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CONHECIMENTOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS SOBRE DENGUE: A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE

KNOWLEDGES AND EDUCATIONAL PRACTICES ABOUT DENGUE: THE PERSPECTIVES OF TEACHERS AND HEALTH PROFESSIONALS

Resumo

Dentre os agravos à saúde que têm acometido a população brasileira, destaca-se a dengue, a qual requer ações de controle integradas e participativas. O estudo investigou a existência ou não de ações intersetoriais entre os campos da saúde e da educação em uma área endêmica do Rio de Janeiro. Para tal, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete professores de Ciências e Biologia de uma escola pública e dezesseis profissionais de saúde de uma unidade próxima à escola selecionada. As entrevistas foram submetidas à análise de conteúdo temática. Os resultados indicam que o conhecimento sobre a doença é superficial, falta diálogo entre os protagonistas dos setores investigados e os materiais informativos de que dispõem são escassos e por vezes inadequados.

Dengue; Educação em Saúde; Profissionais de Saúde e de Educação.


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  • 1
    Os três trabalhos citados estão entre os poucos que abordam a relação estabelecida entre o ensino de Ciências e Biologia e a temática da dengue.
  • 2
    Entendemos a promoção da saúde como uma responsabilidade não restrita ao setor da saúde. Assim, a integralidade constitui um elo articulador entre diferentes esferas sociais (MACHADO et al., 2007).
  • 3
    Segundo Pereira (2010), as percepções podem ser compreendidas como um processo que é desen-cadeado por meio de um estímulo provocado mediante a interação entre o indivíduo e um objeto em um dado evento. Esse estímulo, por sua vez, é interpretado pelo indivíduo, tendo como referência suas experiências anteriores.
  • 4
    Devido à amplitude dessa categoria, parte dos resultados é reportada em outra publicação (ASSIS, PIMENTA e SCHALL, 2012).
  • 5
    Três docentes (Professor 1, Professor 5 e Professor 7) relataram que antes de atuarem como docen-tes das disciplinas de Ciências e Biologia já exerciam o magistério em classes do primeiro e segundo ciclo do Ensino Fundamental. Entre esses entrevistados, o tempo de atuação total no ensino básico variou entre 15 e 30 anos. Já o professor 3 atuou por quatro anos como docente do Ensino Superior na área de Geociências.
  • 6
    Embora essa prática tenha sido referenciada por apenas um entrevistado a reportamos aqui devido ao enfoque qualitativo deste trabalho, pois como explana Minayo (2010, p.208), "A representatividade do grupo na fala do indivíduo ocorre porque tanto o comportamento social como o individual obedece a modelos culturais interiorizados, ainda que as expressões pessoais apresentem variações {...}".
  • 7
    O produto mencionado corresponde ao inseticida "Fulminan - mata tudo(r)", cuja substância ativa é o Piretro e o DDVP.
  • 8
    A indicação do MS em relação ao manejo de inseticidas também é apresentada em Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Nota Técnica N.º 216 / 2011 CGPNCD/DEVIT/SVS/ MS: Estratégias de controle da dengue do município de Foz de Iguaçu/PR. 2011.
  • 9
    Algumas questões presentes nessa categoria são discutidas de forma mais profunda em outra publi-cação (Assis, Pimenta e Schall, 2012). Aqui apresentaremos os dados de forma sucinta
  • 10
    VIEIRA, G. J.; PERIM, L. O Mundo Macro e Micro do Mosquito Aedes Aegypti: para combatê-lo é preciso conhecê-lo {DVD}. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.
  • 11
    Atualmente, há um movimento de articulação com universidades, inclusive no Brasil, visando ao desenvolvimento e correção de artigos da Wikipédia, como reportado na edição de 5 de março de 2012 do Jornal da Ciência, editado pela SBPC (http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=81418).
  • *
    Sheila Soares de Assis - Mestre em Ciências (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ) Email: ss_assis@yahoo.com.br
  • **
    Denise Nacif Pimenta - Doutora em Ciências da Saúde pelo Centro de Pesquisas René Rachou - Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Atualmente faz pós-doutorado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS/ Fiocruz) e Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz). Email: pimentadn@gmail.com
  • ***
    Virgínia Torres Schall - Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ). Pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz, tendo criado o Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde (LEAS/FIOCRUZ), no Instituto Oswaldo Cruz (IOC), RJ.Email: vtschall@cpqrr.fiocruz.br

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    07 Jan 2012
  • Aceito
    18 Jun 2012
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