Educar em Revista, Issue: 65, Published: 2017
  • Editorial Editorial

    Machado, Cláudio de Sá; Souza, Ângelo Ricardo de
  • Apresentação Dossiê - Intelectuais, Estado E Política Educacional No Brasil E Em Portugal (1850-1980)

    Vieira, Carlos Eduardo; Orlando, Evelyn de Almeida
  • Conferências Nacionais de Educação: intelectuais, Estado e discurso educacional (1927-1967) * Dossiê – Intelectuais, Estado E Política Educacional No Brasil E Em Portugal (1850-1980)

    Vieira, Carlos Eduardo

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O presente artigo tem como objeto o discurso educacional enunciado ao longo das treze Conferências Nacionais de Educação (CNEs), organizadas pela Associação Brasileira de Educação (ABE) e realizadas entre 1927 e 1967. Em termos metodológicos, assumimos os pressupostos do contextualismo linguístico, em especial, a noção de linguagem complexa. Privilegiaremos a caracterização da ABE e dos seus eventos, as relações da ABE com o Estado, assim como formularemos uma hipótese sobre a estruturação do discurso educacional. O corpus documental da pesquisa é composto de documentos de natureza diversificada, tais como atas, correspondências, notícias veiculadas em jornais, conferências e moções apresentadas durante as CNEs. No estudo realizado, pudemos identificar a ABE e as CNEs como lugares privilegiados para projetar uma intelligentsia autorizada a falar sobre os problemas e, sobretudo, sobre as metas e as prioridades da educação nacional. O estudo das CNEs revelou, também, que os congressos educacionais cumpriram múltiplas funções, entre as quais destacamos: dar visibilidade às ações do Estado; legitimar os intelectuais envolvidos com a direção das reformas educacionais; conquistar o consentimento da sociedade em geral e da comunidade escolar em particular para a implementação das mudanças pretendidas; e, por fim, estruturar o discurso educacional, que pretendia a organização nacional a partir da reforma da cultura e da escola.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The article has as its object the educational discourse enunciated throughout the thirteen National Conferences of Education (CNEs), organized by the Brazilian Association of Education (ABE) and carried out between 1927 and 1967. In methodological terms, we have the conjectures of linguistic contextualism as a basis, in particular the notion of complex language. We will privilege the characterization of the ABE and its events, and the relations between the ABE and the State; we will also formulate a hypothesis about the structuring of educational discourse. The sources of the research are documents of a diverse nature, such as correspondences, newspapers, conferences and motions presented during the CNEs. In the study, we were able to identify the ABE and the CNEs as privileged places to project an intelligentsia with the authority to talk about the problems and, above all, about the goals and priorities of the national education. The study of the CNEs also revealed that the educational congresses fulfilled multiple functions, among which we highlight: giving visibility to the actions of the State; legitimizing the intellectuals involved in the direction of educational reforms; winning the consent of society in general and of the school community in particular for the implementation of intended changes; and, finally, structuring educational discourse.
  • Nacionalismo e regionalismo em dois inquéritos sobre o ensino superior brasileiro nos anos 1920 * Dossiê - Intelectuais, Estado E Política Educacional No Brasil E Em Portugal (1850-1980)

    Bontempi, Bruno

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O artigo aborda dois inquéritos lançados nos anos 1920, organizados pelo jornal O Estado de S. Paulo (OESP), em 1926, e pela Associação Brasileira de Educação (ABE), em 1929, que tratam do ensino superior brasileiro. Em ambos, os respondentes refletiram sobre a possibilidade de criação de universidades no Brasil, suas finalidades e as formas que deveriam tomar. Partindo da hipótese de que os usos das noções de “elite” indiciam os significados políticos associados à formação de centros de alta cultura, investigou-se a que correntes de pensamento político se atam aos diagnósticos e às proposições formulados nos respectivos inquéritos. Concluiu-se que o inquérito da Associação Brasileira de Educação foi orientado pelo pensamento nacionalista de Alberto Torres e vislumbrou a criação de uma universidade nacional, enquanto o inquérito de 1926, na parte dedicada ao ensino secundário e superior, baseou-se no regionalismo de Júlio de Mesquita Filho, projetando a fundação de uma universidade paulista.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The article deals with two inquiries launched in the 1920s, organized by the journal O Estado de S. Paulo (1926) and the Brazilian Association of Education (1928), about higher education in the country. In both, the respondents reflected on the possibility of creating universities in Brazil, what would be their purposes and the formats that they should take. Based on the hypothesis that the uses of notions of “elite” indicate the political meanings associated with the formation of centers of high culture, the ties between the currents of political thought and the diagnoses and propositions formulated in the respective inquiries were investigated. The conclusion was that the inquiry of the Brazilian Association of Education was guided by the nationalist ideas of Alberto Torres and foresaw the creation of a national university, while the survey of 1926, in the section devoted to secondary and higher education, was based on the regionalism of Júlio de Mesquita Filho, designing the foundation of a São Paulo university.
  • Sociabilidades, edição, educação: o Annuário Brasileiro de Literatura como projeto educativo (1937-1944) * Dossiê - Intelectuais, Estado E Política Educacional No Brasil E Em Portugal (1850-1980)

