Resumos
O Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem - Provia -, integrando pesquisadores proponentes e seus respectivos grupos de pesquisa, originários de diferentes áreas do conhecimento e com problemas diferenciados de investigação, mas reunidos sob um mesmo eixo - o dos efeitos das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação (NTCI) e da Informática Educativa (IE) e seus modos de subjetivação no amplo campo educativo -, buscou constituir uma rede de pesquisas que reunisse iniciativas de avaliação inerentes a esta temática. O principal objetivo foi, então, a geração de conhecimento relevante na área específica, com vistas a contribuir para ações político-pedagógicas de inserção e de intervenção. Em outras palavras, o Provia pretendeu desafiar a reflexão crítica acerca das mudanças que estão ocorrendo na Educação (a Distância) no seu sentido mais abrangente, incluindo questões relativas aos modos de produção das subjetividades e aos rumos da nova sociedade do conhecimento.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Tecnologias Digitais e Educação a Distância; Informática na Educação
PROVIA - Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem-is an Interinstitutional Project for E-Learning Communities, supposed to joining and integrating researchers from different areas of knowledge, and as well their respective research groups, around a same intriguing investigative problem - evaluation of what may be some effects the Information and Communication Technologies provoke when implicated with the Educational Field and their subjects. The aim has been to produce knowledge from different theoretical perspectives, so it may give relevant support to politicalpedagogical decisions and actions in (Distance) Education thought in its broad sense, including new ways in which subjectivity is conforming and knowledge is being produced.
E-learning communities; Information and Communication Technologies in Distance Education; Computer Learning Environments
ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA
Tecnologias digitais na educação: tendências1
E-learning technologies in education: some trends
Margarete Axt (Coordenadora)I; Edel ErnII; Tânia Mara Galli FonsecaIII; Denise Balarine Cavalheiro LeiteIV; Cleci MaraschinV; Regina Maria Varini MuttiVI; Dinorá Fraga da SilvaVII
IDoutora em Lingüística e Letras pela PUC-RS. Professora Titular da UFRGS. maaxt2002@yahoo.com.br
IIPh.D. em Educação pela University of Chicago, Estados Unidos. Professora Adjunto IV da UFSC
IIIDoutora em Educação pela UFRGS. Professora Titular da UFRGS
IVDoutora em Ciências Humanas pela UFRGS. Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS
VDoutora em Educação pela UFRGS. Professora do Instituto de Psicologia da UFRGS
VIDoutora em Lingüística e Letras pela PUC-RS. Professora Adjunto da UFRGS
VIIDoutora em Lingüística pela USP. Professora Titular da Unisinos
RESUMO
O Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem - Provia -, integrando pesquisadores proponentes e seus respectivos grupos de pesquisa, originários de diferentes áreas do conhecimento e com problemas diferenciados de investigação, mas reunidos sob um mesmo eixo - o dos efeitos das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação (NTCI) e da Informática Educativa (IE) e seus modos de subjetivação no amplo campo educativo -, buscou constituir uma rede de pesquisas que reunisse iniciativas de avaliação inerentes a esta temática. O principal objetivo foi, então, a geração de conhecimento relevante na área específica, com vistas a contribuir para ações político-pedagógicas de inserção e de intervenção. Em outras palavras, o Provia pretendeu desafiar a reflexão crítica acerca das mudanças que estão ocorrendo na Educação (a Distância) no seu sentido mais abrangente, incluindo questões relativas aos modos de produção das subjetividades e aos rumos da nova sociedade do conhecimento.
Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Tecnologias Digitais e Educação a Distância, Informática na Educação.
ABSTRACT
PROVIA - Projeto Interinstitucional Comunidades Virtuais de Aprendizagem-is an Interinstitutional Project for E-Learning Communities, supposed to joining and integrating researchers from different areas of knowledge, and as well their respective research groups, around a same intriguing investigative problem - evaluation of what may be some effects the Information and Communication Technologies provoke when implicated with the Educational Field and their subjects. The aim has been to produce knowledge from different theoretical perspectives, so it may give relevant support to politicalpedagogical decisions and actions in (Distance) Education thought in its broad sense, including new ways in which subjectivity is conforming and knowledge is being produced.
Key-words: E-learning communities, Information and Communication Technologies in Distance Education, Computer Learning Environments.
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Texto recebido em 25 maio 2003
Texto aprovado em 05 set. 2003
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Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
2003
Histórico
-
Aceito
05 Set 2003 -
Recebido
25 Maio 2003