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DENTRE A REFORMA ROCHA VAZ E O ESTADO NOVO: OS PROFESSORES SUPLEMENTARES DO COLÉGIO PEDRO II

ENTRE LA REFORMA ROCHA VAZ Y EL ESTADO NUEVO: LOS PROFESSORES SUPLEMENTARES DEL COLÉGIO PEDRO II

AMONG THE ROCHA VAZ REFORM AND THE ESTADO NOVO: THE SUPPLEMENTARY TEACHERS OF THE COLÉGIO PEDRO II

ENTRE LA RÉFORME ROCHA VAZ ET L’ÉTAT NOUVEAU: LES PROFESSEURS SUPPLÉMENTAIRES DU COLÉGIO PEDRO II

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar resultados de estudo que pretendeu conhecer e compreender aspectos da construção da identidade profissional dos professores do Colégio Pedro II, primeira instituição brasileira de ensino secundário, fundada em 1837. O objeto do artigo são os professores suplementares do Colégio, identificados a partir de análise documental e que atuaram na instituição entre a Reforma Rocha Vaz, de 1925, e o Estado Novo. Os resultados demonstram que o Colégio atinge o número de 219 professores suplementares; que a qualidade do quadro parece não se estender a essa categoria; e que uma minoria dos que passam pelo cargo ascendem às categorias de maior prestígio.

Palavras-chave:
professores suplementares; Colégio Pedro II; identidade profissional

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