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Tecnologias digitais na educação: tendências

E-learning technologies in education: some trends

Resumos

O Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem - Provia -, integrando pesquisadores proponentes e seus respectivos grupos de pesquisa, originários de diferentes áreas do conhecimento e com problemas diferenciados de investigação, mas reunidos sob um mesmo eixo - o dos efeitos das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação (NTCI) e da Informática Educativa (IE) e seus modos de subjetivação no amplo campo educativo -, buscou constituir uma rede de pesquisas que reunisse iniciativas de avaliação inerentes a esta temática. O principal objetivo foi, então, a geração de conhecimento relevante na área específica, com vistas a contribuir para ações político-pedagógicas de inserção e de intervenção. Em outras palavras, o Provia pretendeu desafiar a reflexão crítica acerca das mudanças que estão ocorrendo na Educação (a Distância) no seu sentido mais abrangente, incluindo questões relativas aos modos de produção das subjetividades e aos rumos da nova sociedade do conhecimento.

Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Tecnologias Digitais e Educação a Distância; Informática na Educação


PROVIA - Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem-is an Interinstitutional Project for E-Learning Communities, supposed to joining and integrating researchers from different areas of knowledge, and as well their respective research groups, around a same intriguing investigative problem - evaluation of what may be some effects the Information and Communication Technologies provoke when implicated with the Educational Field and their subjects. The aim has been to produce knowledge from different theoretical perspectives, so it may give relevant support to politicalpedagogical decisions and actions in (Distance) Education thought in its broad sense, including new ways in which subjectivity is conforming and knowledge is being produced.

E-learning communities; Information and Communication Technologies in Distance Education; Computer Learning Environments


ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Tecnologias digitais na educação: tendências1 1 Apoio e Financiamento CNPq/PSPPG/FAPERGS. 2 O Plano Sul de Pesquisa e Pós-Graduação - PSPPG - é resultado do esforço conjunto envidado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), pelas Fundações de Amparo à Pesquisa da Região Sul do Brasil (FAPs) e pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação das Universidades da Região Sul do Brasil, sendo que uma das temáticas de investigação propostas e apoiadas pelo Plano Sul diz respeito aos estudos relativos aos diferentes modos de integração das tecnologias digitais na Educação, no seu sentido mais amplo. 3 Palavras de CERTEAU (1996) ao referir-se ao seu objeto de pesquisa - a Cultura - em A invenção do cotidiano. 4 Coordenadora: Denise Leite (PPGEDU-UFRGS); pesquisadora: Vera Bemvenutti (UNISINOS); bolsista CNPq: Ana Beatriz Nunes. 5 A equipe do projeto é formada pelas professoras Dr.ª Dinorá F. da Silva (Unisinos, PPG-Linguística Aplicada); Dr.ª Rejane Czermack (Unisinos-RS); Ms. Rosemarie Lorenz Martins (Feevale-RS); Doutoranda Patrícia Bassani (Feevale-RS) e pelo bolsista Geovane Lacerda (IC-Provia/CNPq-PSPPG). 6 Competência é assumida, conforme CHARAUDEAU (1992). Não se confunde com a abordagem inatista de competência de linguagem. Trata-se de competência de ação através de linguagem. Um sujeito se dirige a outro dentro de uma situação de comunicação específica. A partir dessa situação, busca a seleção e organização dos recursos que a linguagem lhe oferece. Utiliza-se, então, de três competências - a situacional, a discursiva e a semiolinguística. Essa última trata do saber fazer textual. No caso dos ambientes informatizados, temos a necessidade de desenvolver essas competências frente a nova situação de comunicação, com os recursos que o hipertexto possibilita. São novas as competências sobre as quais, necessariamente, as teorias que trabalham com o sentido têm de se debruçar para dar conta dos novos processos de escrita de crianças, jovens e adultos. 7 Coordenadora Dr.ª Edel Ern (PPGE-UFSC), com apoio de mestrandas e bolsistas AT e IC - Provia/CNPq-PSPPG. 8 Pesquisas coordenadas pela Dr.ª Cleci Maraschin (PPGPSI/PPGIE-UFRGS), integradas por mestrandos e doutorandos, entre os quais as já Doutoras Débora Laurino (FURG) e Mara Lúcia Carneiro (UERGS), a qual também integra o grupo bolsista IC-Provia/CNPq-PSPPG. 9 Coordenadora: Dr.ª Regina M. V. Mutti (PPGEDU-UFRGS), com apoio de seus orientandos de doutorado, Fernando Hartmann e Marleni Matte (PPGEDU-UFRGS). 10 Coordenada pela Dr.ª Margarete Axt (PPGEDU/PPGIE-UFRGS) e integrada pelos mestrandos e doutorandos Evandro Alves, Marcio Martins, Leandro Andrade, M. Cristina Biazus, Eny Schuch, Ademir, Dr.ª Carime Elias, tendo como colaboradores Ms. Gisley Lazarotto, Ms. José Ricardo Kreutz, Michelle Freimuller, bolsistas AT e IC-Provia/CNPq-PSPPG e bolsistas Faurgs Débora F. Martinez, Tiago S. Daitx, Andrei Thomaz, André Lapolli, Lucas Guimarães, entre outros. 11 Vale lembrar que as análises e reflexões apresentadas acerca dessas experimentações têm sistemeticamente contado com a colaboração e a dedicação do grupo de pesquisa do Lelic - orientandos e bolsistas -, além de alunos participantes das mesmas nos diversos níveis de ensino, de algum modo interessados na formação docente e/ou nos processos de ensino-aprendizagem. 12 Disponível em www.pgie.ufrgs.br Lelic (Faced/UFRGS) 13 e a ferramenta de comunicação forch@t lelic, que tanto pode compor uma plataforma quanto pode ser utilizada de modo independente. 13 Disponível em www.lelic.ufrgs.br 14 Tanto o forch@t lelic quanto o ambiente lelic foram idealizados por Margarete Axt e implementados por bolsistas do projeto Provia: Tiago Daitx Sturmer, Fabio Medeiros de Carvalho, Lucas Guimarães e Daniela Peño Paiva, com a colaboração pela interlocução qualificada dos pós-graduandos, orientandos e alunos colaboradores. 15 E aqui nos referimos a diversos estudos (artigos, dissertações e teses) levados a efeito por Margarete Axt e pelo grupo de pesquisa, orientandos, bolsistas e colaboradores, como Carime Rossi Elias, Evandro Alves, Márcio Martins, Leandro M. Andrade, José Ricardo Kreutz, Gislei Lazzarotto, Janete Sander Costa, Eny Schuch, M. Cristina Biazus, Airton Cattani, Débora F. Martinez, Michelle Freimuller, entre outros. 16 Professora do Instituto de Psicologia/UFRGS, vinculada ao Departamento de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional. Coordena o Diretório de Pesquisa - CNPq Modos de Trabalhar, Modos de Subjetivar. Concluiu recente pesquisa sobre os efeitos da Reestruturação Produtiva no setor bancário, com apoio da FAPERGS e atualmente realiza sua investigação no campo da Reforma Psiquiátrica, interessada nos novos modos de tratar a loucura e suas manifestações em diversas práticas concernentes aos serviços substitutivos propostos pela Reforma. O enfoque, nessa atual pesquisa, refere-se ao das práticas PSI e ao campo da Clínica Transdisciplinar.

