Resumos
Apresenta o ensino semi-presencial mediado pelas novas tecnologias de comunicação, especialmente a internet, apontando-o como estratégia de inovação para o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta algumas diferenças entre ensino presencial e semi-presencial, e as peculiaridades de ambas as modalidades. Expõe as características do ensino semi-presencial, observando mudanças no papel do professor e na postura do aluno. Enfoca a importância do material didático e das ferramentas da internet como facilitadores da construção do conhecimento no ensino semi-presencial. Alerta para as transformações que vêm ocorrendo no campo da educação, propondo a inclusão urgente das tecnologias na aprendizagem, e sugerindo o ensino semi-presencial como uma alternativa na busca constante de aperfeiçoamento.
ensino semi-presencial; educação permanente; aprendizagem - internet; novas tecnologias da comunicação; educação - novas tecnologias
This article discusses a form of semi-presence education mediated by new technology as an innovative strategy to the learning process. It emphasizes some differences between presencial and semi-presencial learning and describes some peculiarities on both. The text examines semi-presence education, from point of view of change that occur on the role of teachers and students. It also focus on the role of media as a facilatator on building the learning in semi-presence education. Alerts for the transformations that are happening in education, and proposes the use of new technologies to help the learning processes. It suggests the semi-presence education as an alternative for the development of new methods of education.
semi-presence education; permanent education; new technologies; learning in the Internet; new technologies - education
DOSSIÊ - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O ensino semi-presencial como resposta às crescentes necessidades de educação permanente
The semi-presence education as answer to growing needs to permanent education
Cristiane do Rocio Cardoso Ebert
Bibliotecária, Especialista em Gestão da Informação, Mestranda em Ciências da Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia. Docente na área de Comunicação Social, disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação das Faculdades ESEEI, em Curitiba-PR. E-mail: cristiane@netpar.br
RESUMO
Apresenta o ensino semi-presencial mediado pelas novas tecnologias de comunicação, especialmente a internet, apontando-o como estratégia de inovação para o processo de ensino-aprendizagem. Ressalta algumas diferenças entre ensino presencial e semi-presencial, e as peculiaridades de ambas as modalidades. Expõe as características do ensino semi-presencial, observando mudanças no papel do professor e na postura do aluno. Enfoca a importância do material didático e das ferramentas da internet como facilitadores da construção do conhecimento no ensino semi-presencial. Alerta para as transformações que vêm ocorrendo no campo da educação, propondo a inclusão urgente das tecnologias na aprendizagem, e sugerindo o ensino semi-presencial como uma alternativa na busca constante de aperfeiçoamento.
Palavras-chave: ensino semi-presencial, educação permanente, aprendizagem - internet, novas tecnologias da comunicação, educação - novas tecnologias.
ABSTRACT
This article discusses a form of semi-presence education mediated by new technology as an innovative strategy to the learning process. It emphasizes some differences between presencial and semi-presencial learning and describes some peculiarities on both. The text examines semi-presence education, from point of view of change that occur on the role of teachers and students. It also focus on the role of media as a facilatator on building the learning in semi-presence education. Alerts for the transformations that are happening in education, and proposes the use of new technologies to help the learning processes. It suggests the semi-presence education as an alternative for the development of new methods of education.
Key-words: semi-presence education, permanent education, new technologies, learning in the Internet, new technologies - education.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
Texto recebido em 20 jan. 2003
Texto aprovado em 20 de mar. 2003
- ABREU, K. O ensino on-line: uma nova estratégia pedagógica. Revista SPEI, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 18-20, ago./dez. 2000.
- ARANHA, M. L. A. História da educação 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996.
- COOPER, B. Como usar a internet São Paulo: Publifolha, 2000.
- GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação São Paulo: Esfera, 2001.
- GARCIA, P. S. A internet como nova mídia na educação Disponível em: <http:geocities.com/Athens/Delphi/2361/intmid.htm> Acesso em: 20 mar. 2002.
- HEIDE, A.; STILBORNE, L. Guia do professor para a internet: completo e fácil. Porto Alegre: Artmed, 2000.
- LAMPERT, E. Experiências inovadoras e a tecnologia educacional Porto Alegre: Sulina, 2000.
- LEVY, P. Cibercultura São Paulo: Ed. 34, 1999.
- ______. Educação e cibercultura Disponível em: <www1.portoweb.com.br/pierrelevy/educaecyber.html> Acesso em: 22 mar. 2002.
- ______. Entrevista. Revista Pátio, v. 5, n. 18, ago./out. 2001.
- LUCENA, C.; FUCKS, H. Professores e aprendizes na Web: a educação na era da Internet. Rio de Janeiro: Clube do Livro, 2000.
- SILVA, R. T. Educação mediada por computador: cursos de Física. Disponível em: <http://www.fisica.ufpb.br/graduacao/down/prolicen.pdf> Acesso em: 21 maio 2002.
- TIBÚRCIO, C. Guia de informática e internet para a educação pré-escolar Petrópolis: Vozes, 1996.
- WEININGER, M. J. O uso da internet para fins educativos. Disponível em: <http://www.humanas.ufpr.br/delem/deutsch/internet.htm> Acesso em: 21 maio 2002.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
04 Mar 2015 -
Data do Fascículo
Jun 2003
Histórico
-
Recebido
20 Jan 2003 -
Aceito
20 Mar 2003