O DISCURSO PEDAGÓGICO DE UM PROFESSOR E A ELABORAÇÃO DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS

THE TEACHER'S PEDAGOGICAL DISCOURSE AND THE CONCEPTUAL SCIENTIFIC PROCESS

Lenice Heloísa de Arruda Silva Roseli Pacheco Schnetzler Sobre os autores

Resumos

O trabalho enfoca o discurso de um formador (professor universitário) visando a elaboração de conceitos científicos em seus alunos (futuros professores de Biologia), no contexto de uma disciplina de conteúdo específico (Fisiologia). Para tal, foram observadas, registradas e transcritas aulas teóricas e práticas do formador, gravadas em áudio. Os dados da investigação são construídos e interpretados segundo procedimentos teórico-metodológicos de uma perspectiva histórico-cultural e enunciativa, adotando-se a análise microgenética para investigar o discurso pedagógico do formador. Os resultados revelam aspectos que caracterizam a complexidade das interações professor-aluno em sala de aula, evidenciando estratégias discursivas, por parte do formador, que na visão daquele formador asseguram a transmissão de conhecimentos e a consideração das idéias dos alunos.

Interações discursivas; elaboração conceitual; formação docente inicial


This research focuses how a lecturer has promoted the process of constructing scientific concepts by his students, future biological teachers, through the analysis of his discourse. In this sense, five of his theoretical and practical lessons were observed, audio recorded and transcribed. By means of a microgenetic analysis, theoretical contributions of a historical, cultural and enunciative approach data were constructed and interpreted. Results reveal some aspects that have characterized the complexity of teacher-student interactions and some discourse strategies used by the lecturer in order to assure his knowledge transmission, as well his consideration for the students' ideas and doubts.

Teacher-student interactions; conceptual process; initial teacher education


Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: HUCITEC, 1997.
  • BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
  • CARVALHO, A. M. P. e GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1993.
  • FONTANA, R. A. C. Mediação pedagógica na sala de aula. Campinas: Autores Associados, 1996.
  • FONTANA, R. A. C. Sobre a aula: uma leitura pelo avesso. Presença Pedagógica. v. 7, n 39, pp. 31-37, 2001.
  • FONTANA, R. A. C. A elaboração conceitual: a dinâmica das interlocuções na sala de aula. In: SMOLKA, A. L. B.; GÓES, M. C. R. (orgs.). A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas: Papirus2003.
  • GÓES, M. C. R. As relações intersubjetivas na construção de conhecimentos. In: GÓES, M. C. R.e. SMOLKA, A. L. B (orgs.). A significação nos espaços educacionais: Interação social e subjetivação. Campinas: Papirus, 1997.
  • GÓES, M. C. R. A abordagem microgenética na matriz histórico-cultural: Uma perspectiva para o estudo da constituição da subjetividade. Cadernos CEDES. 1.ed. Campinas, n° 50, p. 21-29, 2000.
  • MACHADO, A. H. Aula de química: discurso e conhecimento. Ijuí: UNIJUÍ, 1999.
  • MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de química. Ijuí: UNIJUÍ, 2000.
  • MARCELO, C. G. Formação de Professores - para uma mudança educativa. Barcelona: Porto Editora, 1999.
  • SCHNETZLER, R. P. O professor de ciências: problemas e tendências de sua formação. In: SCHNETZLER, R. P.e ARAGÃO, R. M. R. (orgs.). Ensino de Ciências: fundamentos e abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000.
  • SMOLKA, A. L. B. A Esboço de uma perspectiva teórico-metodológica no estudo de processos de construção de conhecimento. In: GÓES, M. C. R.e. SMOLKA, A. L. B (orgs).. A significação nos espaços educacionais: Interação social e subjetivação Campinas: Papirus, 1997.
  • SMOLKA, A. L. B. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais., Cadernos CEDES Campinas, n° 50, p. 26-40, 2000.
  • VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. 2.ed. São Paulo: Martins fontes, 2000a.
  • VYGOSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000b.

  • 1
    Lenice Heloísa de Arruda Silva - UFGD/Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, Professora Adjunta; UFMS, Professora do Curso de Mestrado em Ensino de Ciências.
  • 2
    Roseli Pacheco Schnetzler - UNIMEP, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jun 2009

Histórico

  • Recebido
    20 Dez 2007
  • Aceito
    12 Set 2008
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Av. Antonio Carlos, 6627, CEP 31270-901 Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Tel.: (55 31) 3409-5338, Fax: (55 31) 3409-5337 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: ensaio@fae.ufmg.br