Logomarca do periódico: Educação & Sociedade

Open-access Educação & Sociedade

Publicação de: Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
Área: Ciências Humanas Versão on-line ISSN: 1678-4626

Nossa Missão

Planejada como instrumento de incentivo à pesquisa acadêmica e ao amplo debate, a Revista Educação & Sociedade (E&S) publica artigos fundamentados em teoria social, cujas temáticas são centradas nas relações entre a educação e a sociedade

Press-releases rss_feed

Estratégias pedagógicas podem minimizar os impactos negativos dos algoritmos no processo de aprendizagem
2024-07-01 10:00
Estratégias pedagógicas podem minimizar os impactos negativos dos algoritmos no processo de aprendizagem
Elaboração de diários com abordagem socioanalítica melhora as práticas e experiências educacionais
2024-05-09 10:00
Elaboração de diários com abordagem socioanalítica melhora as práticas e experiências educacionais
Redirecionar a educação para a esfera existencial pode ser a chave para a verdadeira democracia
2024-04-25 10:00
Redirecionar a educação para a esfera existencial pode ser a chave para a verdadeira democracia
Juventudes na contemporaneidade
2024-02-21 10:00
Juventudes na contemporaneidade
Pensamento crítico, dimensão formativa e valores democráticos da universidade na era neoliberal
2024-01-24 10:00
Pensamento crítico, dimensão formativa e valores democráticos da universidade na era neoliberal
Discussões sobre o modelo cívico-militar para Educação Integral e(m) Tempo Integral
2023-11-29 14:00
Discussões sobre o modelo cívico-militar para Educação Integral e(m) Tempo Integral
Estudantes-atletas de futebol no Brasil tendem a priorizar carreira esportiva
2023-07-27 14:00
Estudantes-atletas de futebol no Brasil tendem a priorizar carreira esportiva
Raça, gênero e diversidade sexual como desafio da abordagem interseccional na educação
2023-07-19 10:00
Raça, gênero e diversidade sexual como desafio da abordagem interseccional na educação
Conceito de inclusão apresenta contradições práticas e revela necessidade de transformar espaços
2023-05-25 14:05
Conceito de inclusão apresenta contradições práticas e revela necessidade de transformar espaços
Lisete Arelaro e sua atuação engajada comprometida com a educação emancipadora
2023-05-18 14:05
Lisete Arelaro e sua atuação engajada comprometida com a educação emancipadora
Uma cultura organizacional estilhaçada ou os efeitos da temporalidade no contexto escolar
2023-04-28 14:05
Uma cultura organizacional estilhaçada ou os efeitos da temporalidade no contexto escolar
O não-dito sobre a “eadização” no Ensino Superior
2022-12-14 10:05
O não-dito sobre a “eadização” no Ensino Superior
Não à militarização da gestão na escola pública
2022-11-21 10:00
Não à militarização da gestão na escola pública
As crianças e o uso das redes sociais no combate a COVID-19: É possível falar em ativismo infantil?
2022-10-25 10:05
As crianças e o uso das redes sociais no combate a COVID-19: É possível falar em ativismo infantil?
A questão racial na universidade brasileira e a descolonização dos saberes
2022-08-31 14:00
A questão racial na universidade brasileira e a descolonização dos saberes
É possível educar para a valorização dos patrimônios culturais?
2022-08-25 10:00
É possível educar para a valorização dos patrimônios culturais?
