Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E DEMOCRACIA: JOHN DEWEY NOS MANUAIS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E/OU PEDAGOGIA (BRASIL, SÉCULO XX)

EDUCACIÓN, SOCIEDAD Y DEMOCRACIA: JOHN DEWEY EN LOS MANUALES DE HISTORIA DE LA EDUCACIÓN Y/O PEDAGOGÍA (BRASIL, SIGLO XX)

EDUCATION, SOCIETY AND DEMOCRACY: JOHN DEWEY IN THE HISTORY OF EDUCATION AND/OR PEDAGOGY MANUALS (BRAZIL, 20TH CENTURY)

ÉDUCATION, SOCIÉTÉ ET DÉMOCRATIE: JOHN DEWEY DANS LES MANUELS D'HISTOIRE DE L'ÉDUCATION ET/OU PÉDAGOGIE (BRÉSIL, SIÈCLE XX)

Resumo

Comunicação dos resultados de investigação no âmbito da História da Educação, particularmente na temática da História Disciplinar, cujo foco foram as ideias de John Dewey disseminadas em manuais de História da Educação e/ou Pedagogia, com autores estrangeiros, traduzidos e publicados no Brasil, entre 1939 e 2010, que tiveram ampla circulação em escolas normais e cursos superiores de formação de professores. Partiu-se das ideais de Chervel (1990), Bastos (2006, 2007) e Gatti Jr. (2009). As fontes incluíram bibliografia de referência e doze manuais de História da Educação e/ou Pedagogia. Os resultados apontam para a percepção de quatro ênfases nas abordagens sobre Dewey: herança hegeliana; marcos evolucionistas; relação indivíduo/sociedade (industrial e democrática); emergência da psicologia experimental.

Palavras-chave:
História; Educação; Manual; Ensino; Dewey

Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com