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Estabelecimentos de ensino comercial existentes no brasil - 1946

ESTABLISHMENTS OF COMERCIAL EDUCATION EXISTING IN BRAZIL - 1946

Embora a profissão de contador seja regulamentada e o Ensino Comercial organizado no ano de 1931, a origem desta modalidade de ensino pode ser identificada ainda no período colonial brasileiro (SILVA, 2017SILVA, Eduardo Cristiano Hass; BASTOS, Maria Helena Camara . A afirmação do ensino técnico comercial no Brasil no contexto da Era Vargas (1930-1945). RBC: Revista Brasileira de Contabilidade, v. XLVI, p. 23-31, 2017.). A vinda da Família Real portuguesa para a América (1808) levou a um processo de transformações que alteram a estrutura do chamado antigo sistema colonial (SCHWARCZ; STARLING, 2015SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: Uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.). Dentre as instituições criadas por D. João VI, estão as chamadas aulas de comércio (1809). Inicialmente instaladas no Rio de Janeiro, Salvador e Recife, tais instituições visavam formar os profissionais necessários para atuarem nos órgãos instalados na colônia e para atenderem às transações comerciais (CHAVES, 2007CHAVES, Cláudia Maria das Graças. As aulas de comércio no Império luso-brasileiro: o ensino prático profissionalizante. In: JORNADA SETECENTISTA, 7., 2007, [s.d.]. Anais... 2007. p. 267-276.).

Com promulgação do Código Comercial do Império Brasileiro de 1850 (BRASIL, 1850), o ensino comercial passa a ser cada vez mais necessário, uma vez que, o decreto nº 556 estabelecia a obrigatoriedade da escrituração e do levantamento de Balanço1 1 Balanço é o nome dado a uma técnica específica de cálculos referentes ao comércio. Como poucas pessoas conheciam-na, observa-se a criação de instituições para ensinarem os profissionais a trabalharem com ela. no registro contábil, levando à necessidade de profissionais habilitados nestas técnicas.

Ao longo do século XX, uma série de decretos-lei e reformas educativas legislaram sobre o ensino comercial. Dentre os principais decretos, destacam-se o nº 1.339, de 1905 (BRASIL, 1905), que reconheceu a Academia de Comércio o Rio de Janeiro como de utilidade pública, bem como declarou oficial os diplomas por ela oferecidos, estipulando que a instituição seria responsável por ministrar dois cursos, um geral e um superior. No ano de 1926, o decreto nº 17.329 (BRASIL, 1926) reconheceu diferentes níveis do curso comercial: geral, superior e especialização, concedendo ao primeiro o título de contador e ao segundo o de graduado em ciências econômicas e comerciais.

Durante a Era Vargas (1940-1945), dois decretos foram direcionados ao Ensino Comercial (SILVA; BASTOS, 2017SILVA, Eduardo Cristiano Hass; BASTOS, Maria Helena Camara . A afirmação do ensino técnico comercial no Brasil no contexto da Era Vargas (1930-1945). RBC: Revista Brasileira de Contabilidade, v. XLVI, p. 23-31, 2017.). O primeiro deles é o de nº 20.158, assinado por Francisco Campos em 1931 (BRASIL, 1931). Esse decreto é o responsável por regulamentar a profissão de contador, organizando o curso de comércio em duas partes, sendo a primeira de caráter propedêutico e, a segunda, direcionada a uma habilitação específica. Dessa forma, as habilitações do curso técnico de comércio passaram a ser de secretariado, guarda-livros, administrador-vendedor, atuário e perito-contador. O segundo decreto (nº 6.141), intitulado Lei Orgânica do Ensino Comercial, foi assinado por Gustavo Capanema (BRASIL, 1943). A partir dele, o ensino comercial passa a ser dividido entre cursos de formação, continuação e aperfeiçoamento. Dentro dos cursos de formação encontram-se os cursos técnicos, divididos em curso de comércio e propaganda, administração, contabilidade, estatística e secretariado.

As inúmeras reformas e decretos referentes ao ensino comercial, ao longo da primeira metade do século XX, podem ser compreendidas em paralelo ao aumento da necessidade de profissionais do comércio para atuarem em instituições públicas e privadas do país. Com as reformas e o aumento da demanda destes profissionais, inúmeras escolas de comércio foram criadas nos diferentes estados brasileiros.

O documento ‘Estabelecimentos de Ensino Comercial Existentes no Brasil - 1946’2 2 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS. Estabelecimentos de Ensino Comercial Existentes no Brasil - 1946. Rio de Janeiro, 1946. Disponível para consulta pública na Biblioteca Setorial da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. ,consiste em uma publicação do Ministério da Educação e Saúde Pública e do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, do ano de 1946. Ao longo de 44 páginas, o documento apresenta o rol de Escolas Técnicas de Comércio e Escolas Comerciais existentes em cada estado brasileiro. Inicialmente, tem-se um mapa político do Brasil contendo o número de instituições por estado. Na sequência, são apresentadas duas tabelas. A primeira traz o número de Escolas Técnicas de Comércio (375) e de Escolas Comerciais do Brasil (75) que, juntas, somam um total de 450.