    Faria, Luciano Mendes de

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo se propõe a analisar o periódico Annuário Brasileiro de Literatura (ABL), publicado entre 1937 e 1944, como lugar de sociabilidade e órgão de educação da intelectualidade brasileira. O ABL se constituiu, no período, num dos mais importantes e influentes periódicos brasileiros. No texto, buscamos mostrar que ele fazia parte de um investimento de construção da unidade nacional, do intercâmbio entre agentes intelectuais diversos (escritores, editores, jornalistas etc.) e de um esforço para colocar o Brasil no concerto das nações civilizadas. O periódico propunha o congraçamento da intelectualidade a favor da unidade nacional, ao mesmo tempo que reafirmava que tal unidade não poderia prescindir da riqueza de nossa diversidade histórica, cultural e geográfica. Finalmente, apontamos que o ABL buscava educar e mobilizar os intelectuais sem descurar, no entanto, de um olhar sobre a educação escolar vista como uma condição, ou como um obstáculo, à ampliação do mercado editorial e, portanto, do esclarecimento da população brasileira.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article aims to analyze the periodic Annuário Brasileiro de Literatura (Brazilian Literature Yearbook, ABL), published between 1937 and 1944, as a place of sociability and as an education organ of Brazilian intellectuality. ABL became in the period, one of the most important and influent Brazilian periodic publications. In the text, we intend to demonstrate that it was part of an investment for the construction of national unity, of an exchange among several intellectual agents (writers, editors, journalists, etc.) and an effort to put Brazil in a group of civilized nations. The periodic proposed the conciliation of intellectuality in favor of national unity, while at the same time reaffirming that such unity could not do away with the richness of our historical, cultural and geographic diversity. Finally, we pointed that the ABL aimed to educate and mobilize the intellectuals; however, they did not stop themselves from looking at school education as a condition, or an obstacle to the amplification of the editorial market - and, therefore, of the clarification of the Brazilian population.
  • “Terminologia Musical” e “Origem do Fado”: cultura política e identidade nacional nos estudos musicológicos de Mário de Andrade, publicados na revista Illustração Musical (1930-1931) Dossiê – Intelectuais, Estado E Política Educacional No Brasil E Em Portugal (1850-1980)

    Monti, Ednardo Monteiro Gonzaga do

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O horizonte do presente artigo é as questões do Modernismo e sua vinculação com a cultura política, pela perspectiva da identidade nacional, nos estudos musicológicos “Terminologia Musical” e “Origem do Fado”, escritos por Mário de Andrade e publicados na revista Illustração Musical. Esse periódico é a principal fonte documental mobilizada neste trabalho. A revista, dirigida pelo maestro Oscar Lorenzo Fernândez, circulou entre músicos, educadores, frequentadores de teatros, salas de concerto, conservatórios e escolas de música do Brasil entre 1930 e 1931. A discussão aqui proposta indica que Andrade ressaltava a necessidade de uma terminologia musical originalmente nacional e reivindicava a brasilidade na origem do fado, porém, sem desvalorizar a produção e a aceitação portuguesas desse estilo musical. Percebe-se que a construção de uma terminologia musical nacional significava uma possível conexão do Movimento Modernista com a cultura política iniciada no Governo Vargas e, ao mesmo tempo, uma continuidade que contrapunha as ideias dos críticos que condenavam o Modernismo, considerando-o apenas um evento (Semana de Arte Moderna, que aconteceu na cidade de São Paulo, em fevereiro de 1922), com data específica e público glamoroso. Observa-se, também, que Andrade entendia o “achado da origem” do fado como parte do processo de consolidação da cultura nacionalista brasileira, capaz de captar recursos do Estado, visando à ampliação da arte nacionalista em expansão naquele período.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The horizon of this article is the questions about modernism and their relations with political culture, from the perspective of a national identity, in the musicological studies Musical Terminology and the Origin of Fado (Terminologia Musical e a Origem do Fado), both written by Mário de Andrade and published in Illustração Musical magazine. The periodic is the main documented source used in the present study. The magazine, managed by Maestro Oscar Lorenzo Fernândez, circulated among musicians, educators, theatergoers, concert halls, conservatories and music schools in Brazil, through the years 1930 and 1931. The discussion proposed here indicates that Andrade emphasized the necessity of a nationally original musical terminology and tried to rescue the Brazilian origin of Fado, but without devaluing the Portuguese production and acceptance of the musical style. It is perceived that the construction of a national musical terminology hints at possible relations between the modernist movement and the political culture that had origin in Vargas Government. In addition, at the same time, this construction meant a continuity that countered the opinions of the critics who detracted the modernism, considering it just an event, with specific date and glamorous public (that is, the Modern Art Week, which happened at the city of São Paulo, in February 1922). It is also understood that Mário de Andrade proposed the discovery of the origin of fado as part of the process of consolidation of Brazilian nationalist culture consolidation, which, able to gather resources from the Government, aimed to expand the nationalist Art growing in that period.
  • Pedagogos da nação: reflexões sobre trajetórias e sociabilidades de bacharéis brasileiros a partir do periódico A Actualidade (1859-1861) Dossiê – Intelectuais, Estado E Política Educacional No Brasil E Em Portugal (1850-1980)