A profissão docente e a tese da proletarização do trabalho
2022-07-13 10:00
A profissão docente e a tese da proletarização do trabalho
A falta de solidariedade e o desamparo humano na lógica perversa neoliberal
2022-05-24 10:00
A falta de solidariedade e o desamparo humano na lógica perversa neoliberal
Onde tem violência urbana também tem violência escolar?
2022-03-30 10:00
Onde tem violência urbana também tem violência escolar?
As ações afirmativas descolonizam a educação e reeducam o Brasil
2022-01-19 10:00
As ações afirmativas descolonizam a educação e reeducam o Brasil
Paulo Freire e a educação de pessoas trabalhadoras
2021-12-21 14:00
Paulo Freire e a educação de pessoas trabalhadoras
O que pode ensinar um muro de escola com pichações racistas e homofóbicas?
2021-12-13 14:00
O que pode ensinar um muro de escola com pichações racistas e homofóbicas?
O legado de Paulo Freire para a educação brasileira e sua passagem pela Unicamp e CEDES
2021-12-09 10:00
O legado de Paulo Freire para a educação brasileira e sua passagem pela Unicamp e CEDES
Impactos hiperburocráticos das máquinas digitais de administração da educação
2021-09-16 10:00
Impactos hiperburocráticos das máquinas digitais de administração da educação
Como será o trabalho dos professores pós pandemia da COVID-19?
2021-09-13 10:00
Como será o trabalho dos professores pós pandemia da COVID-19?
Como o currículo de uma escola pública brasileira influencia na formação de seus alunos?
2021-06-08 15:00
Como o currículo de uma escola pública brasileira influencia na formação de seus alunos?
Como o feminismo negro contribui com as pesquisas a respeito das culturas infantis?
2021-05-06 15:00
Como o feminismo negro contribui com as pesquisas a respeito das culturas infantis?
A herança das paixões políticas em famílias de ex-militantes sindicais
2021-03-18 15:00
A herança das paixões políticas em famílias de ex-militantes sindicais
Como superar as desigualdades em educação no Brasil: igualdade ou equidade?
2021-02-23 15:00
Como superar as desigualdades em educação no Brasil: igualdade ou equidade?
Expandindo as fronteiras da privatização da educação
2021-01-12 15:00
Expandindo as fronteiras da privatização da educação
Quais são as principais tendências na privatização da educação em países africanos?
2020-11-12 15:00
Quais são as principais tendências na privatização da educação em países africanos?
Na democracia educação não é privilégio
2020-10-22 15:00
Na democracia educação não é privilégio
A educação nas metrópoles: desigualdades de aprendizagem por nível socioeconômico, raça e gênero
2020-09-08 15:00
A educação nas metrópoles: desigualdades de aprendizagem por nível socioeconômico, raça e gênero
“A novidade veio dar à praia” — transformações do ativismo e dos movimentos sociais contemporâneos
2020-08-18 16:00
“A novidade veio dar à praia” — transformações do ativismo e dos movimentos sociais contemporâneos
Existirá um robô professor?
2020-06-18 15:00
Existirá um robô professor?
Como pensar a prática docente em Sociologia da educação?
2020-06-03 10:00
Como pensar a prática docente em Sociologia da educação?
Como ocorre a construção da Educação Financeira nas escolas brasileiras?
2020-05-20 10:00
Como ocorre a construção da Educação Financeira nas escolas brasileiras?

