Acessibilidade / Reportar erro

TEORIA ATOR-REDE, LITERATURA E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA PROPOSTA DE MATERIALIZAÇÃO DA REDE SOCIOTÉCNICA EM SALA DE AULA

TEORÍA ACTOR-RED, LITERATURA Y EDUCACIÓN EN CIENCIAS: UNA PROPUESTA DE MATERIALIZACIÓN DE LA RED SOCIO-TÉCNICA EN AULA

ACTOR-NETWORK THEORY, LITERATURE AND EDUCATION IN SCIENCE: A SOCIEOTECHNICAL NETWORK MATERIALIZATION PROPOSITION FOR THE CLASSROOM

Resumo:

O artigo apresenta a teoria ator-rede como uma abordagem que permite entender a complexidade da rede de produção sociomaterial do conhecimento científico. Como exemplo de estudo, toma a tarefa de analisar o conto "O alienista", de Machado de Assis. Metodologicamente, o artigo procura identificar os personagens e as entidades, descrevendo as suas ações e as suas associações. Com a construção desse relato, pretende-se, ainda, apresentar como Machado de Assis torna evidente de que maneira o conhecimento científico é utilizado como um instrumento de poder e de dominação. Espera-se que a análise aqui realizada possibilite a construção de estratégias de ensino que utilizem o conto machadiano como mediador do entendimento dos processos de produção da ciência.

Palavras-chave:
Literatura; Educação científica; Teoria Ator-Rede.

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br