Editoral Pinheiro, Marta |
Apresentação I Apresentação Carneiro, Antônio Lineu Cruz, Christiane Gioppo M. |
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Considerações sobre Bioética Zancan, Glaci T. |
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Mapeamento do genoma humano e algumas implicações éticas Chautard-Freire-Maia, Eleidi Alice |
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Ética e genética Raskin, Salmo |
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Implicações sociais do uso das técnicas de manipulação genética: aplicação em países de terceiro mundo Bega, Maria Tarcisa Silva |
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional O paradoxo social-eugênico, genes e ética Bizzo, Nelio Marco Vincenzo Abstract in Portuguese: O modelo de herança utilizado pela Eugenia tomava como premissa a Pangênese de Darwin. Os modelos matemáticos desenvolvidos por Francis Galton, seu fundador, dependiam desse modelo plástico de herança, onde as partículas hereditárias podiam ser modificadas pelas circustâncias ambientais. No início do século o mendelismo e, logo em seguida, a teoria cromossômica da herança, abalaram profunda e difinitivamente as premissas do modelo de herança da Eugenia. na década de 20, no entanto, a Eugenia ressurgiu com vigor nunca visto, ao ponto de nortear políticas públicas em vários países, passando de um simples conjunto de conjecturas matemático-biológicas para a condição de suporte ideológico de práticas sociais discriminatórias que incluiam a perseguição, a esterilização, o confinamento e o aniquilamento de tipos humanos "inferiores". Com o argumento da "salvação nacional" a eugenia seduziu intelectualmente cientistas de um amplo espectro político, inclusive de militantes de partidos comunistas na Inglaterra e nos Estados Unidos, o que ocultou a falta de consistência científica das políticas eugênicas. A postura ética dos cientistas volta a ser discutida hoje, com as novas possibilidades de manipulação genética propiciada pelos recentes avanços tecnológicos. |
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional A diversidade cultural e a reprodução humana Daniel, Jungla Maria Pimentel Cravo, Veraluz Zicarelli Posse, Zulmara C. Sauner |
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional A situação da decisão bioética Moser, Alvino |
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional A Bioética sob um olhar naturalista Heemann, Ademar |
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional A região cultural da bioética no Brasil Cordi, Cassiano |
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Apresentação: LDB - o processo de tramitação |
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Porque não queremos uma LDB na contramão da história: uma análise do Substitutivo Darcy Ribeiro Kuenzer, Acácia Zeneida Gonçalves, Maria Dativa de Salles |
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional A concepção de sistema educacional Kuenzer, Acácia Zeneida |
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional A avaliação institucional no projeto da nova LDB Zanetti, Maria Aparecida Bertolini, Marilene Amaral Silva, Monica Ribeiro da |
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Autonomia na universidade Nunes, Andréa do Rocio C. Trojan, Rose Mary Tavares, Taís Maria |
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Educação especial Miranda, Sonia Maria Guariza de Assumpção |
Dossiê (A) - A Bioética / Dossiê (B) - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Educação e a formação do cidadão Silva, Mônica Ribeiro da |