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Antropologia, narrativas e a busca de sentido* * Este texto é uma versão modificada do Cap. II de minha Tese de Doutorado, Les enfants du Verseau au pays des terreiros. Les cultures thérapeutiques et spiriutelles alternatives au Sud du Brésil. Paris, Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, 1996.

Resumos

Neste artigo, procuro desenvolver uma abordagem antropológica da narrativa como forma de interpretação da experiência individual e coletiva e como veículo de sentido. A discussão tem como pano de fundo um estudo sobre as novas culturas terapêuticas e religiosas no Brasil, em que são abordados a pessoa, sua experiência e os sentidos dados a essa experiência. A reflexão se debruça sobre duas formas de narrativa que emergiram na pesquisa de campo: as narrativas “terapêuticas” e as narrativas autobiográficas. A dimensão subjetiva e pessoal, marcante nas narrativas contadas pelos “filhos de Aquário” sobre seus itinerários espirituais, encontra no fluxo do conjunto das narrativas outra dimensão, aquela que fala da experiência e de seus sentidos sociais.

antropologia; narrativa; religião


In this article I discuss an anthropological approach of narrative as a form of interpretation of collective and personal experience and as a vehicle of sense. The discussion has as backdrop a study about new religious and therapeutic cultures in Brazil, where we approach the person, her experience and meanings of these experiences. The reflection is based in two forms of narrative that has arisen from the fieldwork: therapeutic and autobiographical narratives. The personal dimension, central in narratives related by “Aquarius children” about their spiritual itineraries, found in the middle of the narratives, another dimension: that one who speaks about the experience and their social meanings.

anthropology; narrative; religion


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    Este texto é uma versão modificada do Cap. II de minha Tese de Doutorado, Les enfants du Verseau au pays des terreiros. Les cultures thérapeutiques et spiriutelles alternatives au Sud du Brésil. Paris, Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, 1996.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 1999
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