Acessibilidade / Reportar erro

O modelo escolar paulistano na Revista Escola Municipal (1968-1985)

El modelo escolar paulistano en la Revista Escola Municipal (1968-1985)

The São Paulo school model by Municipal School Magazine (1968-1985)

Le modèle scolaire de São Paulo dans la Revue École Municipale (1968-1985)

Resumos

O artigo pretende documentar um modelo escolar que foi implantado na cidade de São Paulo no processo de institucionalização do seu ensino municipal durante a ditadura militar por meio da revista Escola Municipal (1968-1985), principal veículo de divulgação e circulação desse modelo. Na primeira parte aborda o debate teórico e metodológico de modo a configurar um modelo escolar paulistano na transição entre uma sociedade disciplinar e uma sociedade de controle. A segunda parte procura desvendar os caminhos da produção e circulação da materialidade do impresso em suas diferentes fases, mostrando as características e fragilidades de tal modelo. A última parte procura estabelecer as relações entre o modelo escolar paulistano e o tipo de leitor desejado pela publicação e nas políticas municipais de educação do período.

impresso escolar; modelo escolar; São Paulo; ditadura militar; sociedades disciplinares e de controle


El artículo pretende documentar un modelo escolar que fue implantado en la ciudad de São Paulo en el proceso de institucionalización de su enseñanza municipal durante la dictadura militar por medio de la revista Escola Municipal (1968-1985), principal vehículo de divulgación y circulación de ese modelo. En la primera parte se aborda el debate teórico y metodológico con la intención de configurar un modelo escolar paulistano en la transición entre una sociedad disciplinar y una "sociedad de control. La segunda parte pretende desvendar los caminos de la producción y circulación de la materialidad del impreso en sus diferentes fases, mostrando las características y fragilidades de tal modelo. La última parte pretende establecer las relaciones entre el "modelo escolar paulistano" y el tipo de lector deseado por la publicación y en las políticas municipales de educación del período.

impreso escolar; modelo escolar; São Paulo; dictadura militar; sociedades disciplinares y de control


The article aims to document a school model which was implemented in the city of Sao Paulo in the process of institutionalization of their Municipal teaching during the military dictatorship through the magazine Municipal School (1968-1985), the main vehicle for dissemination and circulation of this model. The first part discusses the theoretical and methodological debates in order to set up a "São Paulo school model" in the transition between a disciplinary society and a society of control. The second part seeks to uncover the ways of production and circulation of the materiality of print in its various stages, showing the features and weaknesses of a such model. The last part seeks to establish relations between the São Paulo school model and the publication desirable readers type and the municipal education policies of the period.

printed school; school model; São Paulo; military dictatorship; disciplinary societies and control


L'article prétend documenter un modèle scolaire qui a été implanté dans la ville de São Paulo au processus d'institutionnalisation de son enseignement municipal durant la dictature militaire par la revue École Municipale (1968-1985), principal véhicule de divulgation et circulation de ce modèle. À la première partie, on aborde le débat théorique et méthodologique de manière à configurer un modèle scolaire de São Paulo à la transition entre une société disciplinaire à une société de contrôle. La deuxième partie essayer dévoiler les chemins de la production et circulation de la materialité des publications dans ces différentes fases, en montrant les caractéristiques et fragilités de tel type de modèle. La dernière partie essayer établiser les relations entre le modèle scolaire de São Paulo et le type de lecteur souhaité par la publication et dans les politiques municipaux de l'éducation de ce période.

publication scolaire; modèle scolaire; São Paulo; dictature militaire; société disciplinaires et de contrôle


  • ABREU, Ivanir Reis Neves. Convênio escolar: utopia construída. São Paulo: USP, 2007. 336f. Dissertação (mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.
  • CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Pedagogia moderna, pedagogia da escola nova e modelo escolar paulista. In: CARVALHO, Marta Maria Chagas de; PINTASSILGO, Joaquim (orgs.). Modelos culturais, saberes pedagógicos, instituições educacionais: Portugal e Brasil, histórias conectadas. São Paulo: USP/Fapesp, 2011, p. 185-212.
  • CHAMOUN, Sidoni. Entrevista a Alexandre Pianelli Godoy e Helenice Ciampi 6 fev. 2012.
  • CUNHA, Luiz Antônio. O ensino profissional na irradiação do industrialismo São Paulo: Unesp; Brasília: Flacso, 2005.
  • DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano 1: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1996.
  • DE CERTEAU, Michel. A escrita da história Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
  • DE CERTEAU, Michel. História e psicanálise: entre ciência e ficção. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
  • DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990 Rio de janeiro: 34, 1992.
  • DIÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO. (18/03/1980, p. 31).
  • DIAS, Ethel Cristina Fernandes de Souza. Entrevista a Alexandre Pianelli Godoy e Helenice Ciampi 13 fev. 2012.
  • GIL, Natália de Lacerda. A produção dos números escolares (1871-1931): contribuições para uma abordagem crítica das fontes estatísticas em História da Educação. Revista Brasileira de História, v. 29, n. 58, 2009, p. 241-358.
  • GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 1995.
  • LATOUFF, Marlene de Paulo. As origens do ensino municipal de São Paulo e a participação feminina São Paulo: USP, 2001. 187f. Dissertação (mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
  • NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Revista Projeto História São Paulo: PUCSP, n. 10, 1993, p. 7-27.
  • RELATÓRIOS DE GESTÃO MUNICIPAL. (1971, 1976, 1977, 1978, 1979/82, 1981, 1983/85).
  • REVISTA ESCOLA MUNICIPAL. (1968-1985).
  • SPOSITO, Marilia Pontes. Demandas populares por escola na relação com o mundo do trabalho. In: PRADO, Maria Ligia Coelho, VIDAL, Diana Gonçalves (org.). À margem dos 500 anos: reflexões irreverentes. São Paulo: Edusp, 2002, p. 99-109.
  • TOLEDO, Maria Rita de Almeida; REVAH, Daniel. O regime militar na (des)memória da Editora Abril: A Revista Escola e a difusão da lei 5.692/71. História da Educação, Porto Alegre: Asphe, v. 15, n. 33, 2011, p. 137-161.
  • VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato: uma proposta de estudo sobre a memória histórica. São Paulo: Hucitec, 1997.
  • VIRILIO, Paul. Velocidade e política São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    13 Maio 2013
  • Data do Fascículo
    Abr 2013

Histórico

  • Recebido
    21 Jun 2012
  • Aceito
    12 Out 2012
Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação UFRGS - Faculdade de Educação, Av. Paulo Gama, n. 110 | Sala 610, CEP: 90040-060 - Porto Alegre/RS, Tel.: (51) 33084160 - Santa Maria - RS - Brazil
E-mail: rhe.asphe@gmail.com