Artigos mais recentes

Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
Avaliação institucional da gestão do campus virtual da unr de acordo com a iso 9001
Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
Entre rios, veredas e florestas: educação a distância e acesso à formação superior na amazônia
Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
A gestão da educação a distância nas universidades públicas brasileiras
Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
Programas de pós-graduação a distância em educação: perspectivas da experiência internacional
Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
De avanços a retrocessos: dilemas para a educação a distância na cultura digital
Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
Qualidade na ead na perspectiva ecossistêmica
Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
Desafios na oferta de cursos a distância num programa do governo brasileiro em moçambique
Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
Idiossincrasias da qualidade da universidade aberta do brasil e um olhar sobre o modelo de portugal: concepções e desafios
Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
Educação superior a distância no brasil: flexibilização regulatória, expansão e privatização
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-23
Gênero e escola sob ataque: entre o religioso-institucional e a política
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-23
Enfrentar o racismo e o sexismo para a reconstrução da política educacional em uma perspectiva interseccional: a proposta das mulheres negras
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-23
A “ideologia familista” nas ofensivas contra gênero na educação: conexões conservadoras transnacionais
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-23
Neoconservadorismo na educação chilena: o surgimento de atores antigênero no debate público
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-23
Grupos restritivos de gênero, pânico moral e educação sexual integral
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-23
Ultraconservadorismo e educação: reflexões de estudo empírico
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-23
A nova direita e os ataques à autonomia das universidades no brasil
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-23
Propondo uma definição de perseguição a educadoras(es) baseada na educação democrática
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-23
Gramáticas do direito em tensão: as disputas pela educação pública no brasil
Volume: 45 - Publicado em: 2024-11-11
Disparidades e similaridades raciais e formação das expectativas docentes no brasil
Volume: 45 - Publicado em: 2024-04-19
A relevância histórica na perspectiva de gênero segundo os alunos do ensino médio e bacharelado de múrcia (espanha)
Volume: 45 - Publicado em: 2024-05-10
Os algoritmos e a errância: notas para ensinar em um mundo digital
Volume: 45 - Publicado em: 2024-11-22
Educação feminina em internatos de elite em os suaves anos do castigo
Volume: 45 - Publicado em: 2024-10-11
O capital para educadores: aprender e ensinar com gosto a teoria científica do valor
Volume: 45 - Publicado em: 2024-11-22
A criança circense: as culturas da infância em um circo itinerante
Volume: 45 - Publicado em: 2024-10-11
A propósito das experiências juvenis da educação: escola, itinerários e desafios
Volume: 45 - Publicado em: 2024-10-11
Crítica ao processo de algoritmização curricular no brasil do século xxi
Volume: 45 - Publicado em: 2024-07-05
Sociedade civil e sociedade política nos planos de educação
Volume: 45 - Publicado em: 2024-04-19
O exercício da socioanálise na docência: uma articulação entre a sociologia e a pesquisa-formação
Volume: 45 - Publicado em: 2024-08-05
Nuclearização curricular, reflexiva e contextualizada como resposta à normalização no chile
Volume: 45 - Publicado em: 2024-11-22
O século xviii e a leitura como ato político: iluminismo e revolução
Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
Práticas pedagógicas de inclusão de migrantes e refugiados em escolas brasileiras
Volume: 45 - Publicado em: 2024-11-11
A educação como direito num mundo desigual
Volume: 45 - Publicado em: 2024-11-11
Desigualdades após o acesso: origem social e evasão do sistema de ensino superior
Volume: 45 - Publicado em: 2024-11-11
Relações democráticas entre escola e comunidade: análise de um processo deliberativo
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-30
Os bancos nos bancos da escola: o setor bancário na educação pública brasileira
Volume: 45 - Publicado em: 2024-06-30
Reputação da escola: análise de dois estabelecimentos de ensino em um mercado escolar local
Volume: 45 - Publicado em: 2024-08-05
Alunos com baixo desempenho funcional: percepções dos professores sobre sua prática pedagógica
Volume: 45 - Publicado em: 2024-06-10
Estudo educacional sobre a adaptação social dos estudantes universitários ibero-americanos
Volume: 45 - Publicado em: 2024-06-10
Processos de recontextualização do novo ensino médio no rio grande do sul
Volume: 45 - Publicado em: 2024-05-10
Três poéticas, viajar formativo, paisagens-mundo: baudelaire, nietzsche, montaigne e a formação humana
Volume: 45 - Publicado em: 2024-04-19
Egressos do ppge/ufam: autoavaliação, produção e destinos profissionais (2012–2020)
Volume: 45 - Publicado em: 2024-03-15
O futuro da escola sob a perspectiva dos jovens na américa latina
Volume: 45 - Publicado em: 2024-02-19
Educação infantil na emilia-romagna, itália: participação social e desafios na garantia do direito à educação
Volume: 45 - Publicado em: 2024-01-22
Educação democrática e alteridade: respostas política e ética à metafísica da economia

Notícias

Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 2
2024-11-14 13:45
Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 2

O Grupo de Trabalho Interdisciplinar SciELO Acessibilidade, tem...

Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 1
2024-11-08 13:00
Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 1

O Grupo de Trabalho Interdisciplinar SciELO Acessibilidade, tem...