    Zica, Matheus da Cruz e

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O presente artigo pretende analisar as circunstâncias que estruturam a articulação de três bacharéis: Bernardo Guimarães, Flávio Farnese e Lafaiete Rodrigues, que no início de 1859 se reuniram no Rio de Janeiro, Corte do Império do Brasil, para fundar uma folha liberal intitulada A Actualidade, com duração até 1861. Argumentamos que a passagem pela Faculdade de Direito de São Paulo foi uma das grandes responsáveis pela associação entre os três jovens originários de Minas Gerais, colaborando para uma centralidade do tema nacional quanto eixo da atividade jornalística que empreenderam, analisando atentamente a política educacional naquele contexto, e se posicionando a partir de um tom explicitamente educativo em relação aos seus leitores.

    Abstract in English:

    ABSTRACT The present article intends to analyze the circumstances involving the articulation of three law graduates, Bernardo Guimarães, Flávio Farnese and Lafaiete Rodrigues, who met at the beginning of 1859 in Rio de Janeiro, the capital of the Empire of Brazil at that moment, to found a liberal “paper” entitled A Actualidade, lasting up to the year 1861. We sustain that their passage by the Law School of the University of São Paulo was one of the great factors responsible for the association between the three teenagers from Minas Gerais, defining the centrality of the theme “nation” as the axis of their journalism activity, for their carefully analysis of the educational policy in that context, and for an explicitly educational tone they adopted in relation to their readers.
  • “A Bandeira e a Cruz”: caminhos da trajetória intelectual da educadora Maria Junqueira Schmidt * Dossiê – Intelectuais, Estado E Política Educacional No Brasil E Em Portugal (1850-1980)

    Orlando, Evelyn de Almeida

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este artigo aborda a trajetória da intelectual e educadora católica Maria Junqueira Schmidt a partir do diálogo com Sirinelli e Bourdieu. O texto coloca em relevo não apenas as disputas e as tensões, mas também as alianças e as mediações em torno de projetos educacionais que vigoraram na sociedade brasileira entre os anos de 1920 e 1980. Isso nos instiga a pensar na presença feminina no campo educacional além das salas de aula do ensino primário. No caso da personagem estudada, sua trajetória nos deixa pistas de que sua construção como intelectual se deu por vários caminhos. Tendo transitado fluidamente entre a intelectualidade católica e laica, Maria Junqueira representou os interesses da Igreja em postos que ocupou junto ao Estado. Ao mesmo tempo esses espaços lhes serviram como dispositivos de empoderamento que referendavam cada vez mais sua atuação profissional como mulher e como representante de uma elite intelectual católica.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article discusses the trajectory of Catholic intellectual and educator Maria Junqueira Schmidt, from the ideas by Sirinelli and Bourdieu. The text highlights not only the disputes and tensions, but also the alliances and mediations around educational projects that have been in course in Brazilian society between the years of 1920 and 1980, and instigate us to think about the feminine presence in the educational field beyond the classrooms. In the case of this particular character, her trajectory gives us clues that her construction as an intellectual came about several ways. Having moved fluidly between Catholic and secular intellectuality, Maria Junqueira represented the interests of the Church in positions she occupied in the State. At the same time, these spaces served as empowerment devices that increasingly supported her professional work as a woman and as a representative of a Catholic intellectual elite.
  • Uma mulher no seu tempo: ciência, arte e educação num percurso de vida Dossiê - Intelectuais, Estado E Política Educacional No Brasil E Em Portugal (1850-1980)

