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As percepções dos profissionais sobre a abordagem do Protocolo MOVE(r)

Classicamente, no Brasil, crianças com disfunções neurológicas severas vêm se submetendo a métodos de intervenção focados na melhora do desenvolvimento global em ambientes clínicos controlados. Questiona-se, entretanto, se o tratamento clínico de maneira isolada traz ganhos significativos às habilidades da criança em seus diversos ambientes (casa, escola e comunidade). O Programa Mobility Opportunities Via Education (MOVE(r)) é uma abordagem de avaliação e tratamento funcional para crianças com disfunções severas. O objetivo deste estudo foi compreender a percepção dos professores e monitores referente à utilização da abordagem do MOVE(r) em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia (SP). Esta pesquisa é resultado de um estudo de caso qualitativo realizado por meio de entrevistas semiestruturadas e análise categorial dos dados. Com a aplicação do MOVE(r) na escola, os profissionais começaram a ter uma visão mais humanitária ao lidar com os pacientes. Enfatizou-se a importância da promoção do aprendizado motor em ambientes naturais, maior motivação nas crianças e melhora do desenvolvimento motor destas. O MOVE(r) mostrou-se eficaz na percepção dos profissionais, favorecendo maior motivação das crianças e uma abordagem mais humanitária com crianças portadoras de disfunções motoras.

Avaliação de Resultado de Intervenções Terapêuticas; Transtornos das Habilidades Motoras; Atividades Cotidianas


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