Acessibilidade / Reportar erro

DIVERSIFICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA RECONSTRUÇÃO DIALÓGICA DA AÇÃO/REFLEXÃO DOCENTE

DIVERTIFYING TEACHING STRATEGIES FOR THE TEACHING OF SCIENCE IN THE DIALOGICAL RECONSTRUCTION OF TEACHING ACTION/REFLECTION

Resumos

Este artigo analisa diferentes estratégias de ensino desenvolvidas para significar o conteúdo/conceito 'energia' por meio de atividades sobre pilhas, baterias e combustíveis no 3º ano do Ensino Médio, numa escola estadual, com foco nas interações com relações de diálogo e questionamento reconstrutivo de saberes/práticas socioambientais. O estudo foi mediado pela professora de física e química, durante aulas num bimestre letivo. Trata-se de um recorte de uma pesquisa qualitativa que contemplou quatro cenários interpretativos de estratégias de ensino desenvolvidas em contextos intra e extraescolares. Atividades teórico/ práticas com instigações dialógicas em pesquisas direcionadas são analisadas na mediação e reconstrução do conhecimento escolar, numa postura crítica e reflexiva perante problemas socioambientais em contextos da vida que necessitam ser pedagogicamente ressignificados na sociedade contemporânea.

Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Significação Conceitual.


This article analyses the different teaching strategies developed to the meaning making of content/concept "energy" with activities about batteries and fuel in the 3rd year High School, in a public school. The focus was on dialogic interactions with reconstructive questioning of socioenvironmental knowledge/practice. The study was mediated by the physics and chemistry teacher, during two months of classes. The work is part of a broader qualitative research that included four interpretative sceneries of teaching strategies developed in intra and extra-school contexts. Theoretical and practical activities with dialogical investigation in directed research are analyzed in the mediation and reconstruction of school knowledge, in a critical and reflexive attitude when faced to the socioenvironmental problems in the context of life that need the pedagogical re-meaning in the contemporary society.

Science Teaching; Environmental Education; Conceptual Meaning.


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011.
  • DEMO, P. Educar pela pesquisa. São Paulo: Autores Associados, 1996.
  • DRIVER, R.; AZOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. Construindo conhecimento científico na sala de aula: Química Nova na Escola - QNE. São Paulo: Divisão de Ensino, SBQ, n. 9, maio/1999, p.31-40.
  • FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 24 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
  • FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
  • FONTANA, R. A. C. A elaboração conceitual: a dinâmica das interlocuções na sala de aula. In: SMOLKA, A. L.; GÓES, M. C. R. de. A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1995.
  • GALIAZZI, M. do C. Educar Pela Pesquisa: ambiente de formação de professores de Ciências. Ijuí: UNIJUÍ, 2003.
  • LOPES, A. C. Currículo e epistemologia. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.
  • LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Ed. EPU, 1986.
  • MARQUES, O. M. Educação nas Ciências. Ijuí: UNIJUÍ, 2002.
  • MALDANER, O. A. Formação Inicial e Continuada de Professores de Química: Professores/Pesquisadores. Ijuí: UNIJUÍ, 2000.
  • MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Situação de Estudo: uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em Ciências. In: MORAES, R.; MANCUSO, R. (Orgs.). Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores (p. 43-64). Ijuí: Unijuí, 2004. Também disponível em: <http://www.projetos.unijui.edu.br/gipec/sit-estudo/gipec-se-completo.htm>. Acesso em 18-08-2013.
    » http://www.projetos.unijui.edu.br/gipec/sit-estudo/gipec-se-completo.htm
  • MORAES, R. GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2011.
  • MORTIMER, E. F. As chamas e os Cristais Revisitados: estabelecendo diálogos entre a linguagem científica e a linguagem cotidiana no ensino das ciências da natureza. (p.180-207). In: SANTOS, W. L. P. dos S, e MALDANER, O. A. Ensino de química em foco. Ijuí: UNIJUÍ, 2010.
  • MORAES, R; MANCUSO, R. Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí: UNIJUÍ, 2006.
  • OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
  • REIS, PEDRO. Ciência e Controvérsia. REU, Sorocaba, SP, v. 35, n. 2, p. 09-15, dez. 2009.
  • SILVA, L. H, de A; ZANON, L. B. A experimentação no ensino de ciências. (p.120-153). In: SCHNETZLER, R. P. (org.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. São Paulo: R. Vieira Gráfica e Editora Ltda, 2000.
  • SILVA, R. R. da et al. Experimentar sem medo de errar. (p.231-286). In:; SANTOS, W. L. P. dos S MALDANER, O. A.Ensino de química em foco. Ijuí: UNIJUÍ, 2010.
  • SMOLKA, A. L. B. A prática discursiva na sala de aula: uma perspectiva teórica e um esboço de análise. In: Pensamento e linguagem: estudos na perspectiva da psicologia soviética. Campinas: Papirus, Cadernos CEDES, n. 24, 2000.
  • TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.
  • THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2008.
  • VIGOTSKI, L.S. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
  • *
    Rosangela Ines Matos Uhmann - Formada em Química Licenciatura - Habilitação Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Mestre em Educação nas Ciências, Especialista em Educação Química e doutoranda em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ. Professora do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS-RS, na formação de professores de Ciências e Química. Coordena projetos de pesquisa, extensão e ensino. Membro do Grupo de Pesquisa e Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Pesquisa e realiza estudos na área de Educação, com ênfase na Educação Ambiental, Formação de Professores, Currículo, Experimentação, Avaliação Escolar e Ensino de Ciências e Química. Email: rosangela.uhmann@ uffs.edu.br
  • **
    Lenir Basso Zanon - Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Ensino de Ciências pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Mestre em Bioquímica. Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) com Estágio de Investigação na Universidade de Aveiro (Portugal). Professora pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da UNIJUÍ ao Grupo Interdepartamental de Pesquisa sobre Educação nas Ciências Gipec-Unijuí, com inserção na Linha de Pesquisa Desenvolvimento de Currículos e Formação de Professores. Email: bzanon@unijui.edu.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2013

Histórico

  • Recebido
    01 Nov 2012
  • Aceito
    13 Ago 2013
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br