    Mogarro, Maria João

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Professora universitária de ciências e professora do ensino liceal, Seomara da Costa Primo (Lisboa, 1895 - Amadora, 1986) distinguiu-se como investigadora, autora (nomeadamente de manuais) e ilustradora. A sua ação incorporou também o associativismo docente, a participação na imprensa e missões de estudo no estrangeiro. Foi uma mulher do seu tempo, uma intelectual, que defendeu um papel ativo das mulheres na sociedade e lutou pela sua educação, afirmando-se num universo essencialmente masculino. O seu percurso vital demonstra que percorreu algumas das instituições de referência da época e dialogou em arenas significativas de debate, afirmando-se como uma personalidade ímpar que também circulou internacionalmente em missões científicas. A penumbra em que tem sido mantido o seu nome e a sua vida deve ser iluminada por uma recolocação na galeria das mulheres ilustres que representam um tempo e um modo de ocupar o espaço público e de afirmar a profissão docente.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Seomara da Costa Primo (Lisbon, 1895 - Amadora, 1986) was a science university professor and a high school teacher. She was a distinguished researcher, textbook author and illustrator. She was also part of teaching associations, was once part of the press and did study missions abroad. She was a woman of her day, an intellectual that defended the active role of women in society and fought for her education, empowering herself in a men’s world. Her life path demonstrates that she was part of some reference institutions of the time and dialogued in significant arenas of debate, asserting herself as a personality who also circulated internationally in scientific missions. The penumbra in which her name and life have been kept must be illuminated by re-placing her in the gallery of illustrious women who represent a time and a way of occupying the public space and put the teaching profession forward.
  • A qualidade “de dentro” na/da pesquisa qualitativa em Educação do Sul do Brasil Demanda Contínua

    Camillo, Eliane Juraski

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO O presente artigo trata sobre a qualidade na pesquisa qualitativa dos programas de pós-graduação, na área da Educação, de duas instituições do Sul do Brasil: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). O intuito é compreender, entre os pós-graduados, egressos do doutorado que defenderam suas teses no biênio 2013/2014, os sentidos e o espaço que são atribuídos à qualidade na/da pesquisa em Educação. Estes são percebidos pela preocupação que os doutores tiveram (ou não) ao fazerem suas teses e pelos critérios ou estratégias que adotaram em prol da qualidade, bem como os elementos que demonstram que sua tese pode ser considerada de qualidade. Para efetivar esse estudo, utilizou-se a pesquisa qualitativa on-line, através da internet, com aporte em Flick, por intermédio de questionário enviado por e-mail aos sujeitos como instrumento de produção de dados. Os retornos apontam para o fato de que os doutores egressos que responderam ao questionário - UFSC e UFPR - observaram as estratégias favoráveis à qualidade durante todo o processo de pesquisa, ainda anterior ao início propriamente dito. Isso permite que se declare que a qualidade na/da pesquisa qualitativa em Educação, nessas duas universidades, é uma preocupação, sendo construída a partir dos “de dentro”, que são os próprios sujeitos/doutores egressos.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This article deals with the issue of quality in education research, in two programs of graduation in education in two institutions in the south of Brazil: the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) and the Universidade Federal do Paraná (UFPR). The study had the aim of understanding the meanings and the space assigned to the quality in/of educational research, among graduate students that defended their theses and dissertations in the biennium 2013/14, from the perceived concern that doctors had (or didn’t have) in the composition of their dissertations. We also studied which criteria and strategies were adopted for the sake of quality, as well as which elements show that those can be considered of quality. To carry out this study, we used online qualitative research through the internet, with basis on Flick, by the way of a questionnaire sent by email to the subjects as a data production tool. The results point to the fact that the graduated doctors who responded to the questionnaire - in UFSC and UFPR - observe the strategies conductive to quality throughout the research process, even before its beginning proper. This allows me to declare that the quality in/of qualitative research in education is a concern among the students of these universities, being built from the "inside"; that is, the subjects/graduated doctors themselves.
  • Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil Demanda Contínua

    Zanette, Marcos Suel

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Neste artigo foi feita, a partir de dados historiográficos, uma investigação sobre o tema “pesquisa no contexto da educação brasileira”. Para a realização deste trabalho empírico bibliográfico, perpassou-se pelos textos publicados que versam sobre o início das pesquisas em Educação no Brasil e das reflexões sobre metodologias das pesquisas qualitativas nos trabalhos acadêmicos. O texto destaca que o dispositivo entrevista individual ou em grupo, como instrumento para construir achados de campo, é uma ferramenta apropriada para compreender os dizeres dos entrevistados no processo da descrição do objeto da investigação pedagógica em educação.

    Abstract in English:

    ABSTRACT In this article, I present, based on historiographical data, an investigation on the subject of “research in the context of the structure of Brazilian education.” In order to accomplish this empirical bibliographical work, I went through published texts that deal with the beginning of the research about education in Brazil and the reflections on the methodologies of qualitative research in academic papers. The text highlights that the individual and group interview device as an instrument for building field findings, is an adequate tool for understanding the interviewees’ words in the process of describing the object of pedagogical investigation about education.
  • A guia-interpretação no processo de inclusão do indivíduo com surdocegueira Demanda Contínua

    Almeida, Wolney Gomes

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Refletir sobre a pessoa com surdocegueira e, sobretudo, sobre o atendimento direcionado ao surdocego, no contexto socioeducacional, constitui-se numa necessidade acadêmica, seja sobre a produção de conhecimentos teóricos, seja sobre as intervenções práticas. Essa problemática configura os caminhos percorridos pela presente tese de doutorado, a fim de investigar a atuação do profissional guia-intérprete no atendimento às pessoas com surdocegueira na cidade de Salvador, capital da Bahia; identificando os procedimentos de intervenção utilizados pelos profissionais, a partir das práticas comunicativas com surdocegos e caracterizando os fatores e os aspectos que interferem em sua atuação profissional como mediadores para a socialização do surdocego. Este trabalho pauta suas reflexões a partir das contribuições teóricas sociointeracionistas apresentadas por Vygotsky, compreendendo-se que a relação do sujeito surdocego com o meio constitui fator essencial para o desenvolvimento dos indivíduos. A escolha metodológica define um caminho para o estudo de caso e, a partir dos instrumentos de investigação definidos pela entrevista e pela observação direta, permite a análise sobre a falta de informações e de conhecimentos específicos sobre a deficiência como um fator determinante para o surgimento de barreiras de ordem estrutural, programática, atitudinal, arquitetônica que atingem tanto a qualidade dos serviços prestados ao surdocego quanto a realidade social deste indivíduo, constituindo assim uma realidade excludente e de segregação.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Reflecting about the person with deaf-blindness and, above all, the treatment given to the deaf-blind in the social and educational context is an academic need, either in production of theoretical knowledge or in practical interventions. This problematic sets the paths taken by this article, in order to investigate the importance of professional practice of the guide-interpreter in helping people with deaf-blindness, from their communicative practices with the deaf-blind and characterizing which factors and aspects interfere with their professional activities as mediators for the socialization of the deaf-blind. This work bases its reflections on the socio-interactionist theoretical contributions, understanding that the relationship of the deaf-blind subject with the environment is an essential factor for the development of individuals. The bibliographical research enables analysis of the lack of information and expertise on disability as a factor in the emergence of structural, programmatic, attitudinal and architectural barriers, which affect both the quality of treatment to the deaf-blind, as well as the social reality of these individuals, thus providing a reality of exclusion and segregation.
  • Formação continuada de professores: construindo possibilidades para o ensino do atletismo na Educação Física escolar * Demanda Contínua

    Gemente, Flórence Rosana Faganello; Matthiesen, Sara Quenzer

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo oferecer um curso de formação continuada de professores, direcionado ao desenvolvimento do atletismo na Educação Física escolar, verificando suas contribuições para a prática pedagógica dos participantes. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos um curso de formação continuada de professores com a participação de 21 professores de Educação Física da rede municipal de Educação de Goiânia. De natureza qualitativa, com elementos de pesquisa-ação, esta pesquisa utilizou diferentes técnicas para o levantamento de dados, tais como entrevistas, questionário, gravação e diário de campo. Os resultados revelaram que o curso de formação continuada proporcionou aos professores a troca de experiências; a construção de conhecimentos que contribuíram para a superação das dificuldades no trato das provas do atletismo abordadas no curso; a interferência direta na escola durante o processo de formação continuada; a elevação da autoestima dos professores; atendeu às necessidades dos professores; estimulou a criatividade para o desenvolvimento de novas práticas; e aproximou a universidade da escola. Com base nos resultados, reforçamos a importância da formação continuada para a construção de novos conhecimentos; ressaltamos a importância da aproximação entre a universidade e a escola, de modo a possibilitar a reflexão, discussão, construção e divulgação de novos conhecimentos relacionados ao atletismo para que os professores possam superar as dificuldades, desenvolvendo práticas pedagógicas que contemplem o atletismo de forma mais completa e aprofundada.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This research aimed to offer a course of continued formation of teachers, directed to the development of athletics in physical education in school, while checking its contributions to the pedagogical practice of the participants. For the development of the research, we carried out a course of continued formation for teachers, with the participation of 21 teachers of physical education of municipal schools of the state of Goiânia. With a qualitative nature, and action research elements, this research used different techniques to survey data, those being: interviews, questionnaires, recordings and field diaries. The results revealed that the course of continued formation provided an opportunity for teachers to exchange experiences; it also provided construction of knowledge that helped to overcome the difficulties in dealing with the athletic modalities approached in the course; it met the needs of the teachers; provided direct interference in school during the process of continued formation; stimulated creativity for the development of new practices; provided raising of the self-esteem of teachers and brought school and university together. Based on the results, we reinforce the importance of continued formation for the construction of new knowledge. We also emphasize the importance of bringing university and school together, in order to enable reflection, discussion, construction and dissemination of new knowledge related to athletics, so that teachers can overcome difficulties to develop pedagogical methods that address these practices in a deeper and more complete way.
  • Escala de Motivação Docente: desenvolvimento e validação * Demanda Contínua

    Davoglio, Tárcia Rita; Santos, Bettina Steren dos

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Este estudo teve por objetivo analisar evidências psicométricas de validade e confiabilidade da Escala de Motivação Docente (EMD), que visa explorar a motivação autodeterminada de professores. A EMD foi desenvolvida fundamentando-se nos pressupostos da Self-Determination Theory (SDT), que aborda a motivação autodeterminada como um processo intrínseco, sujeita a influências sociocontextuais a partir das necessidades psicológicas básicas de autonomia, competência e pertencimento. Após a análise de conteúdo e da semântica dos itens e o teste piloto, a versão preliminar da EMD foi aplicada em 398 professores universitários brasileiros. Os resultados exploratórios levaram ao refinamento da EMD, ficando a versão final composta por 24 itens, pontuados em uma escala do tipo Likert, distribuídos em cinco dimensões: Performance, Desenvolvimento, Prática Docente, Formação Continuada e Inserção Institucional. A análise fatorial confirmatória evidenciou índices de ajustes adequados, confirmando o modelo estrutural proposto. Ainda que incipientes, esses resultados são consistentes para evidenciar a validade de construto da EMD, apontando perspectivas para a sua utilização em avaliação motivacional docente. Recomenda-se, contudo, a continuidade de estudos de validação que corroborem com os atuais achados e os ampliem.

    Abstract in English:

    ABSTRACT This study’s main objective was to analyze psychometric evidence of validity and reliability of a Teachers Motivation Scale (EMD, Escala de Motivação Docente), in order to explore self-determined motivation exhibited by teachers. This scale was constructed in advance by the research group, and was developed based on the Self-Determination Theory (SDT), which approaches self-determined motivation as an intrinsic process, influenced by social context, taking into account basic psychological needs such as autonomy, competence and sense of belonging. After semantic and content analysis of all scale’s items and once a pilot test was performed, a preliminary version of the EMD scale was applied to 398 Brazilian faculty members. These exploratory results led to the refinement of the scale. The prototype version of this EMD is now composed of twenty-four Likert items and embraces five dimensions: Performance, Personal Development, Teaching Practice, Continued Education and Institutional Insertion. The factorial analysis showed good internal consistency, confirming the proposed structural model. Although preliminary, the current results provide consistent evidence for the validity of the EMD construct and seem promising for studies related to teachers’ motivational evaluation. It is recommended, however, that other validity studies which corroborate and amplify current findings be pursued.
  • Abordagens sobre sustentabilidade no ensino CTS: educando para a consideração do amanhã Demanda Contínua

    Freitas, Nadia Magalhães da Silva; Marques, Carlos Alberto

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Estamos vivenciando processos insustentáveis de desenvolvimento, cujo passivo principal materializa-se no crescimento da pobreza e na crise ambiental. O campo educacional não está alheio a essas questões, especialmente aos aspectos socioambientais. É nesse contexto que destacamos a importância de um ensino que problematize as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), cuja perspectiva e papel expressam as diversas ordens de implicações no campo social, econômico, ambiental, ético, entre outras. O presente trabalho, de natureza qualitativa, é parte de uma pesquisa mais ampla e foi conduzido buscando responder ao seguinte problema: em que termos se observa a inserção do tema (in)sustentabilidade em trabalhos de tese e de dissertações que se caracterizam como análise de práticas/ações de educação com enfoque CTS, na abordagem de temas socioambientais, nas pesquisas da área de ensino, no contexto da Educação em Ciências/Educação Científica e Tecnológica? Os resultados revelam que cerca de ¼ desses trabalhos sequer referenciam os termos conceitos sustentabilidade e sustentável. Dos mais de 70% dos trabalhos que fizeram notações, em pouco mais da metade deles constava mera menção aos referidos termos. A sustentabilidade constitui-se de um novo valor, do pensar no amanhã e do agir no presente, o que demanda que ela seja infundida e problematizada em todos os contextos societários, inclusive na educação.

    Abstract in English:

    ABSTRACT We are experiencing unsustainable development processes, whose main outcomes materialize; in the growth of poverty and the environmental crisis. The educational field is not strange to the socio-environmental issues, especially when it comes to socio-environmental aspects. In this context, we highlight the importance of a teaching process that problematizes the relations between Science, Technology and Society (STS), which express implications of several orders: namely social, economic, environmental, and ethical, among others. The present qualitative study is part of a broader research. In this context, we aim to answer the following problem: in what terms is observed the insertion of the theme (in) sustainability, in thesis and dissertations, that represents analyzes of practices/actions with STS focus and socio-environmental themes, in the context of Education in Science/Scientific and Technological Education? The results show that about ¼ of these studies have not even referenced the terms sustainability and sustainable. Among the seventy percent of the works that referred to these concepts, little more than half of them included merely mentions to the words. Sustainability can be considered new standard, of thinking about tomorrow and of acting in the present, which demands that it be infused and problematized in all societal contexts, including education.
  • Trabalho docente e educação integrada nas escolas técnicas estaduais de Pernambuco * Demanda Contínua

    Silva, Katharine Ninive Pinto; Silva, Jamerson Antonio de Almeida da

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre o processo de implementação do ensino médio integrado em escolas técnicas estaduais da rede de ensino de Pernambuco e as condições de trabalho docente, através de uma pesquisa de avaliação de políticas públicas. A pesquisa foi realizada através da análise documental, entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários, tendo como principais referências os estudos de Freitas, Nosella, Algebaile e outros. Buscamos responder ao seguinte problema: será que a perspectiva de ampliação da jornada escolar no ensino médio não significa também diminuição das condições efetivas de trabalho do professor em relação ao processo de ensino/aprendizagem na perspectiva de uma intensificação do trabalho docente? Concluímos que a ampliação da jornada escolar, no ensino médio das escolas estaduais de Pernambuco, vem acontecendo com a intensificação do trabalho docente, através da pressão por resultados e da perspectiva gerencial adotada. Nas experiências analisadas, a ênfase no reforço escolar, a intensificação do tempo de trabalho e do estudo em sala de aula e o sentimento de encarceramento de docentes e discentes significam um processo de precarização do trabalho docente e da própria escola.

    Abstract in English:

    ABSTRACT We present the results of research about the process of implementation of Integrated High School in state technical schools of Pernambuco’s educational network and the working conditions of teachers, through public policy evaluation research. The research was conducted through documentary analysis, semi-structured interviews and questionnaires, with the main bibliographical references being the studies of Freitas, Nosella, Algebaile, and others. We seek to answer the following problem: does the prospect of extending the school day in high school also mean a decrease in the effective working conditions of the teacher in relation to the teaching/learning process, from the perspective of an intensification of the teaching work? We have concluded that the expansion of the school day in high school in the state schools of Pernambuco has been happening with intensification of the teaching work, through pressure for results and the adoption of a managerial point of view. In the experiences analyzed, the emphasis on school reinforcement, the increase in working time and classroom study and the feeling of incarceration of teachers and students are part of a process of precariousness of teaching work and of the school itself.
  • Inovação pedagógica universitária mediada pelo Facebook e YouTube: uma experiência de ensino-aprendizagem direcionado à geração-Z Demanda Contínua

    Quintanilha, Luiz Fernando

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO A educação superior tem encontrado grandes desafios em função das velozes transformações da sociedade e, neste sentido, a aplicação de métodos pedagógicos inovadores que estimulem os alunos a criar e a desenvolver o espírito científico e reflexivo é constantemente requisitada. Entretanto, primeiramente, deve-se considerar a utilização de estratégias de aproximação com os estudantes, especialmente com os mais jovens, nascidos a partir de meados da década de 1990, que estão, atualmente, ingressando nas universidades. Para este grupo de estudantes, denominado de Geração Z, é essencial que os educadores renovem seus métodos de ensino para melhorar o processo de aprendizagem. Neste estudo, é avaliado se a utilização de tecnologias virtuais como Facebook e YouTube apresenta bons resultados no processo de ensino-aprendizagem de estudantes de uma universidade de Salvador. O Facebook foi utilizado como principal canal de comunicação entre professor e alunos; o YouTube, como um canal para compartilhamento de videoaulas desenvolvidas pelos próprios estudantes. Ambas as propostas foram sugeridas e não impostas aos estudantes. Ao final foi aplicado um questionário semiestruturado para avaliar a percepção discente. Verificou-se um alto grau de participação dos estudantes nas atividades propostas. Além disso, a percepção deles de que tais atividades foram eficazes para a construção do conhecimento foi o principal indicador positivo da análise, o que permitiu inferir que o uso dessas tecnologias é eficaz no processo de aprendizado dos estudantes, especialmente dos mais jovens.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Higher education has been facing great challenges due to rapidly occurring transformations in society. In this context, the application of innovative teaching methods that encourage students to create and develop scientific and critical thinking is constantly required. Nevertheless, one should first consider the use of strategies for approaching students - especially those from a younger generation, born in the mid-90s, who are currently initiating college. For this group of students, collectively referred to as Generation Z, it is essential that educators renew their teaching methods to improve the learning process. In this study, the use of virtual tools such as Facebook and YouTube was evaluated to determine their effect in higher-education student learning at the University of Salvador, Bahia. Facebook was used as the main communication tool between professors and students, and YouTube was used as a channel for virtual lessons developed by the students themselves. Both proposals have been suggested to but not demanded from the students. In the end, a semi-structured questionnaire was applied to assess student perception. As a result, we observed a high degree of student participation in the methodologies proposed. Moreover, their perception that the methods were effective for knowledge acquisition was the main positive indicator of the analysis. In conclusion, the use of virtual tools can be an effective method in the learning process of students, especially where younger ones are concerned.
  • Contribuciones en el campo de la Sociología de la Infancia: diálogos con Lourdes Gaitán Muñoz Artigo Original

    Voltarelli, Monique Aparecida

    Abstract in Portuguese:

    RESUMO Lourdes Gaitán Muñoz é uma investigadora espanhola reconhecida no campo da Sociologia da Infância. Seus trabalhos são desenvolvidos em dois pilares principais: a infância como uma parte permanente da estrutura social e as crianças como atores sociais. Gaitán Muñoz publicou livros, capítulos de livros e artigos em revistas que trazem elementos importantes para pensar sobre as crianças na sociedade e compreender a organização e a estruturação do campo da Sociologia da Infância. Suas principais áreas de pesquisa têm sido sobre a infância na sociedade, a vida das crianças migrantes, as políticas sociais para crianças, a infância e os direitos, a cidadania e a participação das crianças na sociedade. A entrevista foi realizada pessoalmente em novembro de 2016 e está dividida em três partes: o trabalho e a vida profissional da autora; as discussões sobre o campo, na Espanha e na América Latina; e as vidas das crianças na sociedade. Assim a entrevista procurou discutir os elementos essenciais das obras da autora e suas contribuições para o campo da Sociologia da Infância.

    Abstract in Spanish:

    RESUMEN Lourdes Gaitán Muñoz es una investigadora española reconocida en el campo de la Sociología de la Infancia. Sus obras se desarrollan sobre dos pilares fundamentales: la infancia como parte permanente de la estructura social y los niños y las niñas como actores sociales. Gaitán Muñoz tiene publicaciones en libros, capítulos de libros y artículos en revistas especializadas, los cuales traen elementos importantes para pensar los niños y las niñas en la sociedad y comprender la organización y estructuración del campo de la Sociología de la infancia. Sus principales áreas de investigación han sido sobre estudios de la infancia en la sociedad, la vida de los niños y las niñas migrantes, políticas sociales para la infancia, derechos de los niños, ciudadanía y participación de los niños y las niñas en la sociedad. La entrevista fue realizada personalmente en octubre de 2016; y está organizada en tres partes que abordan las obras y la vida profesional de la autora, discusiones sobre el campo en la España y en la América Latina, y la vida de los niños en la sociedad. Así, la entrevista pretendió discutir los elementos centrales de las obras de la autora y sus contribuciones para el campo de la Sociología de la infancia.

    Abstract in English:

    ABSTRACT Lourdes Gaitán Muñoz is a recognized Spanish researcher in the field of Sociology of Childhood. Her work is developed on two main pillars: childhood as a permanent category of the social structure and children as socials actors. Gaitán Muñoz has publications like books, book chapters and magazine articles that bring important elements to think about children in society and understanding the organization and structuring of the field of sociology of childhood. Her main areas of research have been in childhood studies in society, the lives of migrant children, social policies for children, childhood and rights, citizenship and children's participation in society. The interview was developed personally in November 2016, and is divided into three parts that address the work and the professional life of the author; discussions on the field in Spain and Latin America; and the children’s life in society. Thus, the interview sought to discuss the essential elements of the author's works and their contributions to the field of the sociology of childhood.
  • Memorial acadêmico para Professor Titular Documentos

    Baibich, Tânia Maria
  • História Intelectual e Educação: trajetórias, impressos e eventos Resenhas

    Torres, Renato
  • No corpo de minha mãe: método emersivo Resenhas

    Damiano, Gilberto Aparecido; Silva, Luiz Arthur Nunes da
  • A função pedagógica do diretor de escola Resenhas

    Liberato, Ermelinda
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