Nova ferramenta para avaliar equidade em modelos de comunicação científica
2024-09-18 09:00
Nova ferramenta para avaliar equidade em modelos de comunicação científica

A ferramenta How Equitable Is It?, lançada na conferência OASPA...

Políticas editoriais de inclusão e diversidade na Revista Brasileira de Estudos da Presença
2024-09-06 10:00
Políticas editoriais de inclusão e diversidade na Revista Brasileira de Estudos da Presença

A Revista Brasileira de Estudos da Presença implementou mudanças...

Arte como Veículo e as investigações de Jerzy Grotowski para além do século XX
2024-09-05 10:00
Arte como Veículo e as investigações de Jerzy Grotowski para além do século XX

Dossiê sobre o encenador Jerzy Grotowski ressalta a relevância de...

Metamorfoses, fricção ou simbiose entre corpo e formas animadas na obra de Ilka Schönbein
2024-09-04 10:00
Metamorfoses, fricção ou simbiose entre corpo e formas animadas na obra de Ilka Schönbein

As obras da marionetista e dançarina Ilka Schönbein desafiam as...

A presença como campo de pesquisa nas artes cênicas
2024-09-03 10:00
A presença como campo de pesquisa nas artes cênicas

Ao longo de sua atuação, a Revista Brasileira de Estudos da...

A pesquisa em Artes Cênicas em destaque no blog SciELO em Perspectiva
2024-09-02 10:00
A pesquisa em Artes Cênicas em destaque no blog SciELO em Perspectiva

A Programação Especial da Revista Brasileira de Estudos da...

Uma análise dos fundamentos epistemológicos do aprendizado de máquina
2024-08-15 10:00
Uma análise dos fundamentos epistemológicos do aprendizado de máquina

Aqui é apresentada uma análise crítica dos fundamentos...

Rastreando as origens do “publicar ou perecer” [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em julho/2024]
2024-07-31 15:45
Rastreando as origens do “publicar ou perecer” [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em julho/2024]

A busca pela origem da frase “publish or perish” (publicar ou...

Nossa Missão

Planejada como instrumento de incentivo à pesquisa acadêmica e ao amplo debate, a Revista Educação & Sociedade (E&S) publica artigos fundamentados em teoria social, cujas temáticas são centradas nas relações entre a educação e a sociedade

