Acessibilidade / Reportar erro

“A Bandeira e a Cruz”: caminhos da trajetória intelectual da educadora Maria Junqueira Schmidt * * Este texto é parte de uma pesquisa realizada no âmbito do Projeto Igreja católica e circulação de saberes pedagógicos: intelectuais, impressos e práticas educativas (1916-1970), aprovado pelo Edital Ciências Humanas e Sociais/CNPq 2014, Processo nº 471050/2014-8.

“The Flag and The Cross”: educator Maria Junqueira Schmidt’s paths of intellectual trajectory

RESUMO

Este artigo aborda a trajetória da intelectual e educadora católica Maria Junqueira Schmidt a partir do diálogo com Sirinelli e Bourdieu. O texto coloca em relevo não apenas as disputas e as tensões, mas também as alianças e as mediações em torno de projetos educacionais que vigoraram na sociedade brasileira entre os anos de 1920 e 1980. Isso nos instiga a pensar na presença feminina no campo educacional além das salas de aula do ensino primário. No caso da personagem estudada, sua trajetória nos deixa pistas de que sua construção como intelectual se deu por vários caminhos. Tendo transitado fluidamente entre a intelectualidade católica e laica, Maria Junqueira representou os interesses da Igreja em postos que ocupou junto ao Estado. Ao mesmo tempo esses espaços lhes serviram como dispositivos de empoderamento que referendavam cada vez mais sua atuação profissional como mulher e como representante de uma elite intelectual católica.

Palavras-chave:
Catolicismo; Estado; Mulheres intelectuais.

Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br