and the discursive patterns determined by teachers' interventions. Two scenes in a teaching episode extracted from a High School classes sequence related to the microwave oven working are analysed. On the two scenes, there were arguments refutations and the mains discussed ideas had a synthesis formulated. This result was attributed to the students' basic knowledge and the discursive patterns used by the teacher.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Referências bibliográficas

  • Bakhtin, M., 1997. Estética da Criação Verbal São Paulo, Martins Fontes. (originalmente produzida em 1979)
  • Bakhtin, M., 1993. Questões de Literatura e de Estética São Paulo, UNESP.
  • Candela, A., 2000. Co - Production of School Knowledge in Subjugated Contexts. III Conferência de Pesquisa Sócio - cultural Campinas.
  • Candela, A., 1997. El Discurso Argumentativo de la Ciencia en el Aula. Encontro sobre Teoria e Pesquisa em Ensino de Ciências Belo Horizonte.
  • Cobern, W. W. e Aikenhead, G. S., 1998. Cultural Aspects of Learning Science. In: International Handbook of Science Education Klower Academic Publishes. Editores: Fraser, B. J. e Tobin, K. G.
  • Driver, R.; Newton, P., 1997. Establishing the norms of scientific argumentation in classrooms Paper prepared for presentation at the ESERA Conference, 2- 6 September, 1997, Rome.
  • Duit, R.; Treagust, D. F., 1998. Learning in Science - From Behaviourism Towards Social Construtivism and Beyond. In: International Handbook of Science Education Klower Academic Publishes. Editores: Fraser, B. J.e Tobin, K. G.
  • Jiménez Aleixandre, M. P.; Reigosa Castro, C.; Álvarez Pérez, V., 1998. Argumentación en el Laboratorio de Física. Trabalho apresentado no VIEncontro de Pesquisa em Ensino de Física 26 a 30 de outubro, Florianópolis.
  • Lotman, Y. M., 1988. The semiotics of culture and the context of a text. Soviet psychology 26, 32-51.
  • Mortimer, E. F. e Machado, A. H., 1997. Múltiplos olhares sobre um episódio de ensino: "Por que o gelo flutua na água?". Encontro sobre Teoria e Pesquisa em Ensino de Ciências Belo Horizonte.
  • Richmond, G.; Striley, J. 1996. Making meaning in classrooms: Social processes in small group discourse and scientific knowledge building Journal of Research in Science Teaching 33(8), 839 - 858
  • Scott, P. 1997. Teaching and learning Science concepts in tha classroom: talking a path from spontaneous to scientific knowledge. Encontro sobre Teoria e Pesquisa em Ensino de Ciências Belo Horizonte.
  • Silva, D., 1995. Estudodas Trajetórias Cognitivas de Alunos no Ensino da Diferenciação dos Conceitos de Calor e Temperatura Tese de Doutorado apresentada ao Instituto de Física e à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • Sutton, C., 1998. New Perspectives on Language in Science. In: International Handbook of Science Education Klower Academic Publishes. Editores: Fraser, B. e Tobin, K. G.
  • Toulmin, S. 1958. The uses of argument Cambridge University Press.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2000
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br