Press-releases rss_feed

Estratégias pedagógicas podem minimizar os impactos negativos dos algoritmos no processo de aprendizagem
2024-07-01 10:00
Estratégias pedagógicas podem minimizar os impactos negativos dos algoritmos no processo de aprendizagem
Elaboração de diários com abordagem socioanalítica melhora as práticas e experiências educacionais
2024-05-09 10:00
Elaboração de diários com abordagem socioanalítica melhora as práticas e experiências educacionais
Redirecionar a educação para a esfera existencial pode ser a chave para a verdadeira democracia
2024-04-25 10:00
Redirecionar a educação para a esfera existencial pode ser a chave para a verdadeira democracia
Juventudes na contemporaneidade
2024-02-21 10:00
Juventudes na contemporaneidade
Pensamento crítico, dimensão formativa e valores democráticos da universidade na era neoliberal
2024-01-24 10:00
Pensamento crítico, dimensão formativa e valores democráticos da universidade na era neoliberal
Discussões sobre o modelo cívico-militar para Educação Integral e(m) Tempo Integral
2023-11-29 14:00
Discussões sobre o modelo cívico-militar para Educação Integral e(m) Tempo Integral
Estudantes-atletas de futebol no Brasil tendem a priorizar carreira esportiva
2023-07-27 14:00
Estudantes-atletas de futebol no Brasil tendem a priorizar carreira esportiva
Raça, gênero e diversidade sexual como desafio da abordagem interseccional na educação
2023-07-19 10:00
Raça, gênero e diversidade sexual como desafio da abordagem interseccional na educação
Conceito de inclusão apresenta contradições práticas e revela necessidade de transformar espaços
2023-05-25 14:05
Conceito de inclusão apresenta contradições práticas e revela necessidade de transformar espaços
Lisete Arelaro e sua atuação engajada comprometida com a educação emancipadora
2023-05-18 14:05
Lisete Arelaro e sua atuação engajada comprometida com a educação emancipadora
Uma cultura organizacional estilhaçada ou os efeitos da temporalidade no contexto escolar
2023-04-28 14:05
Uma cultura organizacional estilhaçada ou os efeitos da temporalidade no contexto escolar
O não-dito sobre a “eadização” no Ensino Superior
2022-12-14 10:05
O não-dito sobre a “eadização” no Ensino Superior
Não à militarização da gestão na escola pública
2022-11-21 10:00
Não à militarização da gestão na escola pública
As crianças e o uso das redes sociais no combate a COVID-19: É possível falar em ativismo infantil?
2022-10-25 10:05
As crianças e o uso das redes sociais no combate a COVID-19: É possível falar em ativismo infantil?
A questão racial na universidade brasileira e a descolonização dos saberes
2022-08-31 14:00
A questão racial na universidade brasileira e a descolonização dos saberes
É possível educar para a valorização dos patrimônios culturais?
2022-08-25 10:00
É possível educar para a valorização dos patrimônios culturais?
A profissão docente e a tese da proletarização do trabalho
2022-07-13 10:00
A profissão docente e a tese da proletarização do trabalho
A falta de solidariedade e o desamparo humano na lógica perversa neoliberal
2022-05-24 10:00
A falta de solidariedade e o desamparo humano na lógica perversa neoliberal
Onde tem violência urbana também tem violência escolar?
2022-03-30 10:00
Onde tem violência urbana também tem violência escolar?
As ações afirmativas descolonizam a educação e reeducam o Brasil
2022-01-19 10:00
As ações afirmativas descolonizam a educação e reeducam o Brasil
Paulo Freire e a educação de pessoas trabalhadoras
2021-12-21 14:00
Paulo Freire e a educação de pessoas trabalhadoras
O que pode ensinar um muro de escola com pichações racistas e homofóbicas?
2021-12-13 14:00
O que pode ensinar um muro de escola com pichações racistas e homofóbicas?
O legado de Paulo Freire para a educação brasileira e sua passagem pela Unicamp e CEDES
2021-12-09 10:00
O legado de Paulo Freire para a educação brasileira e sua passagem pela Unicamp e CEDES
Impactos hiperburocráticos das máquinas digitais de administração da educação
2021-09-16 10:00
Impactos hiperburocráticos das máquinas digitais de administração da educação
Como será o trabalho dos professores pós pandemia da COVID-19?
2021-09-13 10:00
Como será o trabalho dos professores pós pandemia da COVID-19?
Como o currículo de uma escola pública brasileira influencia na formação de seus alunos?
2021-06-08 15:00
Como o currículo de uma escola pública brasileira influencia na formação de seus alunos?
Como o feminismo negro contribui com as pesquisas a respeito das culturas infantis?
2021-05-06 15:00
Como o feminismo negro contribui com as pesquisas a respeito das culturas infantis?
A herança das paixões políticas em famílias de ex-militantes sindicais
2021-03-18 15:00
A herança das paixões políticas em famílias de ex-militantes sindicais
Como superar as desigualdades em educação no Brasil: igualdade ou equidade?
2021-02-23 15:00
Como superar as desigualdades em educação no Brasil: igualdade ou equidade?
Expandindo as fronteiras da privatização da educação
2021-01-12 15:00
Expandindo as fronteiras da privatização da educação
Quais são as principais tendências na privatização da educação em países africanos?
2020-11-12 15:00
Quais são as principais tendências na privatização da educação em países africanos?
Na democracia educação não é privilégio
2020-10-22 15:00
Na democracia educação não é privilégio
A educação nas metrópoles: desigualdades de aprendizagem por nível socioeconômico, raça e gênero
2020-09-08 15:00
A educação nas metrópoles: desigualdades de aprendizagem por nível socioeconômico, raça e gênero
“A novidade veio dar à praia” — transformações do ativismo e dos movimentos sociais contemporâneos
2020-08-18 16:00
“A novidade veio dar à praia” — transformações do ativismo e dos movimentos sociais contemporâneos
Existirá um robô professor?
2020-06-18 15:00
Existirá um robô professor?
Como pensar a prática docente em Sociologia da educação?
2020-06-03 10:00
Como pensar a prática docente em Sociologia da educação?
Como ocorre a construção da Educação Financeira nas escolas brasileiras?
2020-05-20 10:00
Como ocorre a construção da Educação Financeira nas escolas brasileiras?