A segunda tabela apresenta uma relação do número de escolas comerciais e técnicas por unidades da federação, distribuídas entre capital e interior. Dessa forma, é possível afirmar que, em 1946, a maior quantidade de instituições comerciais encontram-se em São Paulo, Distrito Federal (Rio de Janeiro) e Minas Gerais, respectivamente 165, 65 e 62. Em contrapartida, o menor número de instituições localizam-se em Alagoas (2) e em Sergipe e Território do Acre, com uma instituição cada. Considerando o espaço de atuação dos profissionais formados nas escolas comerciais, o documento oferece dados para além da pesquisa Histórico Educativa, permitindo dialogar com a História Econômica e Social.

Na sequência, o documento apresenta uma lista3 3 O documento apresenta as instituições distribuídas em forma de lista, com as informações de cada uma delas após o seu nome. Por questões de organização, a transcrição aqui realizada coloca essas informações dentro de quadros, excluindo apenas o endereço das escolas. Dessa forma, as informações originais são mantidas, apenas com alterações na forma de disposição. das escolas técnicas e comerciais por estado brasileiro, com a cidade de localização e o status da instituição4 4 O status da instituição poderia ser dois: Reconhecida (escola dentro das normas estabelecidas em lei, em funcionamento) ou Verificação Prévia (escola em processo de reconhecimento, aguardando visita de Fiscais ou ajustando-se às delimitações legais). . Essas informações são fundamentais para estudos que tomam o Ensino Comercial ou as Instituições Educativas como objeto de investigação. Dessa forma, o documento apresentado é uma fonte potente para estudos em História da Educação, História das Instituições Educativas, História da Contabilidade, História Econômica do Brasil, entre outras tantas possibilidades.

Referências

  • 1
    Balanço é o nome dado a uma técnica específica de cálculos referentes ao comércio. Como poucas pessoas conheciam-na, observa-se a criação de instituições para ensinarem os profissionais a trabalharem com ela.
  • 2
    MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS. Estabelecimentos de Ensino Comercial Existentes no Brasil - 1946. Rio de Janeiro, 1946. Disponível para consulta pública na Biblioteca Setorial da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • 3
    O documento apresenta as instituições distribuídas em forma de lista, com as informações de cada uma delas após o seu nome. Por questões de organização, a transcrição aqui realizada coloca essas informações dentro de quadros, excluindo apenas o endereço das escolas. Dessa forma, as informações originais são mantidas, apenas com alterações na forma de disposição.
  • 4
    O status da instituição poderia ser dois: Reconhecida (escola dentro das normas estabelecidas em lei, em funcionamento) ou Verificação Prévia (escola em processo de reconhecimento, aguardando visita de Fiscais ou ajustando-se às delimitações legais).

Documento

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS

Estabelecimentos de Ensino Comercial Existentes no Brasil - 1946

Rio de Janeiro, 1946


INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS

Diretor: Murilo Braga de Carvalho

  • - Secção de Documentação e Intercâmbio Déa Veloso Barros, chefe;

  • - Secção de Organização Escolar: Zenaide Cardoso Schuttz, chefe;

  • - Secção de Inquéritos e Pesquisas: Carlos de Araújo Sampaio, chefe;

  • - Secção de Orientação Educacional e Profissional: Chefia vaga;

  • - Coordenação dos Cursos do I. N. E. P.: Dulce Kanitz Vicente Viana, coordenador;

  • - Secretaria: Antônio Luís Baronto, chefe;

  • - Biblioteca Pedagógica: Martinho Fonseca, bibliotecário

Escolas Técnicas de Comércio e Escolas Comerciais em cada Estado

ESTABELECIMENTOS DE ENSINO COMERCIAL EXISTENTES NO BRASIL EM 1946

DISTRITO FEDERAL

AMAZONAS

MARANHÃO

RIO GRANDE DO NORTE

PARAÍBA

PERNAMBUCO

ALAGOAS

SERGIPE

ESPÍRITO SANTO

RIO DE JANEIRO

SÃO PAULO

PARANÁ

SANTA CATARINA

RIO GRANDE DO SUL

MATO GROSSO

MINAS GERAIS

TERRITÓRIO DO ACRE

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    25 Nov 2019
  • Data do Fascículo
    2019

Histórico

  • Recebido
    13 Jul 2019
  • Aceito
    22 Jul 2019
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