Logomarca do periódico: Educar em Revista

Open-access Educar em Revista

Publication of: Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
Area: Human Sciences
ISSN printed version: 0104-4060
ISSN online version: 1984-0411
Previous title Educar
Creative Common - by 4.0

Table of contents

Educar em Revista, Issue: 11, Published: 1995

Educar em Revista, Issue: 11, Published: 1995

Document list

Editoral Pinheiro, Marta
Apresentação I
Apresentação Carneiro, Antônio Lineu Cruz, Christiane Gioppo M.
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Considerações sobre Bioética Zancan, Glaci T.
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Mapeamento do genoma humano e algumas implicações éticas Chautard-Freire-Maia, Eleidi Alice
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Ética e genética Raskin, Salmo
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Implicações sociais do uso das técnicas de manipulação genética: aplicação em países de terceiro mundo Bega, Maria Tarcisa Silva
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
O paradoxo social-eugênico, genes e ética Bizzo, Nelio Marco Vincenzo

Abstract in Portuguese:

O modelo de herança utilizado pela Eugenia tomava como premissa a Pangênese de Darwin. Os modelos matemáticos desenvolvidos por Francis Galton, seu fundador, dependiam desse modelo plástico de herança, onde as partículas hereditárias podiam ser modificadas pelas circustâncias ambientais. No início do século o mendelismo e, logo em seguida, a teoria cromossômica da herança, abalaram profunda e difinitivamente as premissas do modelo de herança da Eugenia. na década de 20, no entanto, a Eugenia ressurgiu com vigor nunca visto, ao ponto de nortear políticas públicas em vários países, passando de um simples conjunto de conjecturas matemático-biológicas para a condição de suporte ideológico de práticas sociais discriminatórias que incluiam a perseguição, a esterilização, o confinamento e o aniquilamento de tipos humanos "inferiores". Com o argumento da "salvação nacional" a eugenia seduziu intelectualmente cientistas de um amplo espectro político, inclusive de militantes de partidos comunistas na Inglaterra e nos Estados Unidos, o que ocultou a falta de consistência científica das políticas eugênicas. A postura ética dos cientistas volta a ser discutida hoje, com as novas possibilidades de manipulação genética propiciada pelos recentes avanços tecnológicos.
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
A diversidade cultural e a reprodução humana Daniel, Jungla Maria Pimentel Cravo, Veraluz Zicarelli Posse, Zulmara C. Sauner
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
A situação da decisão bioética Moser, Alvino
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
A Bioética sob um olhar naturalista Heemann, Ademar
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
A região cultural da bioética no Brasil Cordi, Cassiano
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Apresentação: LDB - o processo de tramitação
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Porque não queremos uma LDB na contramão da história: uma análise do Substitutivo Darcy Ribeiro Kuenzer, Acácia Zeneida Gonçalves, Maria Dativa de Salles
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
A concepção de sistema educacional Kuenzer, Acácia Zeneida
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
A avaliação institucional no projeto da nova LDB Zanetti, Maria Aparecida Bertolini, Marilene Amaral Silva, Monica Ribeiro da
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Autonomia na universidade Nunes, Andréa do Rocio C. Trojan, Rose Mary Tavares, Taís Maria
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Educação especial Miranda, Sonia Maria Guariza de Assumpção
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Educação e a formação do cidadão Silva, Mônica Ribeiro da
location_on
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná Educar em Revista, Setor de Educação - Campus Rebouças - UFPR, Rua Rockefeller, nº 57, 2.º andar - Sala 202 , Rebouças - Curitiba - Paraná - Brasil, CEP 80230-130 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: educar@ufpr.br
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Accessibility / Report Error