Artigos mais
recentes

Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
Avaliação institucional da gestão do campus virtual da unr de acordo com a iso 9001
Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
Entre rios, veredas e florestas: educação a distância e acesso à formação superior na amazônia
Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
A gestão da educação a distância nas universidades públicas brasileiras
Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
Programas de pós-graduação a distância em educação: perspectivas da experiência internacional
Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
De avanços a retrocessos: dilemas para a educação a distância na cultura digital
Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
Qualidade na ead na perspectiva ecossistêmica
Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
Desafios na oferta de cursos a distância num programa do governo brasileiro em moçambique
Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
Idiossincrasias da qualidade da universidade aberta do brasil e um olhar sobre o modelo de portugal: concepções e desafios
Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
Educação superior a distância no brasil: flexibilização regulatória, expansão e privatização
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-23
Gênero e escola sob ataque: entre o religioso-institucional e a política
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-23
Enfrentar o racismo e o sexismo para a reconstrução da política educacional em uma perspectiva interseccional: a proposta das mulheres negras
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-23
A “ideologia familista” nas ofensivas contra gênero na educação: conexões conservadoras transnacionais
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-23
Neoconservadorismo na educação chilena: o surgimento de atores antigênero no debate público
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-23
Grupos restritivos de gênero, pânico moral e educação sexual integral
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-23
Ultraconservadorismo e educação: reflexões de estudo empírico
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-23
A nova direita e os ataques à autonomia das universidades no brasil
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-23
Propondo uma definição de perseguição a educadoras(es) baseada na educação democrática
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-23
Gramáticas do direito em tensão: as disputas pela educação pública no brasil
Volume: 45 - Publicado em: 2024-11-11
Disparidades e similaridades raciais e formação das expectativas docentes no brasil
Volume: 45 - Publicado em: 2024-04-19
A relevância histórica na perspectiva de gênero segundo os alunos do ensino médio e bacharelado de múrcia (espanha)
Volume: 45 - Publicado em: 2024-05-10
Os algoritmos e a errância: notas para ensinar em um mundo digital
Volume: 45 - Publicado em: 2024-11-22
Educação feminina em internatos de elite em os suaves anos do castigo
Volume: 45 - Publicado em: 2024-10-11
O capital para educadores: aprender e ensinar com gosto a teoria científica do valor
Volume: 45 - Publicado em: 2024-11-22
A criança circense: as culturas da infância em um circo itinerante
Volume: 45 - Publicado em: 2024-10-11
A propósito das experiências juvenis da educação: escola, itinerários e desafios
Volume: 45 - Publicado em: 2024-10-11
Crítica ao processo de algoritmização curricular no brasil do século xxi
Volume: 45 - Publicado em: 2024-07-05
Sociedade civil e sociedade política nos planos de educação
Volume: 45 - Publicado em: 2024-04-19
O exercício da socioanálise na docência: uma articulação entre a sociologia e a pesquisa-formação
Volume: 45 - Publicado em: 2024-08-05
Nuclearização curricular, reflexiva e contextualizada como resposta à normalização no chile
Volume: 45 - Publicado em: 2024-11-22
O século xviii e a leitura como ato político: iluminismo e revolução
Volume: 45 - Publicado em: 2024-12-02
Práticas pedagógicas de inclusão de migrantes e refugiados em escolas brasileiras
Volume: 45 - Publicado em: 2024-11-11
A educação como direito num mundo desigual
Volume: 45 - Publicado em: 2024-11-11
Desigualdades após o acesso: origem social e evasão do sistema de ensino superior
Volume: 45 - Publicado em: 2024-11-11
Relações democráticas entre escola e comunidade: análise de um processo deliberativo
Volume: 45 - Publicado em: 2024-09-30
Os bancos nos bancos da escola: o setor bancário na educação pública brasileira
Volume: 45 - Publicado em: 2024-06-30
Reputação da escola: análise de dois estabelecimentos de ensino em um mercado escolar local
Volume: 45 - Publicado em: 2024-08-05
Alunos com baixo desempenho funcional: percepções dos professores sobre sua prática pedagógica
Volume: 45 - Publicado em: 2024-06-10
Estudo educacional sobre a adaptação social dos estudantes universitários ibero-americanos
Volume: 45 - Publicado em: 2024-06-10
Processos de recontextualização do novo ensino médio no rio grande do sul
Volume: 45 - Publicado em: 2024-05-10
Três poéticas, viajar formativo, paisagens-mundo: baudelaire, nietzsche, montaigne e a formação humana
Volume: 45 - Publicado em: 2024-04-19
Egressos do ppge/ufam: autoavaliação, produção e destinos profissionais (2012–2020)
Volume: 45 - Publicado em: 2024-03-15
O futuro da escola sob a perspectiva dos jovens na américa latina
Volume: 45 - Publicado em: 2024-02-19
Educação infantil na emilia-romagna, itália: participação social e desafios na garantia do direito à educação
Volume: 45 - Publicado em: 2024-01-22
Educação democrática e alteridade: respostas política e ética à metafísica da economia