E-learning technologies in education: some trends

Margarete Axt (Coordenadora)I; Edel ErnII; Tânia Mara Galli FonsecaIII; Denise Balarine Cavalheiro LeiteIV; Cleci MaraschinV; Regina Maria Varini MuttiVI; Dinorá Fraga da SilvaVII

IDoutora em Lingüística e Letras pela PUC-RS. Professora Titular da UFRGS. maaxt2002@yahoo.com.br

IIPh.D. em Educação pela University of Chicago, Estados Unidos. Professora Adjunto IV da UFSC

IIIDoutora em Educação pela UFRGS. Professora Titular da UFRGS

IVDoutora em Ciências Humanas pela UFRGS. Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS

VDoutora em Educação pela UFRGS. Professora do Instituto de Psicologia da UFRGS

VIDoutora em Lingüística e Letras pela PUC-RS. Professora Adjunto da UFRGS

VIIDoutora em Lingüística pela USP. Professora Titular da Unisinos

RESUMO

O Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem - Provia -, integrando pesquisadores proponentes e seus respectivos grupos de pesquisa, originários de diferentes áreas do conhecimento e com problemas diferenciados de investigação, mas reunidos sob um mesmo eixo - o dos efeitos das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação (NTCI) e da Informática Educativa (IE) e seus modos de subjetivação no amplo campo educativo -, buscou constituir uma rede de pesquisas que reunisse iniciativas de avaliação inerentes a esta temática. O principal objetivo foi, então, a geração de conhecimento relevante na área específica, com vistas a contribuir para ações político-pedagógicas de inserção e de intervenção. Em outras palavras, o Provia pretendeu desafiar a reflexão crítica acerca das mudanças que estão ocorrendo na Educação (a Distância) no seu sentido mais abrangente, incluindo questões relativas aos modos de produção das subjetividades e aos rumos da nova sociedade do conhecimento.

Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Tecnologias Digitais e Educação a Distância, Informática na Educação.

ABSTRACT

PROVIA - Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem-is an Interinstitutional Project for E-Learning Communities, supposed to joining and integrating researchers from different areas of knowledge, and as well their respective research groups, around a same intriguing investigative problem - evaluation of what may be some effects the Information and Communication Technologies provoke when implicated with the Educational Field and their subjects. The aim has been to produce knowledge from different theoretical perspectives, so it may give relevant support to politicalpedagogical decisions and actions in (Distance) Education thought in its broad sense, including new ways in which subjectivity is conforming and knowledge is being produced.

Key-words: E-learning communities, Information and Communication Technologies in Distance Education, Computer Learning Environments.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Texto recebido em 25 maio 2003

Texto aprovado em 05 set. 2003

  • AUTHIER-REVUZ, J. Palavras incertas: as não coincidências do dizer. Campinas: Ed. da Unicamp, 1998.
  • BAKHTIN, M. A estética da criação verbal São Paulo: Martins Fontes, 1997.
  • BOURDIEU, P. Sociologia São Paulo: Ática, 1983. (Col. Grandes Cientistas Sociais). Organização de Renato Ortiz.
  • CARNEIRO, M. L. F. O acoplamento tecnológico e a comunicação em rede: configurando outros domínios de aprendizagem. Porto Alegre, 2003. Tese (Doutorado) - Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1996.
  • CHARAUDEAU, P. Grammaire du Sens et de l'Expression Paris: Hachette, 1992.
  • DELEUZE, G. A lógica do sentido São Paulo: Perspectiva, 1998.
  • ______. O mistério de Ariana Lisboa: Veja, 1996.
  • ______. O que é Filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.
  • ______; GUATTARI, F. Mil Platôs Rio de Janeiro: Ed. 34, 2000.
  • GUATTARI, F. As três ecologias Campinas: Papirus, 1995.
  • LÂNGARO, A. G. Práticas pedagógicas e tecnologia: movimentos e vicissitudes na escola. Porto Alegre, 2003. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • LAURINO, D. Rede virtual de aprendizagem - interação em uma ecologia digital. Porto Alegre, 2001. Tese (Doutorado) - Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • LEONNARDS, A.; GOMES, C.; WALKER, R. Estudo de caso aplicado às inovações educacionais: uma metodologia. Brasília: Inep, 1992. (Série Documental: Inovações, n. 1).
  • MAINGUENEAU, D. Análise de contextos de comunicação São Paulo: Cortez, 2002.
  • MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento As bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athenas, 2001.
  • ______; VARELA, F. De máquinas e seres vivos: autopoiese - a organização do vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
  • PEARCE, W. B. Novos modelos e metáforas comunicacionais: a passagem da teoria à prática, do objetivismo ao construcionismo social e da representação à reflexividade. In: SCHITMAN, D. F.(Org.). Novos paradigmas, cultura e subjetividade Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
  • PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento? Campinas: Pontes, 1990.
  • 1
    Apoio e Financiamento CNPq/PSPPG/FAPERGS.
    2 O Plano Sul de Pesquisa e Pós-Graduação - PSPPG - é resultado do esforço conjunto envidado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), pelas Fundações de Amparo à Pesquisa da Região Sul do Brasil (FAPs) e pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação das Universidades da Região Sul do Brasil, sendo que uma das temáticas de investigação propostas e apoiadas pelo Plano Sul diz respeito aos estudos relativos aos diferentes modos de integração das tecnologias digitais na Educação, no seu sentido mais amplo.
    3 Palavras de CERTEAU (1996) ao referir-se ao seu objeto de pesquisa - a Cultura - em
    A invenção do cotidiano.
    4 Coordenadora: Denise Leite (PPGEDU-UFRGS); pesquisadora: Vera Bemvenutti (UNISINOS); bolsista CNPq: Ana Beatriz Nunes.
    5 A equipe do projeto é formada pelas professoras Dr.ª Dinorá F. da Silva (Unisinos, PPG-Linguística Aplicada); Dr.ª Rejane Czermack (Unisinos-RS); Ms. Rosemarie Lorenz Martins (Feevale-RS); Doutoranda Patrícia Bassani (Feevale-RS) e pelo bolsista Geovane Lacerda (IC-Provia/CNPq-PSPPG).
    6 Competência é assumida, conforme CHARAUDEAU (1992). Não se confunde com a abordagem inatista de competência de linguagem. Trata-se de competência de ação através de linguagem. Um sujeito se dirige a outro dentro de uma situação de comunicação específica. A partir dessa situação, busca a seleção e organização dos recursos que a linguagem lhe oferece. Utiliza-se, então, de três competências - a situacional, a discursiva e a semiolinguística. Essa última trata do saber fazer textual. No caso dos ambientes informatizados, temos a necessidade de desenvolver essas competências frente a nova situação de comunicação, com os recursos que o hipertexto possibilita. São novas as competências sobre as quais, necessariamente, as teorias que trabalham com o sentido têm de se debruçar para dar conta dos novos processos de escrita de crianças, jovens e adultos.
    7 Coordenadora Dr.ª Edel Ern (PPGE-UFSC), com apoio de mestrandas e bolsistas AT e IC - Provia/CNPq-PSPPG.
    8 Pesquisas coordenadas pela Dr.ª Cleci Maraschin (PPGPSI/PPGIE-UFRGS), integradas por mestrandos e doutorandos, entre os quais as já Doutoras Débora Laurino (FURG) e Mara Lúcia Carneiro (UERGS), a qual também integra o grupo bolsista IC-Provia/CNPq-PSPPG.
    9 Coordenadora: Dr.ª Regina M. V. Mutti (PPGEDU-UFRGS), com apoio de seus orientandos de doutorado, Fernando Hartmann e Marleni Matte (PPGEDU-UFRGS).
    10 Coordenada pela Dr.ª Margarete Axt (PPGEDU/PPGIE-UFRGS) e integrada pelos mestrandos e doutorandos Evandro Alves, Marcio Martins, Leandro Andrade, M. Cristina Biazus, Eny Schuch, Ademir, Dr.ª Carime Elias, tendo como colaboradores Ms. Gisley Lazarotto, Ms. José Ricardo Kreutz, Michelle Freimuller, bolsistas AT e IC-Provia/CNPq-PSPPG e bolsistas Faurgs Débora F. Martinez, Tiago S. Daitx, Andrei Thomaz, André Lapolli, Lucas Guimarães, entre outros.
    11 Vale lembrar que as análises e reflexões apresentadas acerca dessas experimentações têm sistemeticamente contado com a colaboração e a dedicação do grupo de pesquisa do Lelic - orientandos e bolsistas -, além de alunos participantes das mesmas nos diversos níveis de ensino, de algum modo interessados na formação docente e/ou nos processos de ensino-aprendizagem.
    12 Disponível em
    Lelic (Faced/UFRGS)
    13 e a ferramenta de comunicação
    forch@t lelic, que tanto pode compor uma plataforma quanto pode ser utilizada de modo independente.
    13 Disponível em
    14 Tanto o
    forch@t lelic quanto o ambiente lelic foram idealizados por Margarete Axt e implementados por bolsistas do projeto Provia: Tiago Daitx Sturmer, Fabio Medeiros de Carvalho, Lucas Guimarães e Daniela Peño Paiva, com a colaboração pela interlocução qualificada dos pós-graduandos, orientandos e alunos colaboradores.
    15 E aqui nos referimos a diversos estudos (artigos, dissertações e teses) levados a efeito por Margarete Axt e pelo grupo de pesquisa, orientandos, bolsistas e colaboradores, como Carime Rossi Elias, Evandro Alves, Márcio Martins, Leandro M. Andrade, José Ricardo Kreutz, Gislei Lazzarotto, Janete Sander Costa, Eny Schuch, M. Cristina Biazus, Airton Cattani, Débora F. Martinez, Michelle Freimuller, entre outros.
    16 Professora do Instituto de Psicologia/UFRGS, vinculada ao Departamento de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional. Coordena o Diretório de Pesquisa - CNPq
    Modos de Trabalhar, Modos de Subjetivar. Concluiu recente pesquisa sobre os efeitos da Reestruturação Produtiva no setor bancário, com apoio da FAPERGS e atualmente realiza sua investigação no campo da Reforma Psiquiátrica, interessada nos novos modos de tratar a loucura e suas manifestações em diversas práticas concernentes aos serviços substitutivos propostos pela Reforma. O enfoque, nessa atual pesquisa, refere-se ao das práticas PSI e ao campo da Clínica Transdisciplinar.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      04 Mar 2015
    • Data do Fascículo
      2003

    Histórico

    • Aceito
      05 Set 2003
    • Recebido
      25 Maio 2003
    Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
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