Acessibilidade / Reportar erro

Profissionais e usuárias(os) adolescentes de quatro programas públicos de atendimento pré-natal da região da grande Florianópolis: onde está o pai?

Professionals and teenagers users of prenatal assistance in Florianopolis city and surroundings: where is the father?

Este artigo trata da caracterização do universo investigado em uma pesquisa sobre a estrutura e o funcionamento de quatro programas públicos de atendimento pré-natal da região da grande Florianópolis, Santa Catarina. A partir das informações obtidas através de questionários aplicados aos profissionais (34) e usuários adolescentes (63 mulheres e 6 homens), foi possível construir perfis dos grupos investigados. Os resultados indicam perfis semelhantes aos encontrados em outros programas públicos voltados para o atendimento pré-natal nesta faixa etária, nos quesitos idade, escolaridade, trabalho remunerado, número de gestações, tipo de relação com o parceiro. A exclusão do pai da arena da saúde reprodutiva permanece acontecendo em todos estes programas, à semelhança de inúmeros outros descritos pela literatura. Repensar esta situação parece urgente no sentido da construção da eqüidade de gênero neste campo, bem como no da garantia dos direitos sexuais e reprodutivos na adolescência.

Gravidez; Paternidade; Adolescência; Programas públicos; Saúde pública


Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Caixa Postal 1622, 59078-970 Natal RN Brazil, Tel.: +55 84 3342-2236(5) - Natal - RN - Brazil
E-mail: revpsi@cchla.ufrn.br