Notícias

Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 2
2024-11-14 13:45
Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 2

O Grupo de Trabalho Interdisciplinar SciELO Acessibilidade, tem...

Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 1
2024-11-08 13:00
Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 1

O Grupo de Trabalho Interdisciplinar SciELO Acessibilidade, tem...

Nova ferramenta para avaliar equidade em modelos de comunicação científica
2024-09-18 09:00
Nova ferramenta para avaliar equidade em modelos de comunicação científica

A ferramenta How Equitable Is It?, lançada na conferência OASPA...

Políticas editoriais de inclusão e diversidade na Revista Brasileira de Estudos da Presença
2024-09-06 10:00
Políticas editoriais de inclusão e diversidade na Revista Brasileira de Estudos da Presença

A Revista Brasileira de Estudos da Presença implementou mudanças...

Arte como Veículo e as investigações de Jerzy Grotowski para além do século XX
2024-09-05 10:00
Arte como Veículo e as investigações de Jerzy Grotowski para além do século XX

Dossiê sobre o encenador Jerzy Grotowski ressalta a relevância de...

Metamorfoses, fricção ou simbiose entre corpo e formas animadas na obra de Ilka Schönbein
2024-09-04 10:00
Metamorfoses, fricção ou simbiose entre corpo e formas animadas na obra de Ilka Schönbein

As obras da marionetista e dançarina Ilka Schönbein desafiam as...

A presença como campo de pesquisa nas artes cênicas
2024-09-03 10:00
A presença como campo de pesquisa nas artes cênicas

Ao longo de sua atuação, a Revista Brasileira de Estudos da...

A pesquisa em Artes Cênicas em destaque no blog SciELO em Perspectiva
2024-09-02 10:00
A pesquisa em Artes Cênicas em destaque no blog SciELO em Perspectiva

A Programação Especial da Revista Brasileira de Estudos da...

Uma análise dos fundamentos epistemológicos do aprendizado de máquina
2024-08-15 10:00
Uma análise dos fundamentos epistemológicos do aprendizado de máquina

Aqui é apresentada uma análise crítica dos fundamentos...

Rastreando as origens do “publicar ou perecer” [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em julho/2024]
2024-07-31 15:45
Rastreando as origens do “publicar ou perecer” [Publicado originalmente no LSE Impact Blog em julho/2024]

A busca pela origem da frase “publish or perish” (publicar ou...

location_on
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro